Resenha: Confie em Mim - Harlan Coben

Boa Noite Leitores do Cantinho!!!!

Continuando nossas duas Semanas só de Thrillers, hoje tem convidado especial!!!!

Estou falando de Harlan Coben, que em 2019 comemorou 10 anos de publicação no Brasil pela Editora Arqueiro. 

Vocês sabiam que ele é um autor aclamado na França, e super premiado, conhecido como “O Mestre das Noites em Claro” ?  Seus livros já foram adaptados para o cinema e também já viraram minisséries. 

Ele foi o único escritor que recebeu a Trinca de Ases da literatura policial americana: Prêmio Anthony, Prêmio Shamus e o Prêmio Edgar Allan Poe, todos por livros da sua famosa série Myron Bolitar.

De todos os livros dele, a Duda escolheu um thriller eletrizante para vocês!!!!

Confiram a resenha dela!!!!


Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Setembro dos Thrillers- Edição 2019 e Setembro dos Thrillers- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.




Livro: Confie Em Mim
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
O Cantinho Indica: 4,5/5 



Confie Em Mim!!!





Sinopse:


Até onde você iria por amor à sua família? Preocupados com o filho Adam, que começou a se distanciar deles depois do suicídio do melhor amigo, Spencer, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante, mas de repente uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos: “Fica de bico calado que a gente se safa.” Enquanto isso, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre a morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho na noite fatídica. Será que foi mesmo suicídio? Para tornar tudo mais assustador, Adam desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo. Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruze de forma trágica, violenta e inesperada.




Confiram a Resenha da Duda!!!!



RESENHA: CONFIE EM MIM


Ao fechar o livro só conseguia pensar: por que levei 11 anos para conhecer Harlan Coben? Seu estilo fica evidente já nas primeiras páginas. É um texto muito maduro, com uma escrita muito direta. Não há nenhuma palavra em excesso, com o propósito de aumentar o número de páginas. Ele não usa artifícios para nos comover. E nenhuma estratégia para nos convencer de seus argumentos. Ele simplesmente joga na nossa cara uma realidade que incomoda. E depois domina como ninguém os sentimentos dos personagens e suas tentativas frustradas de resolver tudo. Ele não passa só verdade, ele prova que tem talento. Esse não é um livro de investigação policial como os outros. Aqui o foco é o drama que cada uma dessas pessoas vivencia. Incluindo os policiais. Quando eles entrarem em cena, vocês irão olhar para eles e se interessar pelos obstáculos que eles precisam vencer. O trabalho que estão realizando, é mero coadjuvante. Coben acaba de ganhar mais uma fã.

Tudo começa com uma mulher. Marianne está bebendo. Um casal de estranhos tenta chamar sua atenção com uma conversa filosófica. O homem não para de falar. Ela não quer ouvir, está sozinha com seus pensamentos. Enquanto faz um exame de consciência, confessa que se ressente por ter prejudicado pessoas inocentes. Está tomada por um sentimento de culpa e arrependimento. Precisava salvar sua filha. Mesmo assim, ela sabe que agiu errado, que até para uma pessoa com seu histórico destrutivo, isso foi demais. De forma muito instigante, o autor não revela o que ela fez, e tampouco a identidade de sua filha. Mas nos mostra sua morte. O assassino foi muito violento, ela pagou um preço alto demais. Só que ainda não acabou. Outras pessoas estavam envolvidas. Ele não iria parar até pegar todas elas.

Enquanto isso, temos outro exame de consciência sendo feito. Dois pais estão avaliando se devem ou não instalar um programa no computador de seu filho. Eles terão acesso a todas as conversas e históricos de sites que Adam acessar em tempo real. Ao que tudo indica, também precisam salvá-lo. Seu melhor amigo Spencer acaba de cometer suicídio. Seus pais, Betsy e Ron, estão arrasados. Não perceberam que Spencer precisava de ajuda. Ninguém conseguiu descobrir porque ele fez isso. E agora Tia e Mike estavam vendo Adam se afastar cada vez mais. Ele não era mais o mesmo garoto. Não podiam ficar de braços cruzados até que fosse tarde demais. Não iriam perdê-lo também. 

Betsy não irá descansar até descobrir a verdade sobre seu filho. Depois de encontrar uma foto, não tem mais certeza se foi suicídio. Precisava perguntar a Adam. Mas esse se esquiva e foge. Logo depois, Tia, sua mãe, recebe um relatório de uma conversa dele, onde alguém o ameaçava. Ele não podia falar o que sabia. Desesperada, ela e o marido tentam encontrá-lo, mas Adam desapareceu!

Tenho tanto a compartilhar! O autor desperta nosso senso crítico durante toda a leitura, nos envolvendo em várias questões. Não sei dizer se essa é a marca registrada dele, se todas as suas obras seguem a mesma linha, pois essa é minha primeira vez com Coben. Ele começa a chamar nossa atenção já através do título. Tudo gira em torno dessa pequena pergunta: você confia em mim? E ela está direcionada aos pais dos personagens. E adivinhem? Para tornar tudo mais real e emocionante, não teremos como falar com os filhos. Spencer morreu. Ele não pode mais explicar o que estava perturbando-o. Quais eram os seus problemas. Já Adam está fugindo. Ninguém consegue falar com ele e muito menos encontrá-lo. Como iremos ajuda-lo? Como iremos resolver tudo, se nem sabemos o que está acontecendo? A construção desse dilema foi fantástica. Teremos a voz de cada pai e de cada mãe. E, ao final, serão todas confrontadas com a verdade sobre seus filhos. 

Confesso que entrar na pele de cada um deles me comoveu a ponto de me fazer chorar. Eu vi a impotência de um pai solteiro. Sua filhinha estava sofrendo bullying na escola. Eu senti como é ser a mãe do garoto que cometeu suicídio. Fiquei de coração apertado por todas as perguntas que ela fez, pois eu sabia que ela não encontraria as respostas. Senti a culpa esmagando seu coração, por não ter percebido, por não ter feito nada. Mas o autor traz também, os sentimentos do pai. E nos mostra como a reação de cada um deles é diferente. E as dificuldades de manter um casamento depois de uma tragédia como essa.

Eu vi o desespero dos pais de Adam. Ele estava cada vez mais distante. O menino alegre não existia mais. Ele não se comunicava mais com eles, o relacionamento mudou. Ele estava abandonando tudo o que sempre gostou. E estava escondendo alguma coisa. Diferente dos pais de Spencer, Tia e Mike sabiam que estavam perdendo seu filho. O que você faria no lugar deles? Coben foi muito preciso em suas argumentações. Ele não disse muito, apenas o necessário para incomodar. E como ele incomodou! Dividindo opiniões, ele coloca na mesa um tema muito atual: os pais têm direito de violar a privacidade de seus filhos? De seguir cada um de seus passos? De controlar suas conversas, suas amizades? Onde estão os limites? Para segurança do seu filho, do que você é capaz? 

E misturado a tudo isso, ele trouxe a maldade. Há um assassino violento em suas páginas. Sabemos quem é ele. E aos poucos, o autor vai desvendando sua mente doentia e seus motivos. É a parti do núcleo dele, que teremos a discussão sobre a violência. Vamos ver um crescente se formando, até ficar grande demais. Uma série de circunstâncias levando a reações que só pioram tudo e nos fazem questionar: a situação levou cada um deles a agir dessa forma? Ou ela apenas foi o estopim? A maldade já existia dentro de cada um deles? 

Até que o desfecho veio. Eu já tinha favoritado o livro, mas voltei atrás por um detalhe. Um dos mistérios da trama recaiu sobre dois personagens. Embora eu já estivesse de olho neles em determinados momentos, eu nunca poderia ter esperado por isso. O autor não fundamentou muito o comportamento, ou a falta dele. Achei que não ficou condizente com a idade deles, ou o que se espera de alguém com essa idade. Ele poderia ter amarrado perfeitamente à questão da violência e da maldade, que para mim independe de quantos anos você tem. Mas como não deu muitas explicações, senti que ficou faltando algo. Minha amiga Bel (companheira fiel de leituras de suspense) ainda achou o motivo do assassino muito fraco. Ela deu nota quatro no skoob. Eu não me importei, pois para mim, nenhum motivo é forte o suficiente para matar alguém, faz parte da natureza doentia de pessoas assim.

E precisamos levar em consideração que o foco do livro não é a investigação. Então, não pesa muito. Eu li em uma única sentada, não consegui parar. Vocês precisam conhecer esse autor! Vale muito a pena. 

Adorei a leitura e recomendo muito!


(Resenha da Duda)





💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜






6 comentários

  1. Oi Duda!!

    Ai, eu adoro o Harlan Coben, mesmo o livros dele sendo bem parecidos, eu adoro a capacidade que ele tem de me surpreender mas eu sou suspeita a falar porque eu amo um livro policial clichê HAHAHAHAHAHA
    Esse livro é um dos que eu mais gostei dele, um dia quem sabe eu leia todos os livros dele!
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cila.

    Eu estou em divida com este autor. Tenho uns quatro livros dele aqui em casa e sempre fico adiando a leitura, mesmo sabendo que é um gênero que gosto muito de ler. Este que você leu ainda não tenho , mas já quero na minha estante. Enquanto isso vou dar prioridade para os livros que já tenho aqui em casa. Parabéns pela resenha, despertou minha curiosidade e bastante.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. lá,
    Eu li este livro há um tempo atrás, e também fiquei pensando nisso que devia ter conhecido os livros dele antes hahaha.
    O meu problema (não sei se é exatamente um problema) é que eu acho gostando muito dos livros dele ou detestando, eu nunca acho um meio termo. Já devo ter lido uns 10 livros dele e é sempre assim ou eu gosto ou detesto, mas que legal que você começou a ler preciso muito te indicar Cilada, com certeza você vai gostar.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu sempre vejo elogios rasgados para as obras do autor, e ainda não tive oportunidade de ler. Espero conhecer em breve, e gostei bastante da premissa deste junto da sua opinião. Curiosa! Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nossa, acredita que nunca li nada desse autor? Mas tenho curiosidade de ler algo dele e fiquei curiosa com a premissa desse livro. Gostei porque parece que ele desenvolveu bem os dramas dos personagens, e o mistério deve deixar a leitura envolvente e angustiante. Amei a resenha e, mesmo com as ressalvas, fiquei curiosa para ler o livro. Vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, confesso que não conheço o autor ainda, nunca tive chance de ler nada dele, porém quando vejo resenhas assim sinto que estou perdendo grandes história adorei sua dica e já anoitei por aqui, espero que 2021 eu consiga conhecer a escrita do autor.

    ResponderExcluir