Projeto Fale: Juntos Vamos Romper o Silêncio!!!!





É com o coração apertado de emoção que hoje realizo um sonho.

Dia 18/05 é o Dia Nacional de Combate ao Abuso a à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

E em 2015 a Editora Valentina convidou todo mundo para participar de uma linda campanha chamada: Fale! Contra o Abuso. Ela foi inspirada pelo livro "Fale!", da querida autora Laurie Halse Anderson, que aborda o assunto.

Foi um movimento muito importante com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. 

Eu sai transformada  com tudo o que descobri. Doeu. 

Eu precisava fazer alguma coisa. Eu não podia mais ficar calada. Mas o quê? 

Então pensei na quantidade de pessoas que a cada segundo são vítimas de todas as formas de abuso, covardia e crueldade. Homens, mulheres, crianças e idosos. 

Na quantidade de pessoas que se sentem sozinhas e desesperadas e não conseguem falar. Ou pior, não existe ninguém para ouvir. Ninguém se importa.

Mas a lição que eu tirei da vida é que nós podemos mudar. Eu me importo e você se importa. Juntos, nós vamos conseguir romper esse silêncio!!!!

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela)


Eu esperei por um ano e alguns meses por esse dia tão especial!!

Estamos comemorando 20 anos da publicação do livro Fale!, a autora inclusive está lançando hoje uma nova edição (confiram aqui)

Com muito orgulho, o Cantinho para Leitura inaugura agora uma nova coluna no blog: Projeto Fale!- Juntos Vamos Romper o Silêncio!!!!

Estamos abrindo um espaço para leituras que falem sobre assuntos extremamente dolorosos, que destroem e que fazem as pessoas se encolherem. Elas precisam de uma voz que as ajude. Pois já perderam a delas. 

Algumas ainda acreditam que se não falarem, tudo irá desaparecer. 

Mas nunca desaparece, só piora.



Por isso convido todos vocês,  a partir dos livros, a falarem comigo sobre:

Racismo / Violência Doméstica / Gravidez na Adolescência / Abuso sexual contra crianças e adultos/ Depressão e Depressão Pós-Parto / Saúde Mental / Maus Tratos a Idosos adultos e crianças / Distúrbios Alimentares: Anorexia e Bulimia / Opressão contra as mulheres / Xenofobia / Luto / Preconceito / Intolerância / TOC / Bullying / Autismo / Escravidão / Relacionamentos Abusivos / E outros.


Tenho certeza de que essa iniciativa é apenas um pequeno passo. Mas se nos unirmos e conseguirmos ajudar uma única pessoa, terá valido a pena.


Deixem nos comentários outros assuntos para discutirmos aqui. E ficarei feliz se indicarem livros também a qualquer tempo.




44 comentários

  1. Que participação incrível, amei a ideia de projeto e acho que todos nós deveríamos participar para conscientizar!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse projeto novo do blog, é uma iniciativa importante, que com certeza vai ajudar muitas pessoas, desejo sucesso nesse projeto que vai ser de uma grande ajuda para várias pessoas, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa iniciativa! Com certeza irá incentivar e conscientizar da importancia de se falar. Romper o silencio. É falando que as providências poderão ser tomadas, a ajuda virá.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Uau! Que máximo! É muito bom quando algo desperta o desejo de fazemos uma coisa importe, melhor ainda quando conseguimos colocar em prática. Parabéns pela iniciativa. Realmente não falar não faz desaparecer os problemas. Acredito que todos deveríamos estudar mais, refletir e falar sobre esses temas importantes. Desejo muito sucesso. Beijos'

    ResponderExcluir
  5. Que demais!
    Parabéns pela ideia do projeto. Li Fale! no ano passado e também fiquei pensando em quantas mulheres passam por situações parecidas ou piores todos os dias e que devemos lutar contra isso. Os outros assuntos como Racismo / Violência Doméstica / Gravidez na Adolescência / Abuso sexual contra crianças e adultos/ Depressão e Depressão Pós-Parto etc. também são tão importantes quanto

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila! Este foi um dos melhores livros que li, gosto muito da trama e da mensagem que passa ao leitor. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa Cila,
    De fato nós as vezes queremos agir para mudar o mundo inteiro, mas são as pequenas atitudes, quando feitas por cada um de nós que de fato faz a diferença.

    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que projeto maneiro, vai ser o máximo. Desejo sucesso para todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cila,
    Achei a ideia do projeto muito válida, casando bem com a nossa atualidade.
    Qualquer um dos tópicos mencionados, ao meu ver, trará uma rica e grande discussão.
    Eu sou doida pra ler esse livro, assisti a adaptação com a Kristen Stewart anos atrás, ainda acho um dos melhores trabalhos dela.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  10. Gostei da iniciativa Cila. Essas temáticas são espinhosas, mas extremamente válidas e necessárias para serem debatidas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Que iniciativa MARAVILHOSA! sério, eu como adolescente, falo com toda a tranquilidade do mundo que essa coluna vai ajudar demais. Gratidão.
    www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Cila,

    Que legal a iniciativa da editora e seu post. Como cidadãos todos temos o direito de falar sobre esses temas e se expressarem.

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Iniciativa do projeto muito boa, vai ajudar muitas pessoas que as vezes desesperadas procuram a internet para desabafar ou encontrar soluções. Falar é o primeiro passo, devemos estimular também a procura da ajuda profissional e assim com essa equipe de apoio realizar a promoção do bem estar.

    www.meloleticia.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Cila.
    Ótima ideia do projeto. Estarei por aqui acompanhando as postagens. Acredito que quanto mais falarmos sobre o assunto mais pessoas serão ajudadas. Me recuso a perder a fé na humanidade, ainda acredito em um mundo melhor. Vou ver se consigo ler o livro citado porque tenho bastante interesse nele. Já li um livro da autora que gostei muito.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Cila, tudo bem?
    Que projeto lindo, importante e relevante. Amei!
    Parabéns de verdade pela iniciativa, estou ansiosa para conferir os próximos posts da coluna. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Cila, que projeto lindo e importante, com certeza vai agregar muitos momentos inesquecíveis ao blog, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  17. Oi Cila, como vai? Acredita que eu não sabia desse projeto? Sinceramente, eu nunca tinha escutado falar nele ainda mas, estou muito feliz pela sua iniciativa e tenho certeza que muitas pessoas ficaram conhecendo ele através do seu blog.

    Esse projeto é muito importante e precisamos falar cada dia mais sobre os diversos tipos de abuso! Eu ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura desse livro mas, tenho certeza que quando eu ler, vou escreve uma resenha e divulgar em todas as minhas redes sociais.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Parabéns por essa iniciativa, um projeto muito interessante que pode ajudar muitas pessoas,
    Esse livro é muito bom e todos deveriam ler ele, a história mexeu comigo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. OI, Cila.
    Eu não sabia sobre a nova edição do livro e já quero ler!
    Achei muito importante esse novo espaço aqui no seu blog e gostei bastante da ideia, com certeza vai ajudar muita mulheres. Uma ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  20. Amei o projeto! Pena ainda não ter lido o livro.
    Desejo um sucesso enorme por essa iniciativa, que venha a ajudar muitas pessoas!
    Eu não sei se cabe aqui , mas falar sobre o processo de envelhecer é muito importante, vc já reparou que o idoso as vezes passa a ser invisível numa conversa? Ou então que muitas pessoas falam com ele como se eles fossem debeis?
    Bem, adorei e vou salvar o blog aqui nos meus favoritos pra dar sempre uma olhadinha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Um ótimo projeto. Realmente há tantas pessoas sofrendo, e pouquíssimas pessoas se importantando. :( Você é luz, moça !

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela iniciativa! Infelizmente, não conhecia o livro Fale! Mas já me interessei e pretendo lê-lo logo! Adorei essa sua ideia, sério, concordo com você, esse é o primeiro passo para ajudar muitas pessoas! =D

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem Cila?

    A Editora Valentina é tudo de bom e esse projeto é muito interessante. Parabéns pela participação, pois há muitas pessoas que sofrem e tão poucas que importam. Gostei da sua ideia e acredito que vá ajudar muitas mulheres.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro e será ótimo acompanhar a resenha dele por aqui. São temas importantes que esse projeto abrangerá e, com certeza, ajudará muitas pessoas. Parabéns pela iniciativa amadurecida e colocada em prática.

    ResponderExcluir
  25. Oiee tudo bem?
    òtima iniciativa, sou louca para ler fale e estou super animada pra ver as suas resenhas e postagens do projeto.
    beijoos

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?

