[Especial Um Autor]: Resenha do Livro A Guerra que Salvou a Minha Vida - Kimberly Brubaker Bradley



Boa tarde Leitores do Cantinho!!!!

Essa semana iniciamos o mês Janeiro para Lembrar das Guerras, no Calendário do Cantinho para Leitura. E inauguramos uma coluna nova: Especial Um Autor Edição 2021,  com a autora Kimberly Brubaker Bradley. 

Para quem perdeu e quer conhecer mais da autora e suas obras premiadas, confira nossa postagem (Especial Um Autor: Kimberly Brubaker Bradley).

Hoje vamos falar do Livro "A Guerra que Salvou a Minha Vida: Quando a Guerra Começa Dentro de Casa". Vencedor do Newbery Honor Award, primeiro lugar na lista do New York Times e adotado em diversas escolas nos Estados Unidos. 

Ganhou o  Schneider Family Book Award e o Josette Frank Award, além de ter sido eleito entre os melhores livros de 2015 pelo Wall Street Journal, a revista Publishers Weekly, a New York Public Library e a Chicago Public Library, entre outros

Sua personagem principal Ada e seu irmão, conquistaram o coração de muitos leitores. É impossível não se apaixonar e torcer por eles!!!

Inclusive, esse livro, e também a sua continuação (que vamos trazer ainda essa semana), se tornaram não só queridos, mas também  favoritos  por blogueiros, youtubers e leitores. Por isso os dois entraram para nossa Coluna Os Mais Pedidos. 


Por isso vocês não podem perder a resenha da Bel!!!!



Livro: A Guerra que Salvou a Minha Vida- Quando a Guerra Começa Dentro de Casa (Livro 1)
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: Darkside
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!! 

 


A Guerra que Salvou a Minha Vida!!!





Sinopse:

A Guerra que Salvou a Minha Vida é um daqueles romances que você lê com um nó no peito, sorrisos no rosto e – entre um parágrafo e outro – lagrimas nos olhos. Uma obra sobre as muitas batalhas que precisamos vencer para conquistar nosso lugar no mundo. Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um "pé torto" como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor. Combinando a ternura de Em Algum Lugar Nas Estrelas, outro título da coleção DarkLove, com a realidade angustiante de O Diário de Anne Frank, A Guerra que Salvou a Minha Vida apresenta uma perspectiva da Segunda Guerra Mundial vista pelos olhos de uma menina que se transforma em refugiada no seu próprio país. Mais uma oportunidade perfeita para emocionar corações de todas as idades e relembrar os valores do companheirismo e da amizade em todos os momentos da nossa vida. Vencedor do Newbery Honor Award, primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times e adotado em diversas escolas nos Estados Unidos
.

Confiram a Resenha!!!!!!!



RESENHA: A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA


Eu sei que é clichê dizer isso, mas até agora estou me perguntando por que eu demorei tanto para ler esse livro. “A Guerra que Salvou a Minha Vida” nos apresenta uma história linda! Gente, meu coração amoleceu pela Ada e pelo Jamie. Com tudo o que eles sofreram. Com a vida tão dura que levaram. Por isso foi tão inspirador e tocante acompanhar a jornada de superação deles. Principalmente de Ada, por isso o livro é narrado por ela. Mas o enredo vai muito além. Fala sobre descobrir o mundo, para depois ter que aprender a viver e se comunicar dentro dele. Fala sobre deficiência, para depois ensinar que ela não nos torna incapazes. Fala sobre amor e fala sobre família. Eu fiquei encantada. Amei esse livro!

Logo no início, a autora deixa bem claro que existem vários tipos de guerra. E que nossa pequena personagem precisa enfrentar uma guerra do lado de fora e outra do lado de dentro de sua casa. Eles estão em Londres no ano de 1939 e já há rumores de que a Inglaterra será bombardeada pela Alemanha de Hitler. Mas a realidade da Segunda Guerra Mundial ainda parece bem distante de Ada. Ela não sabe a própria idade, acredita que tem 10 anos. Seu pé direito é pequeno e torto. Ela não anda, por causa da dor extrema. Rastejar é a única forma que ela encontrou para se locomover. Quando sua mãe não está, ela passa o tempo debaixo da janela, observando o mundo à sua frente. Um que ela não pode alcançar. Que é limitado de muitas maneiras. Nunca foi à rua, sua mãe não permite. Tem vergonha dela. Diariamente a humilha, a diminui, a despreza. Ada passa fome, sofre maus tratos, é agredida fisicamente e verbalmente e sofre castigos que a traumatizaram. Acreditou a vida inteira que é má, e que fez algo muito ruim para ser aleijada. Sim, é assim que a mãe a chama. Ela tem pavor de ficar sozinha, por isso não está reagindo muito bem à liberdade que seu irmão tem de fazer amigos e ir para escola. Ele fica lá fora o dia inteiro, enquanto ela fica presa, sozinha para lidar com essa mãe.

Foi de partir o coração ver que apesar de tudo, Ada acreditou de forma pura e inocente, que se aprendesse a andar, sua mãe não teria mais um motivo para se envergonhar e iria amá-la. Secretamente ela tentou, dando tudo de si. E um dia, com a aproximação cada vez maior da guerra, surgiu uma oportunidade para fugir dali. Visando proteger as crianças, os pais estavam enviando todas elas para o interior. Ada pegou seu irmão e partiu, sem que a mãe soubesse. Eles vão parar em um pequeno vilarejo, em Kent, ainda na Inglaterra. E acabam sendo forçados a morar com Susan, que não escondeu sua recusa em ficar com eles. 

Foi impressionante como a autora quebrou nossas expectativas nesse momento. O mundo que sempre foi negado a ela, e que agora estava em suas mãos, sem mais barreiras, ao mesmo tempo em que era infinitamente melhor, apesar do cenário da guerra, era também excludente. A adaptação deles foi muito complexa. Eles se sentiam à parte, não conseguiam se encaixar ali. Eu fiquei passada, pois eles não sabiam ler e escrever. Não conheciam o significado das coisas mais simples e por isso não entendiam quase nada do que diziam a eles. O que fez Ada se ressentir. Estava sempre com raiva, brava, mal humorada. Tinha muito a dizer e não sabia como. 

A forma como a autora desenvolveu o relacionamento deles com Susan me emocionou. Na maioria do tempo ela não sabia o que estava fazendo. Sempre foi sincera com as crianças em como não se sentia capaz de cuidar delas. Eles terão altos e baixos, pois ela estava trancada em seu luto. Ada, principalmente, será difícil, resistirá ao máximo à aproximação de Susan. E no fim, iremos ver como foram as crianças que deram razão à vida dela. 

Eu amei os personagens secundários também. Todos eles tiveram um papel muito importante em suas vidas e contribuíram para a transformação deles. O pônei Manteiga e o gato Bovril, o Stephen Whit e o coronel Mcpherson, Maggie e sua mãe Lady Thorton e o sr. Grimes. Eles irão estabelecer laços, formando uma comunidade. Ada e Jamie pela primeira vez sentirão que pertencem àquele lugar, àquelas pessoas. Com Susan, eles encontraram um lar e criarão uma família. 

E o final foi marcado por ação e muita emoção. Teremos aquelas duas guerras que mencionei colidindo sobre Ada e Jamie. Segurem os corações! Eu cheguei a ficar arrepiada! Lindo demais! E iremos ver também o quanto a personagem cresceu. Há uma mudança muito grande da Ada do início da história, para a Ada do fim. Vou correndo agora ler a continuação. O que será que me espera?




(Resenha da Bel)






Troféu do Cantinho: Favorito do Ano



 

💕 Especial Um Autor: Kimberly Brubaker Bradley (conheça a autora e suas obras)


💕 Duologia A Guerra que Salvou a Minha Vida (Ler na Ordem):

1) A Guerra que Salvou a Minha Vida: Quando a Guerra Começa Dentro de Casa (Livro 1)

2) A Guerra que me Ensinou a Viver: O Amor Vence a Guerra (Livro 2)







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜








24 comentários

  1. Eu adoro ler e suas resenhas são excelentes! Obrigada por compartilhar! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. O livro tem uma história bem gostosa de ler, é uma história bastante encantadora, gostei muito dos personagens, parabéns pela resenha, confesso que fiquei com vontade ler ele todo, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!!

    Eu quero ler esse livro desde que ele lançou mas ainda não tive oportunidade de ler. Todo mundo que lê ele se emociona e comigo com toda certeza não vai ser diferente. Adorei saber a opinião de vocês sobre o livro e o projeto é muito bacana. Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  4. Resenhas maravilhosas que aguçam o apetite de quem as lê, mas confesso que neste caso em concreto sinto um aperto no peito com este tipo de histórias.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é tão bem falado que chego a ter medo de ler e não gostar e de ler e me emocionar muito (ando fugindo de livros deliberadamente cheios de emoção e lagrimas). Sua resenha tá bem legal, apresentou muito bem a obra e renovou em mim a vontade de ler.

    https://elfpandora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei a resenha. Já tive oportunidade de ler esse lioporÉ uma história muito emocionante com
    personagens encantadores stirando a mãe é claro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já me interessei pela leitura, gosto de livros que nos transborde em emoções, e ainda nos dê uma lição de vida!

    ResponderExcluir
  8. Olá Cila,
    Ah, o post ficou lindo. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. São tantos elogios que leio sobre a duologia que não tem como não querer. Sua resenha e a forma que falou sobre o livro e a autora só me comprovaram isso.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  9. Parece mesmo ser uma leitura emocionante, e visto de uma outra pespectiva. Gostei mesmo da sinopse e resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem ?
    Fico pensando, como deve ser bacana ver todo esse conflito sob a perspectiva dela. Afinal, guerras externas e internas, sempre mexem muito conosco.
    Eu não conhecia ainda, nem a obra e nem a autora.
    Mas fiquei encantada.
    Adorei a dica,
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, como vai? Este livro parece-me incrível, não é mesmo? Tenho vontade de o ler. Gostei bastante de sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cila.
    Eu quero muito ler esse livro. Mas toda vez que estou com dinheiro ele está custando os olhos da cara e quando aparece alguma promoção estou sem nenhum hehe. Mas um dia ainda vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi Bel! Oi Cila!

    Meninas estou louca para conquistar este livro, pois sempre que leio uma opinião sobre ele, minha vontade é correr atrás do livro e começar a leitura. Tenho certeza que vou amar a história, além de ter uma edição lindíssima. Parabéns pela resenha. Vou tentar adquirir a duologia o mais rápido possível.

    Bjos
    https://consumidoradehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Eu conhecia esse livro só pela capa, mas nunca pesquisei mais a respeito dele. Estou arrependida. Parece ser incrível, sua resenha me ganhou, vou procurar lê-lo o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Toda vez que vejo resenha deste livro tenho opiniões diferentes, fico com vontade de ler aí depois eu acho que iria ficar muito impactada, na verdade só lendo pra saber né? heheheh
    Gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro 🙂 não conhecia o trabalho da autora, parece ser bem interessante já quero ler

    ResponderExcluir
  17. Olá Cila, tudo bem?

    Tenho esse livro há uns 3 anos na estante e não sei o porquê de não ter lido ainda, porque só vejo muitos elogios em relação à obra. Gostei de saber que os personagens secundários são bem construídos, isso é um ponto bem importante pra mim. Arrasou no post e já me deixou curiosa para ler o quanto antes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. OOi
    Eu amei a resenha! Esse livro sempre me deixa curiosa para ler, pois acho a premissa linda, mas por outro lado eu não gosto de livros tristes. Adoro personagens como ela, mesmo com tantas dificuldades sempre sonha.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto muito deste livro e da sua sequência. Acho bem corajoso da parte da autora mostrar que a guerra que foi a grande vergonha da humanidade, tenha sido positiva para uma pessoa. Além da edição que está linda demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Minha sobrinha comprou esse livro, e elogia o livro até não querer mais, deve ser muito bom que todo mundo esteja gostando de ler, estou pronto para pedir a minha sobrinha que me empreste, o problema é que ela tem ciúme dos livros que compra. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia este livro, achei bem legal a forma que vc trousse aqui para o blog, gosto de livros onde existe uma narrador. Muito legal sua resenha. Beijos Luma

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho esse livro na minha estante e desde que comprei que quero muito ler. Muita gente fala muito bem e pede que leia, mas quero ler no momento certo para desabar em lágrimas! rsrs

    ResponderExcluir
  23. Oi Cila!
    Li esse livro a um tempo atrás e sempre que vejo ele na estante ou leio alguma resenha sobre ele, fico penando em toda as emoções que senti lendo, esse livro é muito marcante e a inocência da protagonista foi o que me deixou com o coração apertado, por ser tão pequena e ter que passar em situações difíceis e não ter nem carinho e proteção da mãe. Vou reler algum dia desses, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu tenho esse livro desde o lançamento e ainda não li? Parece ser uma história linda e muito sensível, e sempre vejo muitos elogios, mas fui enrolando por medo de ser triste demais. Pela resenha, percebi que meu coração vai ficar pequenininho acompanhando tudo que a protagonista enfrenta. Mas quero ler algum dia, porque parece ser uma daquelas histórias que passam muitas lições.
    Beijos!

    ResponderExcluir