[Vencedor do Goodreads] Resenha- A Paciente Silenciosa- Alex Michaelides


Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

O Vencedor do Goodreads é uma coluna fixa do Cantinho para vocês conhecerem alguns livros vencedores do Prêmio Goodreads Choise Awards. Como o resultado é liberado apenas em dezembro, as resenhas serão postadas sempre no ano seguinte. Excepcionalmente esse ano, iremos conhecer alguns vencedores da edição de 2018 e também de 2019. Mas atenção! Decidimos que continuações de séries não serão escolhidos.

Como estamos nas Semanas dos Thrillers, hoje vamos indicar o vencedor de 2019, na categoria de Best Mystery & Thriller (Melhor Mistério e Suspense) : o livro A Paciente Silenciosa de Alex Michaelides!!!

Além disso, foi um dos livros mais favoritados e recomendados por blogueiros, youtubers e leitores.

Não percam a resenha da Duda!!!!


Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Setembro dos Thrillers- Edição 2019 e Setembro dos Thrillers- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.



Livro: A Paciente Silenciosa
Autor: Alex Michaelides
Editora: Record
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!! 




A Paciente Silenciosa!!!






Sinopse:


Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?

Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!



 RESENHA: A PACIENTE SILENCIOSA


Estou impressionada! Fui descaradamente enganada. Faz muito tempo que eu não favorito um thriller. Não tenho nenhuma ressalva a fazer. Estamos diante de um texto fácil de ler, com uma escrita muito envolvente. Mas não é só a habilidade de contar a história que se destaca, a história em si e seus personagens são muito interessantes. E concordo com a opinião citada na capa. Eu também tive essa sensação de estar em um daqueles filmes policiais que fazem sucesso em Hollywood. Eu consegui enxergar as cenas na tela do cinema. Principalmente o final. Que final! Foi um golpe muito grande. Eu amei esse livro!

Tudo começa de uma forma bem impactante. A princípio, no prólogo, conhecemos Alicia e Gabriel. Por sugestão dele, ela começa a escrever um diário pessoal. Nessas primeiras páginas, temos uma amostra do relacionamento dos dois. O quanto ela o ama e o quanto ele está preocupado com ela nos últimos dias. Parece que um se importa com o outro. No virar da folha, a frase que abre o primeiro capítulo quebra completamente essa expectativa. Confesso que levei um susto. De forma crua e direta, o autor nos revela: Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou o marido.

Imediatamente a história passa a ser narrada por um psicoterapeuta forense que está interessado no caso dela. Theo Faber consegue uma vaga no Grove, o hospital psiquiátrico judiciário onde Alicia está internada. Iremos descobrir que ela foi encontrada na cena do crime completamente muda, em choque. Que não disse nenhuma palavra em seu julgamento. E que há seis anos, depois que tudo aconteceu, ela continua sem falar. 

O que me deixou muito curiosa. Fiquei dividida entre desvendar a mente da personagem, e solucionar o caso. Pois apesar da condenação, não sabemos nada do que se passou naquele dia.

Daí para a frente, eu só devorei as páginas.

O atrativo desse livro é a forma como o autor trabalha os pontos de vistas. Temos a perspectiva da cena do crime, o que a investigação policial concluiu a partir dela. Logo em seguida, temos a perspectiva do silêncio de Alicia no julgamento, que levou a interpretações e análises jurídicas e psicológicas, consideradas para sua condenação e a escolha de sua pena. Mas também temos uma perspectiva bem diferente, desse mesmo silêncio, durante o período em que ela fica internada. Inclusive esse vai ser o grande enigma da história. 

Com a entrada do personagem Theo Faber, temos uma tentativa de romper esse silêncio. Ele está determinado a ajudá-la. Ele quer curá-la. Mas para alcançá-la, ele precisa descobrir o que aconteceu naquele dia. Ele precisa entender. E com isso ele ultrapassa a linha profissional. Então teremos a perspectiva do médico e a do homem misturadas. Ele permite que seus traumas pessoais influenciem em suas decisões profissionais, comprometendo o tratamento. Depois iremos ver um crescente na trama quando Theo for à busca de pessoas que possam falar por ela, que possam preencher as lacunas. Mas a perspectiva desses personagens irá equivaler a ruídos, eles só irão contribuir para complicar mais ainda esse suspense. Eu tive a sensação muito sutil de que nenhum deles estava sendo sincero. Que estavam escondendo alguma coisa importante.