    Eu amei o projeto, super relevante. Ainda não li o livro, mas agora eu vou procurar e ler, com toda certeza.
    Parabéns pela iniciativa!! Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Que projeto inspirador, é uma pena que eu ainda não tenha lido o livro! Que esta iniciativa venha ajudar muitas pessoas.
    Os abusos, os de todo o tipo, estão cada vez mais presentes na sociedade, então é preciso sim que lutemos contra eles!
    Parabéns pela iniciativa!

    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Cila, eu me lembro dessa campanha da Valentina, inclusive tenho o livro Fale! e pretendo lê-lo logo. É muito importante debater os temas que você citou, dar voz às pessoas.

    ResponderExcluir
  29. Oi.
    Que campanha incrível! Já tinha visto uma ou outra coisa sobre ela, mas não me recordava. A ideia é muito bacana e espero que tome outras proporções, para atingir mais pessoas.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  30. Olha,parabéns, adorei a iniciativa. Ainda não li o livro,tem muita gente querendo um estímulo, alguém que possa dar uma palavra amigável. Sucesso para o projeto.

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Adorei a iniciativa do projeto!
    Ainda não conhecia, mas achei a ideia muito bacana e extremamente válida, afinal, é muita importante que cada um tenha vez e voz dentro da sociedade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Cila,
    Nunca soube ao certo sobre o que esse livro falava, mas acho que ele tem uma proposta bem interessante e animadora, principalmente, por abordar questões tão importantes. Vou tentar encaixar entre as próximas leituras e aguardar ansiosamente a sua resenha.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  33. Oi Cila, sério que o livro já tem 20 anos!? Caramba!!! Em relação a sua ideia, achei linda, e espero que dê super certo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  34. Caramba ... 20 anos da publicação do livro Fale! Amei a capa nova.
    Parabéns pelo projeto, com certeza será um sucesso.
    Precisamos debater esses assuntos para que possamos superá-los, uma absurdo ainda acontecer essas coisas ... Parece que o ser humano está regredindo.

    ResponderExcluir
  35. Achei o projeto sensacional! Parabéns pela iniciativa!

    Eu com certeza vou acompanhar vocês e muito!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá, Cila.

    Que campanha incrível! Já ouvi falar deste livro, mas não sabia que o mesmo completava 20 anos. Quanto tempo! E falar desses assuntos é algo difícil para muitas pessoas, mas que precisa ser abordado. Livros como “é assim que acaba”, da Colleen Hoover, mostra a realidade de muitas mulheres, assim como diversos outros. Vou ficar de olho em todos os posts sobre essa campanha!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  37. Imaginei no início do livro que a temática fosse o bullying. Uma prática que na maioria dos casos não possui um razão específica. Porém ao me aprofundar mais na história percebia que Melinda conhecia os motivos de ter se tornado uma excluída, como ela mesma se designa. Ótima campanha!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  38. Achei a iniciativa muito legal!
    Já assisti ao filme algumas vezes e ler a obra está na minha meta de leitura.

    bjs

    ResponderExcluir
  39. Oi Cila.

    Adorei a ideia deste projeto. Espero que você consiga muito sucesso com ele, pois são temas fortes e precisam toda atenção possível. Vou acompanhar suas indicações literárias e adicionar na minha lista de desejados. Parabéns pelo projeto.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pela conquista.
    Vou procurar mais sobre isso. Sempre bom falar e conscientizar sobre abuso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Esta frase de Nelson Mandela é muito bonita, acredito que se as pessoas mantessem esta inocência seria muito bom.

    ResponderExcluir
  42. Que projeto maravilhoso. Parabéns por essa conquista.

    ResponderExcluir
  43. Eu li esse livro e sei da importância dele, também sei da importância de projetos como esse, romper o silêncio é o primeiro passo para o verdadeiro empoderamento.

    ResponderExcluir
  44. Oi Cila,
    Que projeto incrível hein!!! E olha que tem assunto e tem livro, dá pra debater os 365 dias do ano com temas de peso como esse, e isso é uma coisa que me deixa mega feliz, ter assuntos como esses inseridos em histórias que estão ao alcance de jovens e adultos, é informação sendo repassada, e uma comunidade bem informada, é uma comunidade mais saudável.
    Espero conseguir acompanhar o projeto e quem sabe não dar um gancho lá no blog!
    Sucesso

    ResponderExcluir