[Vencedor do Goodreads] Resenha - Ascensão- Stephen King

Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Para incentivar a leitura e torna-la cada vez mais prazerosa e divertida, a coluna “Resenhas” ganhou novas categorias, ficando mais interativa!!! 

Hoje iremos inaugurar a categoria: “Vencedor do Goodreads”. Escolhemos essa data, para coincidir com o período de abertura da 12ª edição do Prêmio Goodreads Choise Awards.

Como irá funcionar?
Todo ano, iremos escolher alguns livros vencedores do Prêmio Goodreads Choise Awards. Como o resultado é liberado apenas em dezembro, as resenhas serão postadas no ano seguinte. Excepcionalmente esse ano, iremos conhecer alguns vencedores da edição de 2018 e também de 2019. Mas atenção! Decidimos que continuações de séries não serão escolhidos. 

Sobre o  Prêmio:
Para quem não conhece, o Goodreads Choise Awards, é um prêmio anual. A primeira edição aconteceu em 2011. Qual é a diferença desse prêmio? Ele é decidido por leitores, todos podem votar. Não é o máximo??? 

Curiosidades:
O autor Rick Riordan venceu na categoria Middle Grade e Children's (ensino médio e infantil) todos os anos, de 2011 a 2019. Logo atrás dele temos o autor Stephen King, que só perdeu no ano de 2015. Ele venceu nas categorias de Fantasy (fantasia), Science Fiction (ficção científica), Mystery e Thriller (mistério e suspense), e na categoria de Horror, nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014, 2016, 2017 e 2019. E depois temos a autora Sara J. Maas vencedora na categoria de Young Adult Fantasy (fantasia para jovens adultos), nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. 

Como estamos no Especial de Halloween: Medo do Escuro, hoje vamos indicar o vencedor de 2018, na categoria de Horror: o livro Ascensão de Stephen King!!!

Continuem acompanhando o especial nessas duas semanas tenebrosas, com histórias horripilantes de arrepiar o cabelo e tremer as pernas!!!



Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens do Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição 2019 e Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição de 2020, que serão constantemente atualizadas.

📌 Essa segunda dica é de uma leitura concluída e resenhada em 2019, que está sendo publicada agora em 2020.



Livro: Ascensão
Autor: 
 Sthepen King 
Editora: Suma
O Cantinho Indica: 4/5 





Ascensão!!!


Adicione no Skoob


Sinopse:

Uma história fascinante, curiosa e comovente sobre um homem cujo misterioso problema ajuda os habitantes de Castle Rock a superar as diferenças e se tornar uma comunidade. Scott Carey tem muito em que pensar ― o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas. Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma ― além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo. Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve ― embora não mais magro ―, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão. Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis? Por exemplo, encarando o preconceito que suas vizinhas têm sofrido da comunidade ― e dele ― e fazendo o possível para ajudar. Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste,  Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.



Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!


 RESENHA: ASCENSÃO


Se você é um seguidor fiel do Mestre King ou um leitor que só conhece a fama que está por trás do seu nome, talvez considere que esse não é um trabalho típico do autor. Mas também não tem como se enganar, pois ele cumpre exatamente a proposta que está na sinopse. Eu não sou especialista, essa é a segunda obra que leio dele. Entretanto, em minha opinião, essa história aborda a natureza das pessoas. É um livro curto, como se fosse um conto.  E não tem nada de horror nessas páginas. Pelo menos não literalmente. Apenas a velha intolerância do ser humano com seu preconceito burro e cego. O que de fato me pegou de surpresa, foi a sensibilidade de seu texto. Em poucas linhas, sem aprofundar nenhum dos personagens, eu fui tocada e me emocionei. 

O autor não perde tempo com descrições. De uma forma muito direta nos leva para uma cidade pequena chamada Castle Rock. Scott Carey sabe que tem algo errado com ele. Algo que talvez a ciência não possa explicar. A quem recorrer com um problema como esse?  Dr. Bob Ellis, médico aposentado e seu conhecido é sua escolha. Como era previsto, ele nunca viu nada parecido e não encontrou nenhum estudo que esclarecesse a causa. Não há nenhum caso como o dele registrado na história da medicina. O fenômeno ataca seu corpo de forma irreversível. Eles não sabem como interromper o processo e a cada dia, o progresso de sua condição é acelerado. Scott e dr. Bob não dizem claramente um para o outro, o que os preocupa. Mas palavras não são necessárias. Ambos temem como essa história irá terminar.

Deirdre McComb e sua esposa Missy Donaldson, são as proprietárias do restaurante Holy Frijole. Estão na cidade há poucos meses, mas já estão prestes a falir. Se as coisas não mudarem, elas terão que se mudar.  Estavam sofrendo um boicote dos moradores por serem lésbicas assumidas. Se estivessem escondidas, entre quatro paredes, sem ninguém ver, todos fingiriam e as tolerariam. Mas assim, na frente de todos, era inaceitável. E eles deixaram isso bem claro. 

De que forma o caminho de Scott irá cruzar com o de Deirdre e Missy? O que irá acontecer com eles? O que significa o título ascensão? 

Ascensão foi uma leitura com uma mensagem inesperada. Vocês precisam saber, logo de início, que King não nos dará explicações sobre o fenômeno que está atingindo o corpo do personagem. Nem no final. Qual era a intenção dele? Eu serei sincera: não sei. Por isso, parei de procurar uma razão e passei a enxergar o enredo simplesmente pelo o que ele é. Aqui temos um homem que tem uma doença, vou chamar assim. E é como na vida real, aparece do nada. Você não quer, você não entende, mas você não pode controlar. Está acontecendo e você não pode fazer nada. 

Só que nosso protagonista irá dar uma verdadeira lição de vida. Diante de uma realidade que se apresenta de forma aterrorizante, ele irá não só aceitar seu futuro próximo, como também irá buscar uma transformação pessoal. E irá descobrir que existe algo que ele pode fazer por aquelas mulheres, Deirdre e Missy. Que só depende dele.  Eu gostei muito da forma como o autor explorou a questão do preconceito aqui. Scott nunca se viu como alguém preconceituoso. Mas elas fizeram com que ele repensasse suas próprias atitudes e tivesse um novo olhar sobre si mesmo. E dessa reflexão surge também a percepção de como todos os moradores as travavam. Ele viu, como se fosse pela primeira vez, o que era estar no lugar delas. Há um diálogo sobre esse comportamento da cidade que me deixou muito triste.  A partir daí ele tenta de todas as formas construir um relacionamento com elas. E faz questão de incluir nessa jornada dr. Bob e sua esposa.

Foi lindo ver as barreiras do preconceito caindo. E o vínculo especial que ele criou com Deirdre, que finalmente irá ceder e desistir de sua postura defensiva. Scott acabou mudando a vida dessa comunidade e fazendo amigos. 

Curto, simples, real, lindo e triste.  Ascensão me conquistou e por isso recomendo muito!







(Resenha da Bel)






💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:


euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





8 comentários

  1. Oi Cila!

    Nossa, eu amo o King, eu sou até suspeita pra falar dele! HAHAHAHAH
    Eu li Ascensão no começo desse ano e adorei a leitura! Achei curtinha e super gostosa de ler, como quase tudo do king, e os elemntos fantasticos da história também foram incriveis.
    Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Acredita que nunca li nada do King? É que sou muito medrosa e como ele é o mestre do terror, sempre que vejo que o livro é dele já passo longe hahaha. Mas como esse não é de terror, já fico mais animada. Gostei da premissa e dos temas que são abordados. Parece que o autor trouxe mensagens muito importantes nesse livro. Adorei o post e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cila e Bel!

    Eu conheço pouco a escrita do Stephen king, até o momento eu li Carrie, O Cemitério, Escuridão Total sem Estrelas e um pouco do It. Já reli Carrie e vou reler os livros que li dele. Eu gosto bastante da escrita do autor e estou bem curiosa para ler Ascensão, mas ainda não tenho ele. Gostei da sua resenha mostrando os temas abordados. Confesso que minha curiosidade aumentou. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cila!
    Que projeto legal. Eu já li uns três livros do King e gostei de um e os outros dois eu achei ok. Ainda quero ler mais histórias dele, pois com a quantidade de livro que ele já escreveu, é impossível eu não gostar de mais nada, rsrs.
    Lembro quando esse foi lançado e que dividiu um pouco a opinião dos leitores, mas a resenha da Bel me deixou muito curiosa.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/10/resenha-golem-o-genio.html

    ResponderExcluir
  5. Eu chorei lendo esse livro. Me tocou de uma maneira única.
    Amo king e realmente, Ascensão é bem fora da caixinha padrão do autor.
    Saudades de castle rock!
    Adorei a resenha e leia mais kings por favor!!! Hahahha
    <3

    Beijinhos!! 🤡🎈💙

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu já li alguns livros do King, inclusive Ascensão que é uma leitura rápida e envolvente, li logo que lançou. Gostei da sua publicação e desejo ver mais King no seu blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi. :)
    Apesar de estar curtido muito esse gênero, não me interesso pelos livros do King. E acho isso muito errado sabe? kkkkkk. Só ouço elogios aos seus livros, mas ainda não despertou a minha curiosidade, ainda não... quem sabe um dia né?
    Parabéns pela resenha, eu adorei!

    Beijos,
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu comecei uma vez a leitura de Sob a Redoma, mas não finalizei, o mesmo com Mr. Mercedes, não consegui finalizar também. Eu já li um livro dele de infanto-juvenil, um lançamento de anos atrás.
    O nome Castle Rock me lembrou a série que tem baseada no livro dele, que por sinal, já está salva aqui. Me interessei bastante pela história e por essa "doença" inesperada!

    ResponderExcluir