Boa noite Leitores do Cantinho!!!
E hoje a nossa Edição 2021 do Setembro dos Thrillers, no Calendário Literário do Cantinho, vai trazer uma dica jovem, leve e com final inesperado. Estou falando do livro "Os Amadores", que inicia a Série Os Amadores, da autora Sara Shepard!!!Para quem não sabe, ela também escreveu a famosa série “Pretty Little Liers”, que foi adaptada, a série “The Lying Game” e também a série "As Perfeccionistas".
Confiram a resenha da Bel!!!
Sinopse:
"Preciso de respostas sobre minha irmã. Me ajudem..." Há cinco anos, a estudante do ensino médio Helena Kelly desapareceu do quintal de sua casa em Dexby, Connecticut. Ninguém nunca ouviu falar dela, e sua família ficousem respostas sobre quem sequestrou e matou Helena ou o porquê. Quando SenecaFrazier, de dezoito anos, vê uma postagem desesperada no site Caso Não Encerrado, ela sabe que é hora de mudar isso. Afinal, o desaparecimento de Helena é o motivo de ela ter ficado obcecada por casos não resolvidos e estar nesse site. Determinada a desvendar o mistério, ela resolve passar o recesso de primavera em Connecticut trabalhando no caso junto com Maddy Wright, sua principal conexão do site Caso Não Encerrado. Mas desde o momento em que ela sai do trem, tudo começa a dar errado. Maddy não é quem ela esperava que fosse, e Aerin, a irmã de Helena, parece não querer nenhuma ajuda. Além disso, Seneca tem um segredo que pode colocar em cheque toda a investigação. Junto com outro usuário do site, Brett, eles vão descobrindo aos poucos os segredos que Helena mantinha até as semanas que antecederam seu desaparecimento. Mas o assassino está por perto... e está determinado a manter esse caso sem solução. O primeiro livro da série, surpreendente e assustador, Os amadores vai te deixar sem fôlego, esperando pela próxima história!
Depois de fechar o livro, eu precisava vir aqui e escrever logo a resenha. Esse final foi muito legal! Todo o enredo ganhou uma nova perspectiva e com isso demonstra ser muito mais do que até então nos tinha sido entregue. Nunca um título de livro fez tanto sentido. A autora jogou na nossa cara o quanto os personagens foram amadores e nós leitores também.
Sara Shepard começou muito bem e me ganhou já na primeira cena. Ela poderia ter ido direto para o primeiro capítulo. Mas ela quis nos mostrar o que aconteceu naquele dia. Sendo mais precisa, ela quis que soubéssemos exatamente como tudo se desenrolou. E há um propósito para isso: a autora deixou algumas pistas para trás. Eu estou falando do último dia em que viram Helena.
E então a história avança 5 anos e 4 meses. Esse é o tempo em que Helena, que tinha na época 17 anos, desapareceu! Até hoje ninguém descobriu quem a levou e por qual motivo. O que não se encaixa é que o corpo só apareceu 4 anos depois. Passado um período considerado longo, é de se imaginar que sua irmã Aerintenha seguido em frente. Mas ela reaparece na trama com um pedido de ajuda. Sem saber a quem recorrer, entra no fórum de discussão de um site chamado Caso Não Encerrado. Lá existem pessoas, investigadores amadores, que se prontificam a ajudar e que inclusive já solucionaram alguns casos.
Eu não vou dizer seus nomes, pois conhecê-los faz parte do show. Vou usar a identificação do perfil deles no site: Poderosa, BGrana60 e MBM0815. Eles nunca se viram. Apenas trocaram conversa no chat. Mas Poderosa e MBM0815 se tornaram amigos virtuais. Esse crime irá atrair a atenção de uma forma pessoal para Poderosa que se unira à MBM0815 para investigar. O ponto de encontro será na cidade de Helena, em Dexby. E já teremos o primeiro choque. MBM0815 não era quem Poderosa esperava. Aerin irá se decepcionar por eles serem tão jovens e perderá a esperança. BGrana60 aparece e se junta ao grupo. O que não foi nada promissor. Tudo acaba antes mesmo de começar. Até que Aerin desesperada pede para eles ficarem.
Sara Shepard já é conhecida. Todo mundo leu “Pretty Little Liers” ou viu a série. Ou então “The Lying Game”. Menos eu, risos. O que me deixou por fora em algumas conversas. Por isso fiquei muito empolgada com a oportunidade de acompanhar sua nova série: Os Amadores. Gostei muito da sua escrita, fiquei presa do início ao fim. E também de como ela construiu e desenvolveu o mistério. Antes de qualquer coisa, vou explicar que essa não é uma investigação policial. Eles são só garotos, sem experiência e sem qualificação. Então não existe complexidade no texto e em alguns momentos pode parecer até fácil. Principalmente por ser um crime que ocorreu no passado.
Desde o início há uma tensão criada. O desaparecimento foi tecido em torno de segredos. E existe alguém que não quer que eles sejam revelados. Assim, no próprio dia em que chegam à cidade, eles já são alertados. Isso significa que eles estão seguindo a pista certa? O problema é esse, cada descoberta parece resolver o caso, mas na verdade só leva á outra pista. Teremos agitação e ação nos momentos finais. Até que finalmente tudo acaba. Mas não há aquele sentimento de caso encerrado. Algo está faltando. Eu não sabia o que era e definitivamente não esperava pela surpresa que a autora preparou. Fui completamente enganada. E fiquei nervosa para ler a continuação, pois ela terminou com uma promessa muito perigosa.
Essa foi uma boa leitura. A autora criou uma história interessante. E trabalhou um pouco, nada muito profundo, a questão do luto e superação do trauma. Ela está trazendo a perda de familiares que foram assassinados e nunca tiveram seus casos solucionados. De como essa tragédia afeta os pais e os irmãos, que precisam de respostas e de justiça para conseguir seguir em frente. E fala também sobre preconceito racial. Quando a vítima é de uma família negra, não há esforço para capturar o responsável. E por outro lado, não há comoção por parte da sociedade. Ninguém se importa.
Foi legal acompanhar a investigação. Eu me envolvi com o enredo, mas por algum motivo não consegui me envolver com os personagens. Em alguns momentos, alguns diálogos e algumas atitudes deles, não me soaram naturais. Mas aí vem a autora com esse final e muda tudo.
Se você também gosta de livros voltados para o público mais jovem, com um mistério mais leve, essa é uma boa dica, mesmo com a ressalva. Eu gostei e vou aguardar a continuação.
Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:
☕️ Você já segue o Cantinho?
Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.
A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜
Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu já ouvi falar dos livros da autora, mas não conhecia esse ainda. Confesso que nunca tive muita curiosidade para ler os livros dela e, apesar de ter achado a premissa desse interessante, não sei se leria. Mas que pena que não conseguiu se conectar com os personagens, mas espero que a continuação seja melhor e você goste mais da leitura.
Beijos
Olá,
ResponderExcluirDificilmente eu gosto de livros juvenil envolvendo suspense, posso contar nos dedos os livros que li nesse gênero e que gostei. Como já li outro livro da Sara e não gostei, vou deixar a dica passar, mas sempre gosto de ler opiniões diferente, ótima resenha.
Que maravilha o livro, história de investigação, suspense me atrai muito, sim gosto de livros voltados para o público jovem, gostei da história bjs.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirQue legal 🙂 eu adorei Pretty Little Liers, gostei da sugestão de livro é bem interessante... já quero ler
Oie, tudo bem? Ah, não acredito que é esse o enredo do livro. Fiquei de boca aberta. Lembro de assistir PLL e ficar viciada. Num final de semana assisti uma temporada inteira. Não sabia que era a mesma autora. Sou fã da série Without a trace, é específico de casos de desaparecimento. Achei interessante essa semelhança. Quanto ao livro imagino o quanto a autora deixa o leitor sem ar até a última página. Tenho ele aqui vou ver se consigo iniciar a leitura. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu simplesmente amo histórias de suspense e mistério. Assistia muito PLL quando era adolescente.
ResponderExcluir