[Vencedor do Goodreads] Resenha- A Cinco Passos de Você- Rachael Lippincott

Bom dia Leitores do Cantinho!!!!

Está na hora de romper o silêncio mais uma vez.

Hoje eu trago para vocês o quinto livro do Projeto Fale.

O tema escolhido foi Fibrose Cística.

Como estamos no fim de ano só de romances no Cantinho, para abordar o assunto trouxemos o vencedor do Prêmio Goodreads Choise Awards, do ano de 2019, na categoria de Best Young Adult Fiction (Melhor Ficção para Jovens Adultos): o livro "A Cinco Passos de Você" da autora Rachael Lippincott!!!

Eu não sei se vocês sabem, mas esse livro foi escrito junto com o roteiro para o filme lançado em março de 2019. 

E ambos irão falar sobre uma doença devastadora que é genética e terminal. Ainda não há cura. E a expectativa de vida é muito curta. 

Nos agradecimentos iremos descobrir que essa história foi dedicada à Claire Wineland que infelizmente já faleceu. E a todos os portadores de FC que ainda estão lutando. 

Eu fui pesquisar e fiquei muito emocionada com a luta dela e arrasada com os sintomas da doença e o tratamento. Ela era uma pessoa inspiradora. Uma verdadeira guerreira. E não há uma palavra que consiga traduzir o que ela fez, com a idade que tinha, com tudo o que estava enfrentando. Definitivamente uma grande lição de vida e um exemplo a ser seguido. Eu vou deixar o link da entrevista que ela concedeu para quem quiser saber mais sobre a doença. 


Agora confiram a resenha da Duda!!!!


Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho. Vencedor do Goodreads - Edição 2019 e Vencedor do Goodreads - Edição 2020.

📌E para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Junho dos Namorados- Edição 2019 e Junho dos Namorados- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.




Livro: A Cinco Passos de Você
Autora: Rachael Lippincott
Editora: Globo Alt
O Cantinho Indica: 5/5  Favorito!!!!!




A Cinco Passos de Você!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


Agora uma superprodução cinematográfica estrelada por Cole Sprouse, de “Riverdale”. Stella Grant gosta de controle. Ela parece uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que deve tomar para controlar a fibrose cística, doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Para conseguir um transplante, ela precisa seguir seu tratamento e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa ficar a pelo menos seis passos de outros pacientes com a doença – sem exceção. Will Newman não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo.Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, sua doença não é a única coisa que os une. Eles não podem se aproximar, mas, conforme sua conexão aumenta, os seis passos entre eles passam a ser insuportáveis. E se pudessem quebrar as regras? Cinco passos são tão perigosos quanto perder um grande amor? “E se você se apaixonasse mas não pudesse tocar seu amado? A cinco passos de você estreou na lista de mais vendidos do New York Times apenas uma semana após seu lançamento.” – PUBLISHERS WEEKLY “A cinco passos de você o fará chorar e provocará um forte déjà-vu nos fãs de A culpa é das estrelas. Essa é uma história inspiradora sobre pessoas que fazem cada momento contar – e sobre o poder transcendental do amor.” –COSMOPOLITAN


Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!

RESENHA: A CINCO PASSOS DE VOCÊ


Eu sabia que acabaria chorando. Mas não de soluçar. Eu cheguei a ficar com o peito cansado, enquanto as emoções fluíam naturalmente. Normalmente não sou tão sensível assim. Mas a realidade dessa doença acabou comigo. A Cinco Passos de Você foi um livro lindo, cheio de questões difíceis para aprender e refletir, e trouxe uma mensagem maravilhosa de luta, esperança, amor, amizade e família! E essa capa? Eu já a considerava uma das mais bonitas que já vi, pela arte e pelas cores. E agora que sei o seu significado, se tornou minha favorita!

Essa é a história de Stella e Will. Mas também é a história de Poe. Eles deveriam estar se formando no ensino médio Ao invés disso, eles foram internados no Hospital S.T, Grace. O que não é uma novidade para Stela e Poe. Há 10 anos que eles lutam juntos contra uma doença chamada Fibrose Cística (FC). Já Will é o garoto novo. Stella está prestes a subir na fila do transplante, pois sua função pulmonar caiu muito. Enquanto Will foi retirado da fila, pois contraiu uma bactéria chamada B. Cepacia. E por isso, nos últimos meses, ele está correndo hospitais do mundo inteiro, se inscrevendo em todos os tratamentos experimentais que existem, para tratar essa bactéria. Mas ela é muito resistente, principalmente em pacientes com FC. E não há nada que os médicos possam fazer. Todos sabem que essa bactéria é uma sentença de morte.

Então como uma estratégia de sobrevivência, existe uma regra de ouro para pacientes com FC: Fiquem longe! Eles precisam evitar que a infecção de um passe para o outro. São pelo menos dois metros de distância, seis passos. Por isso Will precisa ser evitado a todo custo, se ele contaminar Stella, ela perde a chance de receber um transplante de pulmão, que é a única esperança que pessoas com FC têm de viver mais alguns anos.

O que vem a seguir? Cinco passos! Como diz o título, o que vai acontecer com eles são cinco passos. E a autora disse muito em apenas cinco passos, que irão representar a reviravolta dos protagonistas. 

De início, iremos ver a rotina do tratamento deles. Primeiro, se eu fosse um Will ou um Poe, eu gostaria de ter uma Stella. Não é nem um pouco fácil o que eles precisam fazer o tempo todo, todos os dias. Dá vontade de chorar e gritar e desistir. Eles precisam ter muita força de vontade e um espírito muito resistente para enfrentar a morte todos os dias. Para lutar pela vida todos os dias. Essa doença exige que você seja corajoso, valente, um verdadeiro guerreiro!

Ter a consciência do quão frágil é sua vida. De que irá perder as pessoas que mais ama. Que precisa prepará-los para sua partida. Se isso não fosse muito grande e muito difícil para uma pessoa carregar, há ainda todos os cuidados diários, todas as restrições e as complicações da doença. As renúncias. Infecções, operações, o pulmão ficando mais fraco a cada momento. Decisões onde tanto o sim quanto o não podem levar a morte. 

Mas há outros aspectos que também foram explorados como o dinheiro. O alto custo para obter um tratamento. O privilégio daqueles que podem pagar por tratamentos experimentais. E o complicado relacionamento com seus familiares. Vai dar para sentir e se solidarizar com o drama que existe nos dois lados. Além disso, a autora trabalha com o sentimento de culpa. Lendo o livro vamos entender como Stella e Poe estão sendo consumidos por ela. Toda a angústia que eles carregam. 

Depois iremos acompanhar o amor surgindo entre dois pacientes com FC. A partir desse romance, que no caso deles é impossível, a autora vai nos apresentar um dos maiores dilemas dessa doença: que é a consequência que surge quando você faz tudo para continuar respirando. O interessante foi perceber que Stela e Will foram construídos exatamente de acordo com os dois argumentos, com os dois lados dessa história. Cada um ficou em um dos extremos que agora estão em colisão.

Foi muito difícil ver o embate entre os personagens. Pois eu consegui me colocar no lugar de cada um. Eu entendi os sentimentos, a relutância de Will. Mas eu também entendi a motivação de Stella. O problema é que para eles é sempre tudo uma questão vida ou morte. Não existem garantias. Eu poderia ficar horas no “e se”. 

E depois ver os dois se apaixonando, foi mais complicado ainda. Bagunçou tudo. Os levou a ansiar por coisas que nunca poderiam ter. A questionar o sentido da própria vida, a medir o que era importante e a rever a forma como deveriam encarar a doença e o seu tratamento. Foi lindo ver o quanto Will mudou Stella e o quanto Stella mudou o Will. Ele mostrou a ela que o que ela tinha não era vida. E ela mostrou a ele que valia a pena lutar pela vida que ele tinha. Preparem a caixa de lenços. Eu não aguentei, simplesmente desmoronei. Foram grandes gestos de amor. 

Mas não acabou. Lembram que eu falei que essa também é a história de Poe? Pois é. A autora soube aproveitá-lo para trazer representatividade à sua história, e mostrar um pouco as dificuldades de um romance entre um paciente com FC e uma pessoa que não tem a doença. As questões envolvidas aqui são outras, mas não menos complexas. 

Para completar, além de descobrir o que significa o título desse livro, há um pequeno mistério sobre a irmã de Stella, logo no começo. E ele acabou sendo muito importante para a construção da personagem. Vamos ter um novo tema sendo discutido aqui. Eu não esperava, achei muito interessante.

E quanto ao final? Eu gostei? Foi triste, mas de certa forma esperançoso. Ficou meio aberto. Mas combinou muito com a mensagem de que ninguém controla nada na vida. Eu amei o livro e recomendo muito. 

Não saiam daí, pois irei ver o filme e nesse fim de semana trarei minha opinião na Coluna Sessão Cinderela!


(Resenha da Duda)



Troféu do Cantinho: Favorito do Ano




📌Cabine de Imprensa Literária: Livro ou Filme???

📖 Resenha do Livro A Cinco Passos de Você

📺 Crítica do Filme A Cinco Passos de Você 





💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜




9 comentários

  1. Oi, Cila. Como vai? O livro parece-me extremamente comovente. Uma obra tocante e sensível, embora triste. Eu particularmente gosto de obras que mexem com o emocional do leitor, sendo assim este livro tem tudo para agradar-me. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Duda, tudo bem?

    Li esse livro no começo do ano passado, mas confesso que não me emocionei tanto com a história. Ainda não assisti ao filme, mas tenho curiosidade em conferir como ficou a adaptação.

    Cila, fiquei muito feliz com a sua visita no My Dear Library e de saber que está bem.

    Beijos e um ótimo final de semana;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda! Achei muito legal você falar sobre a doença primeiro, isso é muito bom para ambientar o leitor, que pode não conhecer sobre ela. Gostei da indicação de livro também, eu sou curiosa para ler esse livro, mas sempre acabo deixando para depois.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cila e Duda.
    Quando fiquei sabendo sobre esse filme e que tinha o livro eu optei por não ler. Acho que passei dessa fase de ler livros com temas de doenças. Ultimamente ando querendo só ler livros felizes e se for para chorar que seja de felicidade hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Ei, meninas, tudo jóia? Eu só fiquei sabendo da história real por alto, mas agora que foi mencionado aqui parece ser uma coisa devastadora. Eu só vi o filme e me emocionei muito, mas o livro parece ser mais intenso e real, né. Eu adorei a resenha, ficou muito bem explicada e escrita. Beijo!



    Books House

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o filme e nem o livro, achei a capa azul muito linda, mas acho que é por o azul ser a cor que mais gosto hehehehehe pelo que entendi, a história, além do que você trouxe, também, de certa forma aborda a finitude, a morte, quando pensamos no quão frágil ou efêmera é a vida

    ResponderExcluir
  7. Oi Cila.

    Eu estou com muita vontade de ler este livro e pela sua resenha, posso preparar meus lencinhos porque vou chorar. A sua opinião já conseguiu me comover e vou encaixar este livro na meta de leitura de 2021. Parabéns pela resenha. Está linda!

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei muito interessada quando esse livro foi lançado, ainda mais que ele me lembrou um pouco A culpa é das estrelas. Porém, confesso que a leitura não funcionou de jeito nenhum para mim, achei os dois protagonistas insuportáveis e não gostei da escrita da autora. Infelizmente, acabei abandonando a leitura e não pretendo dar uma segunda chance.
    Mas uma das coisas que acho mais incrível na leitura é como um mesmo livro pode funcionar de maneira diferente para duas pessoas e adorei ver o quanto você gostou da leitura. Espero que goste do filme assim como gostou do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ainda não li esse livro, nem assisti o filme, mas tenho curiosidade de conhecer a história. Parece mesmo ser uma história emocionante, espero gostar da leitura!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir