Março das Mulheres na Literatura - Edição 2019!!!


Boa noite Leitores do Cantinho!!!!!!

Estamos estreando o mês de Março das Mulheres na Literatura no Calendário Literário do Cantinho, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres em 08/03.

Estou muito animada, em especial por esse ser o mês do meu aniversário e também pelo costume tradicional no Japão do Hanami, que significa contemplação das flores!!! Não é lindo??? Mas não são quaisquer flores, é a Sakura, flor nacional do país deles, conhecida no Brasil como Flor de Cerejeira.

Eu as conheci em um Dorama e fiquei completamente apaixonada e encantada. Hoje as considero minhas flores preferidas. É um verdadeiro espetáculo da Natureza!!! E vocês não vão acreditar, mas ela floresce por pouco tempo e depois presenciamos a fase do Sakurafubuki: Chuva de Pétalas!!! É a cena mais romãntica, delicada e maravilhosa que já vi!!! Tanto que o país recebe muitos turistas nessa época e casamentos são feitos com decoração toda voltada de flores de cerejeira.

Então no dia 27/03 comemoramos O Dia da Sakura. E romãntica do jeito que eu sou, é claro que descobri que existe uma lenda sobre a origem dela: a palavra "Sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, que caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor. Também existe uma crença que o cultivo de arroz poderá ter originado a palavra, tendo em conta que "Kura" era o depósito onde esse alimento (visto por muitos japoneses como uma oferta divina) era guardado.

Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira. Desde aqueles tempos, passou a estar associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim, a flor de cerejeira está também associada ao código do samurai, o Bushido. 

E vocês não sabem, mas existem mais de 600 espécies dessa flor com cores variadas desde o branco até diversas tonalidades de rosa. Quem não pode ir ao Japão (como eu, risos), temos esse fenômeno aqui no Brasil também, mas em outra época do ano. (Veja Sakura no Brasil / Sakura no Japão / Curiosidades sobre a Sakura). E existe em outros países também, mas a Sakura é uma flor de origem asiática. Visitem os sites, vocês não vão acreditar em tanta beleza e vão querer celebrar o casamento de vocês, aniversários de namoro ou qualquer outra data na época em que a Sakura floresce!!!

Eu contei tudo isso, para dizer que elas significam a beleza feminina, o amor, a felicidade, a renovação e a esperança!!! Por isso eu a escolhi para representar a figura feminina celebrada agora em março!!!




Programação Feminina, Estilosa e Poderosa:




Acompanhem no Calendário Literário do Cantinho para Leitura o mês de Março das Mulheres na Literatura - Edição 2019:


📌 Projeto Fale:

📖 Resenha do Livro O Conto de Aia






📌Aviso:

Em 2019 o blog fez uma pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, algumas resenhas foram  postadas em 2020 (Como no caso do Livro A Grande Solidão). 


Nenhum comentário

Postar um comentário