E aí vem o autor e dá o toque final: intercalada à narrativa de Theo, ele irá nos apresentar a partes do diário de Alicia. Teremos a oportunidade de reviver os últimos dias antes daquele crime brutal, na visão dela. Ela irá falar. Mas sua perspectiva é completamente diversa do que todos os outros estão declarando. E há muito no passado de Alicia para plantar a semente da dúvida no leitor. Ela realmente pode estar doente. Mas e se ela não estiver? 

A questão vai se tornando cada vez mais complexa. Eu tive a impressão de que o autor deu um nó no enredo. E cada vez que ele tentava desfazê-lo, ele só ficava mais emaranhado. Ele vai soltando informações, fazendo revelações que nos deixam mais perdidos. Eu já não sabia mais o que pensar. E de repente... não posso falar nada. Terei que ficar em silêncio agora. Só posso dizer que é muito mais do que parece. 

Antes de finalizar, gostaria de acrescentar que o autor irá aproveitar para colocar em discussão, delimitada pelo contexto da história, o tipo de tratamento que esses pacientes estão recebendo nessas instituições. Ou melhor dizendo, não estão recebendo em nome do que eles consideram ser mais seguro. O que nos faz atravessar os limites da ficção e questionar se na realidade, eles estão sendo tratados como deveriam, ou apenas trancafiados, para livrar a sociedade de suas presenças.

Espero que eu tenha conseguido passar para vocês o quanto adorei esse livro. Para quem gosta de um bom thriller psicológico, esse tem como trunfo o desenvolvimento da trama. A forma como os segredos e mistérios foram aos poucos se apresentando e ganhando fôlego. E como a verdade foi camuflada. Como as cenas foram armadas para que o leitor não conseguisse chegar a um veredito. Culpada ou inocente? Eu fiquei chocada com a resposta!

Esse foi um dos melhores livros que li no ano e um dos melhores thrillers que li nos últimos tempos. 


(Resenha da Duda)




Troféu do Cantinho: Favorito do Ano








💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com
☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





7 comentários

  1. Oi, Amei a resenha, eu pretendo ler em breve esse livro.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cila!
    Talvez eu já tenha comentado isso antes, mas eu achei a ideia de vocês de lerem os vencedores das categorias do Goodreads muito legal! Gostaria de fazer algo do tipo, mas não estou conseguindo ler nem os meus livros obrigatórios, imagina participar de um desafio assim...
    Agora falando com a Duda. Menina, adorei a sua resenha. Já tinha lido diversas resenhas desse livro - e a maioria falando bem -, mas nenhuma tinha me deixado tão interessada na história como a sua. Fiquei com vontade de pegar hoje para começar a ler.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/11/resenha-o-quarto-dia.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu sou fascinada por esse filme. E realmente cai direitinho no caminho que o autor quis nos levar, me fazendo ficar surpresa com as revelações finais. Sim, realmente temos que ressaltar a importância do tratamento psiquiátrico que acontece nesses locais. Ótima resenha e que bom que gostou da leitura. Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa obra, mas gostei da proposta geral do enredo. Gosto muito de trillers e do desenrolar de descobertas do que realmente aconteceu em um momento específico. Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Ainda não li esse livro, mas fiquei muito curiosa como o enredo se desenrola, tem um mistério por trás desse silêncio e esse crime pode ser armação? Olha minha curiosidade aflorando kkk. Quero muito ler esse livro, quero descobrir o segredo escondido e saber se Alicia é a assassina ou a vítima. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Vi muitos elogios sobre esse livro e fiquei bem curiosa para saber o motivo. Apesar de gostar muito de thriller esse ainda está na fila. Como alguém pode ficar tanto tempo sem falar? E ainda não dizer nenhuma palavra para se defender? Gosto dessa técnica que alguns autores usam, dão um panorama no início e depois vão desenrolando a história. Incrível com certeza! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nossa, eu amei ler sua resenha e preciso dizer que concordo com tudo. Esse livro foi a maior surpresa que tive ano passado e fiquei completamente apaixonada pela forma como o autor construiu a história. O final me pegou completamente de surpresa e foi um choque para mim. Me senti totalmente enganada, mas amei isso haha. Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir