Resenha do Livro: Maria Clara - A Conquista de Um Lugar Ao Sol de Virgilio Pedro Rigonatti - Editora Lereprazer!!!


Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Estamos presenciando um momento na literatura muito rico de figuras femininas expressivas. E hoje iremos falar de uma muito especial, principalmente porque ela é uma exemplo da vida real. 

A Duda traz para vocês a resenha do livro "Maria Clara- A Conquista de Um Lugar Ao Sol", do autor Virgilio Pedro Rigonatti.

Gostaríamos de agradecer a LC Agência de Comunicação pela cortesia. 


Livro: Maria Clara - A Conquista de Um Lugar Ao Sol- Trilogia Maria Clara Livro 2
Autor: Virgilio Pedro Rigonatti
Editora: Lereprazer
Páginas: 266

O Cantinho Indica: 5/5 




Maria Clara- A Conquista de Um Lugar Ao Sol!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


É preciso honestidade, trabalho, estudo, relacionamentos e perseverança para a conquista de um lugar ao sol. Com estas palavras, Maria Clara doutrinava seus filhos e indicava o caminho para o futuro da família. Mulher simples, de uma cidadezinha do interior de minas gerais, tinha um sonho empreendedor de ser uma costureira famosa em uma cidade grande. Virgílio, mineiro como ela, também alimentava o desejo de ser um grande empreiteiro de obras. Casados, estabeleceram-se em São Paulo na década de 1940. A pujante cidade crescia em uma velocidade espantosa, abrindo espaço para as ambições de quem quisesse ousar e empreender. Mas só desejo e vontade não eram suficientes, embora necessários. Maria clara, além de enfrentar o ambiente machista que marcava a sociedade, viveu seu drama de ser mulher em uma época em que não se tinha controle de natalidade. Em pouco tempo, teve vários filhos, o que comprometeu seu trabalho, impedindo a realização de seu sonho de ser empreendedora, além de levá-la a um período de muito pobreza. Resiliente, determinada e inquebrantável, jamais desistiu de seu objetivo de conquistar um lugar ao sol. Se não fosse por ela, seria através dos filhos. A sua pungente história é um exemplo motivador que não se deve desistir jamais de seus sonhos.


Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: MARIA CLARA - A CONQUISTA DE UM LUGAR AO SOL




Essa é uma história verídica, um livro para quem gosta de exemplos de vida. Maria Clara é uma grande mulher com lições valiosas a nos ensinar. Eu fiquei muito comovida com o que ela teve que enfrentar junto com sua família. 

Com um texto simples, iremos acompanhar a vida de Virgílio e a de Maria Clara separadamente, até o momento em que se conhecem. São dois jovens que não tiveram estudos e ainda eram pobres. Mas possuíam sonhos e muita garra para realizá-los. E ambos queriam encontrar uma pessoa para formar uma família. E apesar de muitas dúvidas e receios, acabaram se casando e com isso mudaram-se para São Paulo. Mas logo constataram que não seria nada fácil vencer em uma cidade grande. São muitos os obstáculos, entre eles, as condições precárias de habitação são de cortar o coração. Era tudo muito diferente do que ela tinha com a mãe. Virgílio ficava constrangido em ter que admitir que ainda não podia oferecer a Maria a vida que pretendiam ter. 

Eu fiquei indignada pela forma como ele era enganado. Virgílio foi vítima de pessoas que se aproveitaram da fraqueza dele: a fata de estudos. Esse homem não tinha medo de trabalho, e era muito bom no que fazia. Mas não conseguia progredir. Mas com o apoio e a disposição de Maria Clara, eles irão viver uma reviravolta. Para depois, começar a dar tudo errado. Por vezes, questionei, se o fim deles poderia ter sido outro, se as circunstâncias fossem diferentes.

O título dessa história não poderia ser mais assertivo. Nessa sequência, teremos exatamente a trajetória de Maria Clara e de sua família até alcançar o merecido lugar ao Sol. Eu não tive a oportunidade de ler o livro que a antecede, mas não fez a menor diferença. Se antes tínhamos a voz de uma filha rejeitada pelo pai, de uma menina determinada, agora, o autor nos apresenta uma jovem independente e empreendedora, cheia de sonhos. Maria Clara irá se transformar diante dessas páginas em uma esposa apaixonada, parceira e com muitos planos. Para logo depois se descobrir uma mãe incansável e guerreira. E uma mulher forte e obstinada, que pegou a vida pelas mãos e teve a coragem para vencê-la.

Eu fiquei impressionada com ela. Ela tinha tudo para ser uma vítima, mas não foi. Na verdade é um modelo de perseverança. Desde o início, ela chamou minha atenção pelo fato de ser uma pessoa que sabe aonde quer chegar. Acho que esse é seu diferencial. Todos nós queremos vencer na vida, mas nem sempre sabemos como. Maria Clara mostrou o que é necessário. Ela teve a visão de que as coisas iriam piorar, se eles não se movessem. Então, tomou uma resolução e foi à luta sozinha. Mas tudo começou a dar errado. A sensação é de que a vida estava contra ela, apesar de tanto esforço e trabalho. 

A questão é que ela é uma pessoa que dá certo, é inteligente, empreendedora, trabalhadora, tem conhecimento e habilidades indispensáveis para o seu ofício e ainda por cima, é cheia de novas ideias para atender cada vez mais sua clientela. Por isso foi muito triste quando ela sentiu o gostinho de um futuro promissor, o vislumbre de alcançar não apenas um sonho, mas de realmente obter sucesso, para depois, perder tudo. 

Foi angustiante acompanha-los dando um passo gigantesco para trás, principalmente por causa do motivo: a quantidade de filhos. Eles apostaram o pouco que tinham nela. E com um filho atrás do outro, até chegar à soma de oito, acabaram na linha da pobreza. Para complicar, ela ainda teve que enfrentar um marido que se tornou violento e por isso acabou sozinha com os filhos. E o que vocês acham que essa mulher fez? Desistiu? Desesperou-se? Ela nunca parou de lutar. Com uma força descomunal, novamente teve visão e decidiu confiar aos filhos, o futuro deles, conseguindo encaminhar cada um.

Por meio de uma narrativa em primeira pessoa, Virgílio Pedro Rigonatti, filho de Maria Clara, é quem irá nos contar como tudo aconteceu, sob a perspectiva de sua mãe. Foi meu primeiro contato com esse estilo de escrita e me vi surpreendida com meu grau de envolvimento. Talvez conhecer essa família tão brasileira, com uma realidade tão dura, tenha me sensibilizado a ponto de eu ler o livro em apenas dois dias. Mas não posso tirar o mérito do autor, ele conta a história de uma maneira muito agradável, eu não senti. Há apenas alguns momentos cansativos, quando ele apresenta dados históricos e culturais da cidade. Entretanto, eu reconheço que eles são importantes para o enredo, por isso não me incomodaram.

Se vocês estão buscando uma leitura diferente, que agregue valores, eu recomendo Maria Clara. É inspirador e um acalento ao nosso coração, ouvir uma história que deu certo depois de uma batalha árdua.


Beijos.

Duda.





(Resenha da Maria Eduarda)


15 comentários

  1. Oi Cila, tudo bem?
    Sendo uma história real e tão cheia de eventos tristes, deve ser difícil não se emocionar. Não costumo ler esse tipo de livro, mas gostei de conhecê-lo por meio da sua resenha. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e saber que é uma história verídica chama ainda mais atenção. Obrigada pela super dica
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oiii meu amor, quanto tempo!
    Fiquei completamente apaixonada pela sua resenha, eu já conhecia o livro e também já o li, lembro-me que foi uma das melhores leituras que fiz e sinto até saudades de uma história assim, sua resenha ficou ótima e essa história sempre me cativa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei conhecer esse livro pela resenha, ainda mais por ser uma história real de uma família que passou por tantas dificuldades e de uma mulher que precisou ser muito guerreira.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Que bacana! Achei essa uma história bem forte e muito real, próxima da nossa realidade, e que a gente consegue identificar alguém que conhecemos ou mesmo alguém de nossa família. Adorei conhecer!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Parece ser uma leitura muito emocionante, intensa e impactante por conta dos fatos serem bem realistas. Não sei se leria no momento, mas gostei das suas considerações dessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor. Parece ser uma história bonita e emocionante, mas confesso que não é uma leitura que eu faria. Acho que é uma história muito sofrida e com muito drama, e não ando no clima para livros assim.
    Mas que bom que gostou da leitura e adorei conferir a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não curti muito a capa, mas essa máquina de costura lembrou a minha mãe costureira kkkkk Então lendo sua resenha percebi que não devia ter julgado esse livro pela capa, porque parece ser uma história bem desenvolvida e que nos faz refletir bastante. Além disso, gostei de saber que é uma história verídica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia e por ser uma história real, me comove e convida a esta leitura que certamente é extraordinária. Além disso, gosto de narrativas em primeira pessoa. 'Virgílio foi vítima de pessoas que se aproveitaram da fraqueza dele: a fata de estudos.' isso ainda é comum no Brasil vivemos num dos países mais alienados e pessoas foram enganadas por informações mentirosas num aplicativo para perder seus direitos...

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas o fato de ser baseado em uma história real me deixou encantada. Com certeza é uma leitura extraordinária, com muito para nos fazer refletir. A Maria Clara, é uma personagem guerreira, e não desistiu , mesmo diante de tantas dificuldades. Parabéns pela resenha, dica mas do que anotada. Espero conseguir ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gosto de personagens determinadas, mesmo que este livro pareça bem carregado de drama eu acho que leria por curiosidade. Gostei da sinopse e na resenha me deu a impressão que você gostou bastante!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro e confesso que se fosse apenas pela sinopse a premissa não iria me atrair, mas lendo a sua resenha fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu. Enfim, vou colocar na listinha!

    ResponderExcluir
  13. Olá, que obra mais incrível! Eu não conhecia essa história e como você mencionou, achei o enredo bastante real e pela sua resenha me vi bastante comovida, creio que seja uma história que vá me emocionar bastante.

    ResponderExcluir
  14. Ola!!!

    Nossa, não conhecia esse livro, e confesso que se fosse apenas pela capa e pela sua sinopse, o livro não me atrairia, porem, a sua resenha me conquistou. Não é o tipo que eu costumo ler, mas me pareceu uma historia que realmente vale muito a pena!

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Ola!

    Sinceramente, não conhecia esse livro, mas essa história me pareceu extremamente tocante, emocionante e de certa maneira impactante. Eu pessoalmente tenho sérios problemas com historias que envolvem a realidade de alguma maneira, mesmo adorando historias que nos tras alguma lição.

    beijos

    ResponderExcluir