[Furei a Fila] Resenha - Verity- Colleen Hoover

Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Furei a Fila é uma coluna fixa do Cantinho onde vocês podem encontrar a resenha dos lançamentos mais aguardados do ano, ou livros mais antigos, que eu (Cila), a Duda e a Bel estamos loucas para ler. E ao final iremos responder: valeu a pena?

E como estamos nas Semanas dos Thrillers, trouxemos para vocês o primeiro thrillher de Colleen Hoover, que foi lançado em março desse ano e já fez muito barulho. Milhares correram para ler. E o resultado? Leitores divididos. Muitos amaram, mas muitos odiaram.

Ele chegou causando polêmica por todos os lados. Tem gente se segurando para não falar. Parece que há muito a ser dito. 

Como esse é o gênero de leitura preferido da Duda, ela não resistiu.


Estão preparados???


Esse mês a Duda furou a fila com o livro:




Livro: Verity
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera
O Cantinho Indica: Não funcionou para a Duda 





Verity!!!




Sinopse:

O amor é capaz de superar a pior das verdades? Verity Crawford é a autora best-seller por trás de uma série de sucesso. Ela está no auge de sua carreira, aclamada pela crítica e pelo público, no entanto, um súbito e terrível acidente acaba interrompendo suas atividades, deixando-a sem condições de concluir a história... E é nessa complexa circunstância que surge Lowen Ashleigh, uma escritora à beira da falência convidada a escrever, sob um pseudônimo, os três livros restantes da já consolidada série. Para que consiga entender melhor o processo criativo de Verity com relação aos livros publicados e, ainda, tentar descobrir seus possíveis planos para os próximos, Lowen decide passar alguns dias na casa dos Crawford, imersa no caótico escritório de Verity – e, lá, encontra uma espécie de autobiografia onde a escritora narra os fatos acontecidos desde o dia em que conhece Jeremy, seu marido, até os instantes imediatamente anteriores a seu acidente – incluindo sua perspectiva sobre as tragédias ocorridas às filhas do casal. Quanto mais o tempo passa, mais Lowen se percebe envolvida em uma confusa rede de mentiras e segredos, e, lentamente, adquire sua própria posição no jogo psicológico que rodeia aquela casa. Emocional e fisicamente atraída por Jeremy, ela precisa decidir: expor uma versão que nem ele conhece sobre a própria esposa ou manter o sigilo dos escritos de Verity?



Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!



 RESENHA: VERITY


Furei a fila com “Verity”. Valeu a pena?


Minha estreia com a Colleen Hoover foi a Série Never Never  que eu amei, mesmo com algumas ressalvas no último livro. Então quando a Galera Record anunciou que o próximo trabalho da autora seria um thriller, eu fiquei muito animada. Mas eu não passei Verity na frente dos outros livros por esse motivo. Eu fui atraída pelas chamadas do marketing em conjunto com a sinopse: “Você conhece Verity Crawfor?”, “Um casal apaixonado. Uma Intrusa. Três mentes doentias.”. “Duas autoras, muitos segredos. Em qual história podemos confiar?”. Eu só pensei que precisava ler esse livro.

Tudo começou de forma muito estranha. Lowen está indo para uma reunião com seu agente e a Editora Pantem Press. Eles tinham uma proposta para lhe oferecer. É a primeira vez que ela sai de casa em meses. Ficou reclusa cuidando de sua mãe que estava em fase terminal de um câncer. Lowen é uma escritora cujos livros não vendem o suficiente para que possa sobreviver. Acaba de gastar as últimas economias com o tratamento da mãe. E está prestes a ser despejada. Mais do que nunca ela precisa de trabalho. Ela está muito abalada. Acabou de presenciar a morte de uma pessoa. E conheceu um estranho que a ajudou. E agora esse mesmo estranho é Jeremy Crawford, o marido de uma escritora de sucesso. E ele quer contratá-la para terminar de escrever a série de livros que consagrou sua esposa. Ela sofreu um acidente e não pode mais escrever. O valor oferecido é tudo o que ela precisa. Ela só irá terá que ir até a casa do casal e encontrar as anotações de Verity sobre a história.

A autora armou o palco. Vemos uma preocupação em traçar o perfil psicológico e estabelecer o estado emocional de Lowen antes que ela aceite a proposta. Sutilmente está sendo lançada a mensagem de que ela não está bem. Em seguida o cenário é montado. Uma série de circunstâncias favoráveis acontece para que a personagem se veja presa naquela casa. Aqui, a autora trabalha com uma ambientação bem sombria, criando um clima de suspense. O que afeta Lowen e a nós leitores também. Eu liguei imediatamente o estado de alerta e comecei a desconfiar de todo mundo, risos.

O filho do casal tem um comportamento estranho. As enfermeiras deixam claro que não é certo ela estar ali, no meio daquela família. Como se ela fosse uma ameaça. Lowen entendeu o recado: ela é uma intrusa. E sua presença ali não é justa e não é moralmente aceitável. Paira em sua mente o julgamento. Uma esposa doente, que não fala, não reage e precisa de ajuda 24 horas. Enquanto ela fica jantando e conversando com o marido de Verity Durante à noite, ainda há barulhos na casa. Na hora pensei: o que você anda está fazendo aí? Vá embora antes que algo aconteça.

Mas ela não vai. E o que vemos a seguir são traços de uma obsessão sendo formada e desejo. Ela se sente atraída por Jeremy. Desenvolve uma convivência com ele e se abre. Vamos descobrir episódios de sua vida que só irão reforçar que sua psique neste momento não é confiável. Para piorar, ela encontra um manuscrito de Verity. Como se fosse um diário. A partir desse momento, a situação ficará fora de controle. Pois está tudo ali, desde que Verity conheceu Jeremy, até o acidente que a colocou naquela cama.

Não há palavras para descrever o conteúdo daquele manuscrito. Acho que ninguém está preparado para conhecer Verity.

Dessa vez, minha experiência com a autora não funcionou. Eu fiz uma pesquisa antes de entregar a resenha para a Cila e descobri que esse livro se tornou, na verdade, uma ótima dica para leitura conjunta, porque quando você terminar de ler, acredite, você irá sentir a necessidade de falar com alguém, risos. Com pouco tempo de lançamento ele já está dividindo os leitores: há muitos que não gostaram e muitos que gostaram.

Provavelmente vocês devem estar curiosos para saber o motivo. Mas essa é uma tarefa impossível de ser cumprida, eu não posso esclarecê-lo. Pois é muito complicado falar sobre essa história sem entregar algum spoiler. Para conseguir explicar o que não fez sentido para mim, em que ponto eu discordei, eu teria que apresentar a vocês fatos da trama que fazem parte do suspense e principalmente sobre o que nos foi revelado no final. Eu simplesmente fechei o livro e pensei: foi isso mesmo? E então eu comecei a rebater ponto a ponto, com as cenas e diálogos do livro. Eu não posso trazer essa reflexão para vocês.

Então o que eu poderia dizer? Inicialmente, pelo meu resumo gigante desse enredo, vocês podem notar como eu estava empolgada e como eu enxerguei muito potencial na obra. Colleen Hoover tem uma narrativa viciante, que prende você até o final. Eu li em um dia. Não há como largar. Outro ponto positivo foi a criatividade. Eu gostei muito de como ela apresentou a voz da personagem Verity. A autora colocou o manuscrito no corpo do texto de forma intercalada na narrativa.

Quanto à problemática do suspense, na minha percepção, o livro foi baseado em uma ideia: Quem é Verity? Mas a forma como a autora elaborou essa ideia me pareceu muito frágil. Os argumentos criados a partir dela poderiam ter sido mais desenvolvidos.

Agora um destaque favorável seria o perfil questionável dos personagens. Durante toda a leitura temos impressões sobre aquelas pessoas, sobre aquela casa, sobre o que esta acontecendo. A construção das cenas, a ambientação sombria daquele lugar, tudo nos leva a duvidar, a desconfiar e a criar as mais diversas teorias. O texto foi preparado de uma forma que abre muitas possibilidades.

O que acabou se tornando um problema para mim. Pois depois de insinuar tantas direções, a que efetivamente nos entregou foi frustrante. Há alguns assuntos misturados, que não foram devidamente desenvolvidos. Há cenas chocantes, pesadas, que levantam realidades assustadoras, e que podem afetar os mais sensíveis. Pois elas simplesmente foram dispostas no texto de forma crua, sem nenhuma explicação ou conteúdo que propiciasse ao leitor um espaço para reflexão. Eu vi pequenas incoerências também. Além disso, confesso que não entendi porque ela explorou a sexualidade e a crueldade dos personagens nesse tom.

E o final? Era para gerar duas interpretações: ou você acredita que a revelação é verdadeira, ou você não acredita. Mas por tudo aquilo que eu não posso contar a vocês, eu não vi dessa forma. Para mim só há uma interpretação possível. Quanto aos personagens, não há como aceitar suas ações e nem como gostar deles.

Enfim Verity foi um livro, que fico muito triste em afirmar que não funcionou para mim. Não valeu a pena furar a fila. Mas funcionou para muita gente. Por isso, só há um jeito de descobrir se vocês irão gostar ou não: aventurem-se! 

E vocês? Deixem nos comentários se alguma vez já furaram a fila também e nos conte com qual livro. E se vocês já se arrependeram.


(Resenha da Duda)




💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





Nenhum comentário

Postar um comentário