Resenha do Livro: Contumélia - Lilian Cristina Peixe!!!

Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Hoje temos uma grata surpresa para os fãs de romance de época!!!

A Duda trouxe a resenha do e-book "Contumélia", da querida autora Lilian Cristina Peixe.Uma história bem diferente do que estamos acostumados, vocês não podem perder!!!


Livro: Contumélia
Autora: Lilian Cristina Peixe
Editora: Independente
Páginas: 188

O Cantinho Indica: 4/5 


Contumélia!!!

Adicione no Skoob


Sinopse:

Inês é uma jovem desesperada! Ela completou 16 anos e D. Constância, sua madrinha com quem ela mora, decidiu que ela precisava de um noivo. O problema é que, miseravelmente, D. Constância escolheu um pretendente absolutamente intragável, o Sr. Macedo. Agora a única esperança de Inês, para não acabar casada com alguém que ela não suporta ou ir para um convento, é o súbito interesse que Henrique, um velho amigo da família, passou a demonstrar por ela. Contudo, ela não sabe se as intenções dele são realmente sérias e antes que possa descobrir, é enviada numa viagem inesperada para o noivado de sua prima Cecília em Petrópolis. Assim, em meio ao burburinho causado pelo misterioso assassinato do barão de Araribá em Paraíbuna, Inês e sua espirituosa companheira Teresa acabarão envolvidas em inusitadas e perigosas aventuras.

Confiram a Resenha!!!!!!!


 RESENHA: CONTUMÉLIA


Eu adorei esse livro! Em um momento em que os romances de época estão em alta, Lilian C. Peixe seguiu uma diretriz bem diferente do esperado: ela desenvolveu seu enredo ao redor de um assassinato. E o curioso é que a autora não trouxe uma trama de investigação. Ela optou por escrever uma aventura! Do início ao fim, o que teremos será uma perseguição cheia de perigos, mistérios e um romance doce e muito leve, daqueles que nos faz torcer e suspirar. Em nenhum momento ele foi sensualizado.

Tudo começou nos salões de uma típica reunião na casa de uma dama respeitada, D. Augusta, para comemorar seu aniversário. A fofoca logo se tornou o assunto nas rodas entre as senhoras e os cavalheiros: um assassinato em Paraibuna! O Barão de Araribá foi encontrado há três dias com um tiro em seu coração. Parecia não haver dúvidas sobre o responsável. Era de conhecimento de todos a velha rixa que ele desenvolveu com o filho do Visconde de Rio Claro. Um verdadeiro escândalo: acreditavam que este último era amante há anos da Baronesa de Araribá. Por isso seu pai, o despachou para a Europa, a fim de evitar uma tragédia enquanto era tempo. E agora o seu retorno a dois meses de Portugal o tornou o principal suspeito!

Mas não demorou muito para Inês se transformar no alvo das atenções. Com seus dezesseis anos completos, ela morava de favor com sua madrinha, D. Constância, que pretendia casá-la com o detestável Sr. Macedo, o único pretendente que ela tinha. A outra opção era o convento. Curiosamente Sr. Henrique de Azevedo, o filho da anfitriã, passou a se dedicar a ela, para desgosto da madrinha. Havia um escândalo pairando sobre a reputação dele também. Não podíamos confiar que ele tivesse interesses honrosos em relação à Inês. Assim é travada silenciosamente uma batalha entre Sr. Henrique e D. Constância. Mas ele é muito hábil e a coloca em uma armadilha.

Para impedir que ele se aproxime novamente de Inês, D. Constância a envia a Petrópolis para o jantar de noivado de sua prima Cecília, acompanhada de sua mucama Teresa. Eis que no caminho, um acidente as coloca em contato com um estranho de olhos azuis, que se apresenta como Sr. Guimarães. Inês fica muito nervosa ao reconhecê-lo de um episódio anterior, quando seu cavalo passou por ela e a madrinha na estrada para casa de D. Augusta. Entretanto, logo se separam e seguem seus destinos. Para o azar de Inês, ela vai parar em uma hospedaria onde ninguém menos do que Denis Vila Real, o filho do Visconde de Rio Claro, se encontra. Ele quer saber onde está o Sr. Guimarães. Imprudentemente ela entrega seu paradeiro e o coloca em perigo. E assim acaba ligado a ele até o fim dessa história!

Sr. Guimarães conseguirá se salvar? Inês e Teresa sobreviverão e chegarão a Petrópolis? Que fim levou o Sr. Macedo? E o Sr. Henrique? Quem realmente matou o Barão de Araribá?

Eu sou fã de mistérios e a autora ganhou minha atenção já na primeira página ao apresentar uma matéria do jornal da época, noticiando o desentendimento entre o Barão de Araribá e o filho do Visconde de Rio Claro. Com uma passagem de tempo de dois anos, ela insere os personagens, que a princípio não possuem nenhum envolvimento com aquele caso, em uma trama de fuga.

O primeiro diferencial que a autora construiu, me pegou de surpresa: o tamanho do papel da personagem Teresa. Ela divide a narrativa com André e Inês. Mas fica clara a liberdade de suas atitudes. Ela era tratada como uma amiga, uma companheira e verdadeira cúmplice de Inês. É a primeira vez que vejo um autor, tendo em vista o cenário do Brasil Império, uma sociedade ainda regida pela escravidão, dar tanto espaço e importância a quem normalmente seria mero coadjuvante. Eu adorei o desfecho que a autora preparou para ela e a revelação de um mistério que a envolve.

O segundo, em minha opinião, é seu grande trunfo: ela amarrou a história desde o princípio até sua conclusão com muita ação. Além disso, há muitas perguntas nos instigando a querer chegar logo ao final. Todos parecem saber que foi o filho do Visconde de Rio Claro que matou o barão. Então, por que estão atrás de André? Há três frentes o caçando: um homem chamado Ferreira, mercenários que não hesitarão em mata-lo com violência e o próprio Denis Vila Real. Afinal de contas, quem é André e o que ele fez?

E por fim, a empatia que desenvolvi em relação ao casal Inês e André. Como não gostar deles? Ela é uma amante de romances como nós. Inclusive a autora aproveita esse fato, para expor o preconceito que havia na época em relação às mulheres que liam. Ele por sua vez, admira e incentiva descaradamente seu hábito. Apesar da inocência e pouca idade, e da falta de opções, ela possui opiniões e tenta lutar por seu futuro. Vamos vê-la amadurecendo no decorrer do enredo e sempre nos surpreendendo com suas escolhas.

Apenas estar com André a coloca nas maiores enrascadas. Desde que ele cruzou seu caminho e a envolveu em suas confusões, ele a transformou em um alvo. Ela me deixou muito tensa. Parecia alguém que tinha perdido o juízo. Quem no lugar dela seria capaz de tamanha falta de bom sensu? Quem se colocaria em perigo e arriscaria sua virtude e reputação? E toda vez que parecia ter se livrado dele, ela precisava voltar. Era a única esperança que ele tinha. Precisava mantê-lo seguro para que ele conseguisse fugir. Na verdade é mais do que isso, sem a ajuda dela, ele iria morrer. E nessas horas, eles ficavam inapropriadamente muito próximos. E o coração dela começava a disparar e seu corpo tremer e não tinha nada a ver com o medo. Foi quando uma pequena expectativa surge entre eles: seria possível? Mas ambos sãos obrigados a descartar o sentimento novo, pois todas as circunstâncias depunham contra eles.

Para finalizar, a autora guardou muitas emoções para as cenas derradeiras, inclusive nos dando um pequeno susto no epílogo, quando ainda aguardávamos notícias sobre o que aconteceu a cada um deles. Se preparem, pois não existe um minuto de paz desde a primeira até a última página. Estou louca para ler mais livros da autora!

Beijos.

Duda.




(Resenha da Maria Eduarda)











Sobre o Blog:

💕 Projetos Exclusivos do Cantinho:
- Duelo Literário do Cantinho

- Projeto Fale

- Cabine de Imprensa

- Troféu do Cantinho: Favoritos do Ano


Calendário Literário do Cantinho


📲 Acompanhe o Cantinho nas Redes Sociais:

Blog / Facebook / Twitter / Instagram /

📚 Compre os seus livros na Amazon com o link do Cantinho e contribua com o blog: obrigada!!!
https://amzn.to/2EsHI5T

E-book Contumélia: https://amzn.to/2ISsRWV

📝 Minha Wishlist na Amazon: Lista de Desejos da Cila


15 comentários

  1. oi!
    Eu adorei a temática do livro :D amo livros com romances de época..

    ResponderExcluir
  2. Oie. Eu não conhecia nem o livro e nem a autora, mas me pareceu muito interessante. histórias com emoçoes e sustos já me ganham de cara.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem ? Os romance s de época são a minha preferência literária. Este título parece bem surpreendente , cheio de emoções.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de romance de época, esse romance tem muitas emoções, a história é bastante fluída e boa, não conhecia a autora mais gostei muito do livro, a resenha ficou maravilhosa, fiquei bastante interessada pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de romances de época e esse não conhecia. Confesso que fiquei bastante curioso com essa história, anotei a dica para realizar sua leitura em breve.

    ResponderExcluir
  6. Ultimamente eu to super nessa vibe de romances de época, especialmente esses que trazem histórias emocionantes. Curti a dica!

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
  7. Adorável! O mais atraente, além de fazer parte da admirável literatura nacional, é que Paraibuna é uma cidade muito próxima de onde moro. Esse romance com certeza entrará na minha lista de favoritos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem? Não conhecia a obra mais já gostei do título do livro, a premissa me deixou super curiosa, e a surpresa que a autora causa no leitor também me chamou atenção, enfim adorei a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais da sua resenha. Gosto muito de livros de romance.

    ResponderExcluir
  10. Olá adorei o título do livro, não o conhecia mais fiquei bem curiosa com a história, espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir
  11. Se o livro for realmente tão intenso quanto sua resenha, eu vou ler! haha
    Adorei a temática, o enredo é super envolve, e sua resenha está muito maravilhosa!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Adoro livros históricos e romances de época! Mesmo não tendo gostado da capa dessa obra a sua resenha me deixou curiosa para saber o que acontecerá com os personagens e o desenrolar da história!

    Abraços,
    Andy -StarBooks

    ResponderExcluir
  13. Oieeee,
    Nunca tinha visto esse livro e adorei ler a resenha, adoro romances de época e é sempre bom conhecer autores! Achei o enredo deste incrível e já anotei a dica!!!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Também sou fã de mistérios e provavelmente vou adorar a leitura desse livro, não conhecia por sial e parece uma leitura eletrizante. outro ponto curiosos é o título, muito diferente.

    ResponderExcluir
  15. eu não leio romances de época por uma questão de não ser minha vibe mesmo, mas adoro ler resenhas animadas e cheia de afeto com relação as obras <3

    ResponderExcluir