Resenha do Livro: Uma Girafa e Tanto de Shell Silverstein- Editora Cosac Naify!!!

Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil!

E para comemorar essa data, eu trouxe a resenha de uma história muito divertida, que vocês irão adorar!!

Quando se trata de livros para crianças, atualmente, um nome sempre se repete em minha mente: Shel Silverstein!!!!!

Depois de me emocionar intensamente com “A Parte Que Falta”, virei fã incondicional desse autor super talentoso que possui uma visão e uma sensibilidade ímpar sobre a vida.



Livro: Uma Girafa e Tanto
Autor: Shel Silverstein 
Editora: Cosac Naify
Páginas: 56

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!!! 



Uma Girafa e Tanto!!!




Sinopse:


De modo brincalhão e aparentemente despretensioso, Silverstein faz bom uso das rimas para denunciar as falsas necessidades do consumo. A pobre girafa carrega tantas coisas em suas costas que só para quando cai no buraco do tatu e descobre que pode existir sem tudo aquilo. A tradução do poeta Ivo Barroso, em caráter quase autoral, consegue preservar o humor e o clima absurdo do original.


Confiram a Resenha!!!!!!!


 RESENHA: UMA GIRAFA E TANTO



O Cantinho Abre o Coração!!!!


Eu amei esse livro!!!!

Vocês algum dia já brincaram de: “Fui à feira e comprei......”?

É assim, você diz: “Fui à feira e comprei uma maça.” Agora é a vez de quem está ao seu lado. Ele precisa repetir exatamente o que você comprou e acrescentar mais um item a lista: “Fui à feira e comprei maça e banana.” E assim, iremos passando a vez para cada um daqueles que estão na brincadeira. A regra é que aquele que esquecer um item da lista perde. Até ficar só um, que será o vencedor.

É uma excelente ideia para treinar a memória.

E para minha grande surpresa, foi exatamente o que encontrei em: “Uma Girafa e Tanto”!!!!

Partindo do mesmo conceito de repetição, o autor nos encanta com um enredo muito divertido. O que temos aqui é um garotinho com uma imaginação fértil, que vai recolhendo no caminho as coisas mais inusitadas para juntá-las a sua girafa.

As ilustrações garantem boas risadas!!!

A criança é convidada a participar, toda vez que o garotinho encontra algo novo. Pois antes de virarmos a página, precisamos dizer tudo o que já temos até agora: uma girafa, um chapéu de rato, e uma rosa na ventosa.  Assim por diante, risos...

Um texto ritmado com o uso de rimas fez toda a diferença para atrair os pequenos.

E só tenho elogios para essa edição lindíssima da antiga editora Cosac Naify. A capa é dura e as ilustrações são em preto e branco.

Então mães, pais e professores, esse livro é perfeito para trabalhar palavras novas, concentração e memória. As crianças terão a chance de interagir e irão aprender brincando!!!

Eu tive uma ideia de como vocês poderiam contar essa história para seus filhos. Acompanhem na resenha!!!!!!



Uma

 Girafa e Tanto...



Vocês já viram uma girafa antes???

Sem querer esnobar, essa não é uma girafa qualquer, ela é uma Girafa e Tanto!!!!

Olhando para ela, hum.....

Já sei!!!

Podemos lhe dar um chapéu. Mas não é um chapéu qualquer, dentro dele mora um........alguém sabe????

Um Sapo??? Uma fada??? Uma tartaruga???? (deixar a criança responder)

Não!!! Um rato!!!! Risos....

Então, vamos lá. Quero ver quem se lembra. Nós temos uma girafa e tanto, que usa um chapéu que é a casa de um rato.

Muito bem.

Olhando para ela, o que está faltando??? Hum......

Já sei!!!

É claro!! Está faltando uma roupa!!! Mas não é uma roupa qualquer, ela tem que ficar muito chique. Alguma ideia???

Uma camisa??? Uma calça??? Uma bermuda??? (deixar a criança responder)

Não!!! Um terno, risos...

Vamos ver quem está prestando atenção. Nós temos uma girafa e tanto, que está tentando manter um chapéu na cabeça sem derrubar, mas um rato mora nele e fica se mexendo. E ainda está usando um terno muito chique que não pode sujar.

Muito bem.

O que mais??? Hum.....

Já sei!!! E se ela tiver que segurar......

Um avião??? Um caminhão??? Uma bola??? (deixar a criança responder)

Não!!! Uma rosa, risos....

Mais não vai ser fácil não. Vamos colocar a rosa no seu nariz!!!

Vamos falar todos juntos: temos uma girafa e tanto, usando um chapéu com um rato dentro, puxando um terno chique, para lá e para cá, ate ficar direitinho, e com uma rosa no nariz sem poder espirrar!!!!!

Puxa vida, e se aparecer uma.....

Bruxa??? Minhoca??? Baleia??? (deixar a criança responder)

Não!!! Uma vespa roxa que vai cravar seu ferrão na coxa da girafa!!!!

Dessa vez, quero ver ela não cair!!! Ora essa, temos uma girafa e tanto, com um chapéu de rato, com um terno chique, uma rosa no nariz e morrendo de dor por causa do ferrão da vespa roxa na sua coxa!!!

Que confusão!!!!!!!

E assim o autor continua, acrescentando mais um item, mais um item, mais um item, até.......

Dar-nos uma linda lição!!!!!!!




Ponto Alto do Livro!!!!


Shel Silverstein continua me surpreendendo a cada livro. Eu fiquei impressionada com a criatividade dele. Ele soltou a imaginação para provar que às vezes precisamos cair em um buraco de tatu para percebemos que já temos tudo que precisamos, e que estamos nos cercando de coisas demais e inúteis. Pasmem, eles está em um livro infantil, discutindo o consumismo desenfreado!!!

Nas ilustrações, teremos uma girafa tentando se equilibrar, para não perder o que vai adquirindo durante o caminho. Mas ninguém terá dúvidas de que ela está encontrando dificuldades. Uma flor no nariz pode lhe causar espirros. Ela vai demorar mais para chegar, usando um sapato que cola no chão. Usar uma cadeira como pente, é sinal de dor de cabeça na certa. Carregar uma cobra agarrada ao seu tornozelo lhe impede de conseguir ir para frente. Puxar um carrinho de mão com um dragão dentro, é carregar um peso extra.

E sem parar, ela vai acumulando coisas que, no fim, se tornam um grande problema para ela.

Quantas vezes nós nos endividamos, passamos apertos e sacrifícios desnecessários para ostentar bens e um estilo de vida que não podemos ter???

E para quê???

Você não precisa de um terno chique e uma rosa na ventosa para ser uma girafa e tanto.

Você pode ser uma girafa de verdade do jeitinho que você é e com aquilo que você já tem!!!







Troféu do Cantinho: Favorito do Ano!!!!!




Aviso aos Leitores:
Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.


12 comentários

  1. Boa noite Cila,

    Não conhecia esse livro e já fiquei om vontade de ler, gosto demais do gênero e vai para a minha lista....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu nunca li nada e nem sequer conhecia esse livro. Mas, gosto muito desse estilo de literatura que pega "gente grande" de jeito, mas ao mesmo tempo posso dividir com os meus pequeninos aqui em casa. Ficou tudo muito lindo. Excelente resenha.

    Um beijo

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  3. Não li A Parte que Falta, mas ele está na minha lista de desejos e acabei de acrescentar mais um a ela. Não conhecia esse livro, mas adorei essa premissas que nos faz colocar a mão na consciência e pensar sobre o nosso consumismo desenfreado. Uma ótima proposta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro, mas pelo o que tu disse parece ser uma obra bem divertida, haha. Adorei tua resenha, é sempre muito interessante esse formato diferente que tu usa!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu já li outro livro do autor (A parte que falta encontra o grande o) e fiquei fascinada com a forma como ele consegue tocar o leitor com um texto aparentemente simples e algumas ilustrações, que bom saber que, ao que parece, nesse outro livro ele consegue o mesmo feito.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Cila

    Adoro a maneira como vc escreve tuas resenha, é diferente e super envolvente. Não conhecia o livro ainda mas achei incrivel, reflexivo e como vc bem disse, criativo. Dica anotada.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Ola!!

    Ai, sabe o que me encanta nas suas resenhas? A sua empolgação! Sem a menor duvida!Adorei esse livrinho, confesso que não leio historias infantis, porem, anoto as dicas que acho interessante para comprar para o meu afilhado e foi examtemente isso que fiz com sua dica

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa adorei a sua resenha haha Amo livros que tenham ilustrações e esse parece ser o caso. Suas palavras me deixaram mega curiosa em conhecer essa girafa, e tanto HAHAHAHA Amei e dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, sua linda, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e achei a proposta dele muito interessante e é uma obra que eu compraria para ler com o meu filho. Fiquei muito curiosa com o livro, adorei a sua dica! Como sempre, você traz um ótimo conteúdo por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Ah, soube pelo instagram que era dia do livro infantil. Fiquei nostálgica em pensar que meu amor pela leitura vem desde que era criança. Foram tantas leituras desde então... Um livro que me marcou muito foi A princesa e a ervilha. É um dos meus favoritos até hoje. Adorei sua indicação não conhecia mas já fiquei curiosa para ler. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cila! Me encantei com a descrição do livro e também a forma como o autor abordou o tema de consumo desenfreado e ostentação. Acredito que o papel do tradutor também foi crucial, ainda mais sendo ele um poeta também, porque recriar rimas de um idioma para outro não é fácil. rsrs
    Vou recomendar muito essa leitura para minha irmã que tem os seus pequenos.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha. Amei demais a forma que os elementos vai entrando na história e a sua ideia já me deixou com outras tantas na cabeça. Já coloquei na minha lista para fazer com meus alunos.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir