[Vencedor do Goodreads] Resenha- A Lista de Convidados- Lucy Foley



Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

O Vencedor do Goodreads é uma coluna fixa do Cantinho para vocês conhecerem alguns livros vencedores do Prêmio Goodreads Choise Awards. Como o resultado é liberado apenas em dezembro, as resenhas serão postadas sempre no ano seguinte. 

E hoje estamos começando a Edição 2021 do Setembro dos Thrillers, no Calendário Literário do Cantinho, com o vencedor de 2020 na categoria de Best Mystery & Thriller (Melhor Mistério e Suspense) : o livro "A Lista de Convidados" de Lucy Foley!!!

Ele também foi indicado pelo Clube do Livro da Reese Witherspoon.

Para quem ainda não conhece a escritora, ela é autora do best-seller "A Última Festa".


Não percam a resenha da Duda!!!!



Livro: A Lista de Convidados 
Autora: Lucy Foley
Editora: Intrínseca
O Cantinho Indica: 4,5/5  



A Lista de Convidados!!!





Sinopse:

Autora do best-seller A última festa volta com suspense impossível de largar sobre uma festa de casamento da qual nem todos os convidados sairão vivos.  Em uma ilha afastada na costa da Irlanda, convidados se reúnem para celebrar uma união de dar inveja. O noivo, bonito e charmoso, é uma estrela de TV em ascensão. A noiva, elegante e ambiciosa, é editora da própria revista. A festa de casamento é um reflexo de suas personalidades: vestido e terno de grife, localização remota e exclusiva, decoração luxuosa, uísque da melhor qualidade. Tudo rigorosamente planejado. Mas a perfeição só existe mesmo nos planos. E o perigo mora nos detalhes. À medida que as garrafas de champanhe estouram e a festa avança, o ressentimento e a inveja começam a se sobrepor à alegria e aos votos de felicidade. E então uma tempestade desaba com fúria sobre a ilha, e esse é só mais um motivo para abalar os ânimos já alterados. Depois de uma abrupta queda de luz no meio da festa, a garçonete anuncia aos convidados que um corpo foi encontrado. Isolados e aguardando a chegada da polícia, apenas uma coisa é certa: o assassino é uma das pessoas presentes no evento.


Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!

 RESENHA: A LISTA DE CONVIDADOS


Eu vi algumas opiniões negativas sobre o primeiro livro da autora “A Última Festa”. Mas como “A Lista de Convidados” foi o grande vencedor do Prêmio Goodreads, eu resolvi dar uma chance e o resultado foi que eu adorei! 

Página por página! Foi assim que o enredo desse livro foi crescendo, de forma completamente inesperada por mim. Eu me surpreendi devorando essa leitura. Consegui concluí-lo em poucas horas. Inclusive, não sei se vocês ouviram falar, mas algumas pessoas declararam que curaram sua ressaca literária com ele. É uma delícia de ler!

Tudo começou na noite do casamento. Ou mais precisamente, quando as luzes se apagaram. 
Os convidados poderiam ter se assustado menos, se não estivessem influenciados pela grande tempestade enfurecida do lado de fora das tendas, que foram armadas para a festa. Talvez, se não estivessem em Inis an Amplóra, ou Ilha Cormorant, na Costa da Irlanda, completamente isolados. O único acesso era por barco, que com um tempo como aquele levaria horas para chegar. Se conseguisse chegar ainda naquela noite.

Ou talvez ainda, se aquele grito de pavor não tivesse acontecido!

A partir dessa cena, a autora com muita habilidade, irá transitar entre a véspera do casamento e o dia do casamento. Na véspera, iremos conhecer os convidados considerados VIP, uma lista exclusiva de pessoas que irão se hospedar junto com os noivos.

São eles:

Os padrinhos do noivo (Johnno, Femi, Angus, Duncan e Pete); a meia-irmã da noiva e sua madrinha, Olivia, e a mãe delas; o melhor amigo da noiva Charlie, e sua esposa Hannah.

Na casa ainda teremos os noivos, que são verdadeiras celebridades: Will Slater e Julia Keegan. E é claro, os proprietários que também são responsáveis por todo o casamento e festa: Aoife e seu marido Freddy.

Nos momentos em que a autora retorna para aquele grito, ela propositalmente, entra e sai de cena de forma muito rápida. Deixando-nos ansiosos por informações. Quem gritou? Por que gritou? Até que finalmente descobrirmos um corpo! E nessa hora, iremos ter a impressão que aquela é uma lista desastrosa. E que todos agora são suspeitos. Mas qual deles foi a vítima?

Esse grupo de pessoas tem uma historia. Existem muitos segredos entre eles. E relações familiares mal resolvidas. E alguém muito perigoso. Eu fiquei surpresa em como a autora vai de forma surpreendente ligando cada um desses convidados a essa pessoa. E de uma forma muito negativa.

É um texto mais simples? Sim. Mas eu gostei muito da forma como a autora apresenta os personagens. Ela diz o suficiente de cada um, sem aprofundar muito, apenas o necessário para conhecermos seus dramas, e descobrirmos que cada um esconde algo que a autora ainda não contou. Definitivamente, ela preparou o cenário, nos deu o estado de espírito de cada um deles, deixou levemente no ar o problema dessas pessoas enquanto grupo, nos fazendo crer que cada um deles individualmente, tem potencial tanto para ser vítima, como para ser o assassino.

Porque um crime vai ser cometido na noite do casamento. E da mesma forma que o culpado é um deles, a vítima é um deles também.

Foi interessante ver a ilha, descobrir o cenário, de acordo com os olhos dos personagens. Como se sentem ali, naquele lugar. Da mesma forma que é interessante ver como cada um deles se sente em relação aos outros. Como há segredos e sentimentos reprimidos por muito tempo.

O trunfo desse livro foi a estrutura, o desenvolvimento da historia. Ela segurou até o último minuto o que aconteceu. Mas não foi simplesmente segurar, foi tudo muito bem estruturado. Até quando descobrimos o que de fato aconteceu e quem era a vítima, ela ainda mostra que várias pessoas tiveram a oportunidade e o motivo para matarem.

Aí vem o grand finale. Ela coloca vitima e assassino cara a cara e eu não esperava por essa! Iremos descobrir que todos estão ligados a vitima de uma forma única e chocante. E o legal é que você não fica o livro querendo saber quem matou. Na verdade você fica tentando descobrir quem é a vitima. Pois são tantas questões do passado escondidas que quando as verdades vão sendo reveladas, você espera pelo pior de qualquer um deles. Não há como saber como cada um irá reagir.

Até que vai se aproximando do final e a autora amarra todas as historias, ligando todos eles de uma forma única e chocante.

Eu só acredito que o desfecho poderia ter sido um pouco mais desenvolvido. Fiquei com a impressão que a autora perdeu o fôlego no finzinho. Mas nada que prejudique minha experiência com a história. Só não ficou perfeito. 

Eu adorei e pretendo agora dar uma chance para o seu outro livro “A Última Festa”.



(Resenha da Duda)











💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura




6 comentários

  1. Olá,
    eu recebi esse livro através do Clube do Livro Intrínsecos, e até iniciei a leitura na época e a impressão que tive foi a mesma que a sua, a história é realmente gostosa de se ler. Mas tive que passar outras leituras na frente e acabei não retomando mais a leitura. Fico contente em saber que de modo geral, apesar do desfecho, o livro não decepcionou. Pretendo lê-lo este ano.

    Abraços!
    Blog Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Esse é um livro que tenho muita vontade de ler. Adoro tramas assim onde todos podem ser culpados e que vamos conhecendo fragmentos da realidade aos poucos. Adorei saber o quanto gostou e mesmo com essa ressalva em relação ao final, fiquei com muita vontade de ler. Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro, mas confesso que não sabia muito sobre o que se tratava e nem que tinha vencido o Goodreads Choice Awards. Confesso que não me atraiu muito, assim como o outro da autora, mas gostei de saber que foi uma leitura tão boa. Que bom que mesmo que tenha faltado um pouco mais de desenvolvimento para o final, foi um livro tão bom. Amei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Ah, o que dizer dessa autora? Lembro do lançamento internacional do livro A última festa e o tanto que fiquei curiosa para saber qual editora traria o livro para o Brasil. Quando a Intrínseca lançou, logo comprei e li em 2/3 dias. Achei incrível como ela criou a ambientação, o frio na barriga por não saber quem era o assassino. Mas também achei que o final foi um tanto corrido. Creio que deva ser uma característica da autora. Agora estou ansiosa por esse. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adoro esse gênero fico ansiosa e roendo as unhas para saber respostas sobre o crime e sobre personagens suspeitos kkk. Não conhecia esse livro, fiquei curiosa para saber mais do enredo e como vai se desenrolar a trama, vou colocar na minha lista, pois por sua resenha percebi que vai ser empolgante principalmente por você contar sobre a estrutura e o desenvolvimento da obra, obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem ?
    Eu havia visto lá no Goodreads, mas nem dei muita bola, pq não havia chamado a minha atenção. Mas lendo a resenha agora, fiquei muito empolgada.
    Até anotei a dica aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir