[Especial Um Autor]: Resenha do Livro A Garota Alemã - Armando Lucas Correa

 Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

Hoje iremos prestigiar mais um autor na nossa coluna Especial Um Autor Edição 2021.

E como estamos no mês Janeiro para Lembrar das Guerras, no Calendário do Cantinho para Leitura. escolhemos um autor incrível, best-seller internacional: Armando Lucas Correa!!!

Para quem perdeu e quer conhecer mais do autor e suas obras, confira nossa postagem (Especial Um Autor: Armando Lucas Correa).

Hoje vamos falar do Livro "A Garota Alemã", best-seller internacional. 

Uma história forte, poderosa, comovente, com personagens inesquecíveis que permanecerão em nossos corações. Vocês precisam conhecer essa trilogia!!! No final da obra, o autor explica sobre a tragédia em que se inspirou para escrever a história. 

Inclusive, esse livro, e também a sua continuação (que vamos trazer ainda essa semana), se tornaram não só queridos, mas também  favoritos  por blogueiros, youtubers e leitores. Por isso os dois entraram para nossa Coluna Os Mais Pedidos. 


Por isso vocês não podem perder a resenha da Duda!!!!



Livro: A Garota Alemã (Livro 1)
Autora: Armando Lucas Correa
Editora: Jangada
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!! 

 


A Garota Alemã!!




Sinopse:


Baseado numa história real, A Garota Alemã é um romance magistral. A bordo do famoso transatlântico St. Louis, uma garota de 11 anos e 936 refugiados judeus fogem da Alemanha Nazista. Berlim, 1939. Hannah Rosenthal, de 11 anos, tinha uma vida de contos de fadas. Ela passava as tardes no parque com seu melhor amigo, Leo Martin. Mas, agora, as ruas estão cheias de nazistas. Eles vislumbram uma esperança para sair desse inferno: o St. Louis, um transatlântico que pode propiciar aos judeus uma travessia segura para Cuba. Mas logo as circunstâncias da guerra mudam e o navio que era sua salvação agora parece ser a sua sentença de morte. Nova York, 2014. Anna Rosen, ao fazer 12 anos, recebe um envelope misterioso de Hannah, uma tia-avó que criou o pai falecido. O conteúdo do envelope inspira Anna e a mãe a viajarem a Cuba para conhecer Hannah e descobrir a verdade sobre o trágico passado da família.



Confiram a Resenha!!!!!!!

RESENHA: A GAROTA ALEMÃ



Ainda impactada por esse final tão perfeito, triste e belíssimo, estou sem palavras. Que livro! Não é apenas a emoção que embarga minha voz. É tudo! “A Garota Alemã” é um daqueles raros casos em que o livro gruda em nossa pele, e marca nossa alma. Foi tão vívido, que a força desses personagens transcendeu o contorno da ficção. O premiado, autor e jornalista, Armando Lucas Correia, nos trouxe uma amostra das incontáveis atrocidades e monstruosidades que ocorreram no Holocauto, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele inspirou sua obra na pesquisa do que aconteceu com o Transatlântico St. Louis. E dentro do mesmo contexto histórico, nossos protagonistas se verão mais uma vez subjugados, agora no cenário da Revolução Cubana. 

A história é narrada por duas meninas de apenas 11 anos: Hannah Rosenthal e Anna Rosen. Enquanto Hannah está na Berlim de 1939, Anna está na Nova York de 2014. O autor irá desenvolver suas jornadas até o momento em que elas se entrelaçam. As duas possuem em comum uma tragédia em suas vidas. E até o final dessa história, irão descobrir um laço muito forte que as une.

Berlim 1939: Hannah.

Já na primeira frase eu levei um susto bem grande. Mas depois lembrei que essa era a perspectiva de uma garotinha. Já se passaram 4 meses desde que tudo mudou. Não há mais nada a ser feito. Eles precisam ir embora. Alma Strauss, se comporta como uma Diva. Ainda descontrolada não aceita deixar para trás toda uma vida. É mais difícil para ela, que outrora tinha uma posição de privilégio e vivia de forma invejável. Segue os dias, em profundo desespero, trancada em casa, para se proteger da opressão do lado de fora. A realidade recai como um peso esmagador sobre o marido. Que até Hannah, com sua pouca idade, foi capaz de perceber que já estava com a alma destruída e não aguentaria muito mais. Por isso tudo foi planejado: eles iriam fugir para Cuba, no Transatlântico St. Louis.

Nova York 2014: Anna.

Ida Rosen passa os dias, trancada em seu quarto, entorpecida pela dor da perda do marido Louis. Ela se recusa a aceitar a realidade e faz daquelas paredes seu refúgio, alheia a vida do lado de fora. Deixando a filha, de apenas 11 anos, completamente sozinha, para cuidar de si mesma. Até que um dia elas recebem um envelope. E para espanto delas, a remetente é a tia-avó de Anna. Louis as fez acreditar que a família dele estava morta. Ele sempre foi enigma. Ida nunca soube nada de seu passado. Decididas, elas embarcam em uma viagem para Cuba, que mudará para sempre suas vidas e trará a paz que tanto precisam para seguir em frente. .

Diante de uma escrita com expressiva qualidade, destacando-se pela profundidade e complexidade dos personagens, bem como pela incrível construção do enredo e pela facilidade com que o autor transita no passado e no presente, amarrando no desfecho a vida de todos eles, é uma missão quase impossível sequer dizer alguma coisa. O livro é simplesmente perfeito e fala por si só.

Então, e agora? Há muitas cenas e diálogos que eu ainda revivo em minha mente. Pois a força que essa história tem é muito grande. Mas há uma questão que foi brilhantemente desenvolvida, logo no início, e que perdurou até o fim, que eu não consigo esquecer. E que na verdade, trata-se de uma simples pergunta: Por quê?  Por que eles da noite para o dia, se tornaram indesejáveis? Sujos? Vermes? O que eles fizeram? O autor explorou de forma acertada esse questionamento, a partir do olhar de Hannah. Tudo começa aqui. Ela não entende a hostilidade, o ódio, o desprezo. Nós também não iremos entender. A existência deles foi declarada indigna. Seus nomes ficaram marcados como se fosse um pecado. A reação dela, de sua mãe e de seu pai, tão distintas e ao mesmo tempo comuns, foram colocadas de forma muito tocante e impactante. Eu me emocionei e chorei. 

A atmosfera se torna mais pesada a cada dia que a violência direcionada aos judeus aumenta. Dá para sentir no texto que eles estão encurralados e que um mal muito grande está por vir, tornando a permanência deles em Berlim impossível. Eles precisam fugir. Mas nem todos terão essa chance. Eu me vi torcendo para que nada acontecesse a eles, impedindo a fuga. Eles só precisavam de um pouco mais de tempo, que já estava se esgotando. E quando eles pisaram no navio, eu senti o alívio: estavam salvos! Mas eu me enganei. Como eu não conhecia essa história, me surpreendeu a realidade que os alcançou em alto mar. Imaginem se colocar no lugar de 937 passageiros. Ver a esperança deles morrer com a consciência de que não acabou. Nunca terá fim! Sem palavras novamente.

Com uma cena que me destruiu, o cenário muda para Cuba. E será devastador descobrir que não há lugar seguro para eles. E para ninguém. Como permanecer vivo? Os personagens serão consumidos. 

Não poderia deixar de falar sobre Leo, o melhor amigo de Hannah. Esse livro não existe sem ele, simples assim. Foi inevitável me apaixonar e me apegar. Ele tornou tudo mais doce, mais colorido, quando era tudo sombrio e assustador. Ele era uma criança muito intensa e muito viva, e ao mesmo tempo, pelas circunstâncias, aprendeu a ser adulto. A forma como percebeu rapidamente a realidade e sua reação a ela tornou esse texto especial. Muitas vezes, ele foi a razão dos meus sorrisos e também das minhas lágrimas.

Vocês irão ver que o texto é fácil e muito envolvente, eu não conseguia parar de ler e terminei sem sentir. Consegue ser leve, pois trás o olhar de duas crianças sobre os acontecimentos (Hannah e Leo). Ele não mostra o terror. Mas ele fala dele. E com tanta propriedade e habilidade, que as cenas e os personagens se tornaram reais para mim. 

Esse é um romance histórico poderoso e difícil de esquecer, que se tornou um dos meus favoritos e que recomendo a todos vocês! 



(Resenha da Duda)






Troféu do Cantinho: Favorito do Ano



 

💕 Especial Um Autor: Armando Lucas Correa (conheça o autor e suas obras)


💕 Trilogia A Garota Alemã (Ler na Ordem):

1) A Garota Alemã (Livro 1)

2) A Filha Esquecida (Livro 2)







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜




20 comentários

  1. Oi, tudo bem? Parece-me uma obra maravilhosa, não è mesmo? Fiquei com vontade de conhecer esta história bem de pertinho. Muito boa a resenha. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem ?
    Sabe que livros com essa temática, eu nunca tive coragem de ler. Minha avó veio refugiada da guerra para cá, então sempre foi um assunto que teve um peso muito grande de sofrimento em minha família, quase como uma herança.
    Mas de fato, fico imaginando como deve ser lindo como um livro narrado por duas crianças deve ser incrível, não é a toa que se tornou seu favorito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece ser bom mesmo, para vc favoritar. Já tinha visto e fiquei com vontade de ler, agora com a sua resenha deu para ter um visão e espero ler futuramente.
    https://quemevcbrubs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cila
    Eu sinceramente não gosto muito de histórias que se passam no início do sec. XX, não sei bem o porquê mas elas não me chamam muita atenção. Ainda mais agora que o livro tem esse tom mais melodramático, eu tô bem fugindo de leituras assim. Mas é ótimo saber que tenha gostado tanto, eu gosto muito de obras que nos comovem e nos deixam entretidas até o final.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cila, tudo bom?
    Acho que um drama desse nível, não é algo que me faria bem no momento.
    A pandemia mexeu muito comigo e estou buscando coisas mais românticas, sabe? rs
    Mas você favoritou, então obviamente vai para a listinha de desejados.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu amo histórias ambientadas neste período vergonhoso da história humana e sempre aprendo e me emociono e a sua resenha só meu deixou com mais vontade de ler esse livro que eu já tinha visto por aí, mas ainda não sabia se queria ou não ler. Achei a capa linda!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber sobre o livro Garota Alemã de Armando Lucas Correa, estou curioso para ler, eu amo leitura diferente! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Está aí um livro que quero muito ler algum dia. Eu fiquei curiosa com esse relacionamento entre os acontecidos em 1936 e 2014. Quero saber mais sobre as protagonistas e o que acontece com elas.
    A capa do livro está linda e fico feliz que a leitura funcionou contigo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  9. Estou a pensar adquirir esse livro, fiquei super interessada na história e a querer saber mais. Óptima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Fantástica sua resenha, já tinha lido sobre esse livro e já estava no meu coração de adquirir.Obrigada pela indicação.bjus.

    ResponderExcluir
  11. A certos livros que lemos que parece que estamos vivendo as mesmas emoções dos personagens. Choramos, rimos e amamos com ele. Esse parece um desses livros. Muito obrigada pela indicação! bjos!

    ResponderExcluir
  12. É uma história incrível, é um livro que prende o leitor, a capa é simplesmente linda, sua resenha me deixou bastante curiosa pelo livro, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, sua resenha da Garota Alemã foi muito emocionante. Adoro livros que abordam esse assunto. Fiquei muito emocionada. parabens pelo post, Obrigada por compartilhar. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, moça! Esse livro está em minha lista de leitura, conheço muito pouco do autor e vou conferir na outra coluna que você sugere na postagem. "E será devastador descobrir que não há lugar seguro para eles. E para ninguém. " isso é angustiante, pensar nisso, ler sobre isso, imagina viver isso...

    ResponderExcluir
  15. oi!
    Eu adorei a sugestão de livro é bem interessante, gosto de livros que tenham essa temática. Já coloquei na lista de leitura ;)

    ResponderExcluir
  16. Olá, meninas.
    Adoro que vocês fazem mês temáticos. Esse tema da guerra é um que eu gosto muito de ler porque é sempre bom lembrar para não repetir os erros. Não conhecia esse livro ainda mas já vou levar a indicação.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Estou procurando Livros interessantes e esse me pareceu muito intenso. Com certeza seguirei tua indicação e sequência de leitura também.
    Obrigada pela Resenha, ficou ótima!

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Confesso que não sei muito dessa parte de pessoas que fugiram pra Cuba, então acho que tudo seria uma novidade pra mim. Mesmo não lendo tanto livros baseado em fatos parece ser interessante!

    ResponderExcluir
  19. Uma ótima indicação de leitura. Vc sempre com sugestões literárias muito boa. Gosto de livros baseado em fatos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Cila!
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito da abordagem e do enredo em si. Lendo sua resenha comecei a fazer algumas comparações com o livro que li da Anne Frank, que apesar de histórias diferentes o cenário é o mesmo, houve uma montanha russa nas minhas emoções foi muito surreal. Amei sua resenha, vou anotar sua dica, fiquei muito curiosa para saber o final. Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir