[Vencedor do Goodreads] Resenha- Os Números do Amor: Série The Kiss Quotient Livro 1- Helen Hoang



Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

Está na hora de romper o silêncio mais uma vez.

Hoje eu trago para vocês o quarto livro do Projeto Fale.

O tema escolhido foi Síndrome de Asperger,  espectro do Autismo.

Como estamos no fim de ano só de romances no Cantinho,  para abordar o assunto trouxemos o vencedor do Prêmio Goodreads Choise Awards, do ano de 2018, na categoria de Best “Romance" (Melhor Romance): o livro "Os Números do Amor" da autora Helen Hoang!!!

O livro se destaca por apresentar as dificuldades de uma personagem de 30 anos, já na fase adulta. Como ela esconde sua doença das outras pessoas para não ser tratada de forma diferente. Como seus problemas de relacionamento afetam seu crescimento profissional e a impedem de ter uma vida amorosa. 

Enriquecendo a obra, no final temos o testemunho da própria autora, que não sabia que era portadora dessa síndrome. Só descobriu quando desconfiaram que a filha dela estava apresentando sinais da doença também.  

Fica o alerta de que até hoje um dos grandes obstáculos ainda é o diagnóstico.  Para maiores informações, confiram as postagens da 2ª Semana de Conscientização do Autismo (link 1/ link 2 / link 3/ link 4)  


Agora confiram a resenha da Duda!!!!


Avisos:


📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho. Vencedor do Goodreads - Edição 2019 e Vencedor do Goodreads - Edição 2020.

📌 Essa dica é de uma leitura concluída e resenhada em 2019, que está sendo publicada agora em 2020.

📌E para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Junho dos Namorados- Edição 2019 e Junho dos Namorados- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.





Livro: Os Números do Amor - Série The Kiss Quotient Livro 1
Autora: Helen Hoang
Editora: Paralela
O Cantinho Indica: 3,5/5  




Os Números do Amor!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


Um romance que prova que o amor muitas vezes supera a lógica. Já passou da hora de Stella se casar e constituir família — pelo menos é isso que sua mãe acha. Mas se relacionar com o sexo oposto não é nada fácil para ela: talentosa e bem-sucedida, a econometrista é portadora de Asperger, um transtorno do espectro autista caracterizado por dificuldades nas relações sociais. Se para ela a análise de dados é uma tarefa simples, lidar com os embaraços que uma interação cara a cara podem trazer parece uma missão impossível. Diante desse impasse, Stella bola um plano bem inusitado: contratar um acompanhante para ensiná-la a ser uma boa namorada. Enfrentando uma pilha cada vez maior de contas, Michael Phan usa seu charme e sua aparência para conseguir um dinheiro extra. O acompanhante de luxo tem uma regra que segue à risca: nada de clientes reincidentes. Mas ele se rende à tentação de quebrá-la quando Stella entra em sua vida com uma proposta nada convencional. Quanto mais tempo passam juntos, mais Michael se encanta com a mente brilhante de Stella. E ela, pela primeira vez, vai se sentir impelida a sair de sua zona de conforto para descobrir a equação do amor. "Fazia tempo que não lia um livro assim, tão completo: é engraçado, triste, comovente e impossível de parar de ler." — Christine Feehan, autora best-seller do New York Times


Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!



RESENHA: OS NÚMEROS DO AMOR

“Os Números do Amor” é um daqueles livros despretensiosos que você sabe que irá acabar tudo bem. Eu tive uma semana bem complicada e precisava me distrair, tudo o que eu queria era relaxar. E foi exatamente o que aconteceu. Eu simplesmente não percebi as paginas passarem. Aproveito para comentar sobre essa capa. Achei a arte muito delicada e é uma das mais lindas que já vi.

Tudo começou em uma cena onde Stella Lane está sendo pressionada pelos pais. Ela tem 30 anos e ainda está solteira. Enquanto eles argumentavam que ela deveria conhecer pessoas diferentes, jogando em cima dela o desejo deles de serem avós, e a expectativa dela arranjar um namorado, iremos observar sua ansiedade.

E logo ficará claro que não é a reação comum que geralmente os filhos têm, quando encurralados por seus pais, em uma situação como essa. Seu corpo e sua mente estão dando sinais de grande estresse. Ela apresenta muita dificuldade de lidar com intimidade, toques, contato físico em geral e situações novas. Acabou de recusar uma promoção, para não precisar interagir com outros funcionários e com o próprio cliente. Ela se sente segura, atrás de seu computador, lidando apenas com números. Isso acontece porque Stella têm a síndrome de Asperger. 

Vamos ver como ela era vulnerável emocionalmente. Como não reconhece ironia e piada nos diálogos, e por isso sua compreensão acaba sendo literal a colocando em situações constrangedoras. Como ela é muito sincera e não entende quando magoa ou ofende alguém.

Ela é muito inteligente e bem sucedida na profissão de econometrista, mas não consegue deixar seus pais satisfeitos. E por isso tenta. Por causa da mãe, participou de encontros com homens que não conhecia e teve experiências muito ruins. E agora está sendo praticamente forçada a se envolver com um colega do trabalho. 

Foi quando ela teve a ideia de contratar um acompanhante profissional para lhe ensinar a fazer o que as pessoas fazem em um namoro. Ela acreditou que se estivesse no controle seria capaz de experimentar intimidade sem entrar em pânico. Foi muito duro ouvir isso e ver isso. Confesso que fiquei indignada com os pais dela. Por eles serem responsáveis por ela passar por tudo isso. Eles sabiam da doença dela, e apesar da preocupação sincera, não estavam lhe dando apoio e ajudando da forma correta em minha opinião. Além de subestimarem sua capacidade de viver por conta própria sem a necessidade de marido. 

E foi assim que Michael Phan entrou em sua vida e acabou sendo o que ela precisava.

Apesar da seriedade do assunto e dos dramas de cada personagem, esse é um romance leve e com um enredo simples que acabou me cativando. Vamos acompanhar dois personagens que fizeram um acordo que tinha data para acabar. Mas com a convivência irão se apaixonar. Só que até ficarem juntos, irão duvidar desse relacionamento. Ele se diminuirá, acreditando não ter nada a oferecer a ela. E com medo de que ela não o aceite depois de descobrir sobre sua família. Da mesma forma, ela também se diminuirá, pois não acredita que é possível ele querer ficar com ela depois que descobrir sobre sua síndrome. E assim, os dois seguem escondendo um do outro, a verdade sobre eles.

Eu gostei da forma como a autora passa a mensagem de que o amor não é como uma fórmula matemática, uma equação com um resultado exato. Não existe uma lista para você seguir ou treinar para que funcione. Não há como prever o sentimento entre duas pessoas. A prova é que os dois juntos, a princípio, poderiam ser considerados uma ideia improvável. Mas eles se sentiram atraídos assim que se conheceram e a cada dia, parecia ser mais certo. E adorei o crescimento de Stella durante o enredo. A força que ela demonstrou. O personagem de Michael também irá amadurecer suas questões pessoais até estar pronto. 

Para concluir, gostaria apenas de avisar que apesar do romance ser fofo em alguns momentos, esse livro possui conteúdo adulto. Achei algumas cenas desnecessárias, mas elas não foram exageradas. Então não chegaram a me incomodar. 

Se vocês querem uma leitura simples, que seja envolvente, com um aprendizado sobre a Síndrome de Asperger e um romance leve, fofo e sensual, essa é uma boa dica. Eu gostei e espero que vocês possam gostar também. 


(Resenha da Duda)






💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜






4 comentários

  1. Oi Cila e Duda, tudo bem?
    Adorei a resenha! Acho super importante divulgar livros com temas que desmistifiquem assuntos que pra algumas pessoas ainda seja tabu. Precisamos lidar com mais normalidade e tranquilidade com as diferenças, afinal. Gostei muito da dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a história abordava todos esses assuntos em sua narrativa. Muito interessante. Gosto de leituras assim, que nos agregam.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que li esse livro no começo do ano passado e adorei! A autora soube trabalhar muito bem as problemáticas. O segundo é tão bom quanto esse, mas não sei por que a Paralela não lança logo
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Ei, Duda, tudo jóia? Eu vi a resenha desse livro em um outro blog recentemente e ele já está adicionado na lista de leituras. Eu pretendo ler em breve e o que mais me chamou atenção é a condição da protagonista. Eu assisto um bom doutor, e o protagonista tem autismo, e mostra como é difícil as relações, a intimidade e até mesmo um toque. Eu sei que é um pouco diferente do que a protagonista do livro tem, mas enfim. Estou animada com leitura por ser leve também, beijos!



    Books House

    ResponderExcluir