[Os Mais Pedidos] Resenha - Os Detetives do Prédio Azul: Primeiros Casos- Flávia Lins e Silva


Feliz Dia das Crianças Leitores do Cantinho!!!

Começa agora o Especial do Dia das Crianças: Hora de Brincar. Porque Ler é a maior Diversão!  Edição 2021.

Durante duas semanas teremos dicas de livros voltados para os pequenos leitores.

E vamos iniciar logo com muito barulho!!! 

Essa é para os fãs de D.P.A.!!!!!

Entrando para  Os Mais Pedidos , que é a Parada Literária do Cantinho para Leitura (uma coluna fixa com os livros mais pedidos do ano), hoje temos a resenha de  um dos livros mais favoritados pela garotada: "Os Detetives do Prédio Azul: Primeiros Casos", da querida e famosa autora Flávia Lins e Silva, publicado pela Editora Pequena Zahar.

Para quem ainda não conhece a autora, ela criou em 2012 a Série D.P. A. (Detetives do Prédio Azul), para o canal Gloob. Em 2022, a série de TV irá completar 10 anos no ar. Não é incrível???!!!! 

Diante do sucesso, ela criou casos inéditos para uma série de livros que não foram exibidos na TV.

📌Série Detetives do Prédio Azul :
+ Os Detetives do Prédio Azul: Primeiros Casos
+ Os Detetives do Prédio Azul: Os Mistérios de Mila
+ Os Detetives do Prédio Azul: Aventuras Culinárias

E no site da autora temos a informação de que em breve teremos o lançamento de mais um livro. Vamos torcer!!!!

Mais tem mais!!! D.P.A. foi parar também no teatro e no cinema. 

Em 2019 a autora escreveu a peça dos Detetives junto com Pedro Henrique Lopes e direção de Ernesto Piccolo, e rodou por todo o país. E em breve teremos uma nova peça. 

Em 2017 tivemos o primeiro filme: "Detetives do Prédio Azul (D.P. A.) - o Filme", em 2018 tivemos o segundo filme: "Detetives do Prédio Azul 2- O Mistério Italiano". E temos a previsão de lançamento para fevereiro de 2022 do terceiro filme: "Detetives do Prédio Azul 3- Uma Aventura no Fim do Mundo".


Eu ainda descobri que a Editora Ciranda Cultural publicou vários livros com os personagens da série de TV na capa. Eles fazem parte de uma coleção chamada "Detetives em Ação". Não tem a informação do autor nesses livros. Acredito que sejam livros dos episódios da série de TV.


Atenção pais e professores: os livros da autora já estão sendo adotados pelas escolas. Principalmente a Série "Diário de Pilar" , que acaba de ter mais um lançamento: "Diário de Pilar na Índia", em breve eu trago a postagem para vocês.

Fiquem agora com a resenha da Duda!!!!



Livro: Os Detetives do Prédio Azul: Primeiros Casos- Série Os Detetives do Prédio Azul Livro 1
Autora: Flávia Lins e Silva

Editora: Pequena Zahar
O Cantinho Indica: 5/5 




Os Detetives do Prédio Azul: Primeiros Casos!!!



Sinopse:

São muitas as aventuras de Capim, Mila e Tom no Prédio Azul onde vivem e se tornam amigos e companheiros inseparáveis. Escrito a partir do sucesso da série homônima exibida no canal infantil Gloob, da qual a autora também é roteirista, os protagonistas sonham em ser detetives e descobrir os segredos de uma grande inimiga que é a dona Leocádia. Muita aventura, muito humor, com uma linguagem ágil, Capim, Mila e Tom tem tudo para se tornar cúmplices e companheiros fiéis dos leitores. Esse livro, que integra o catálogo da Pequena Zahar, é o primeiro de uma nova série de Flávia Lins e Silva, autora também da série Diário de Pilar, entre outros livros de sucesso.


Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!


 RESENHA: OS DETETIVES DO PRÉDIO AZUL- PRIMEIROS CASOS



Quem me acompanha aqui no Cantinho para Leitura, já sabe que sou fã de thriller, suspense e mistério. Quando eu descobri que essa série era de detetives mirins fiquei muito empolgada. E por incrível que pareça, eu me surpreendi gostando da história por outro motivo. O cenário e os personagens são muito reais. Eu tive uma experiência na infância muito parecida. Onde eu morava também havia uma Dona Leocádia que não gostava de crianças e sempre implicava com a gente e dizia coisas cruéis e criava confusões por tudo. Por isso achei muito inteligente a autora criar todo um enredo de ficção em torno desse personagem tão palpável. E no fim das contas, não importa a sua idade. Se você não é daqueles com muita sorte, provavelmente possui um vizinho como a Dona Leocádia também! 

Tudo começou com a chegada de Cícero Capim e seu pai Severino no Prédio Azul. Um prédio velho e malcuidado. Eles precisavam urgente de um lugar para morar e de dinheiro. Por isso seu pai precisou aceitar esse emprego de porteiro. E logo no primeiro dia viram que não seria nada fácil ficar ali.

O primeiro contato com a dona do prédio e também síndica não poderia ter sido pior. Dona Leocádia já chegou gritando e causando a maior confusão com duas crianças: Tom e Mila. E acabou sobrando para Capim e Severino. Como ela detesta crianças, exigiu que Capim ficasse bem longe dela e já deixou claro que pode demitir seu pai a qualquer tempo por nada. 

Tom e Mila se solidarizam e logo fazem amizade com Capim convidando-o para fazer parte do Clube Secreto e ser o novo Detetive do Prédio Azu! Vocês podem pensar que é só diversão e brincadeira. Mas quando se trata de Dona Leocádia, sempre há um mistério acontecendo. E eles sempre levam a culpa. E ela sempre confisca os pertences deles. E claro, não perde a oportunidade de ameaçar expulsar todos eles! 

Mas juntos eles seguirão as pistas e resolverão todos os casos!

Vocês irão perceber, assim que abrirem o livro, que ele se destaca por apresentar um ritmo muito ágil, mantido até o final. A autora não perde o fôlego em nenhum momento. O enredo é dividido em quatro capítulos e em cada um deles, temos um mistério para ser resolvido com início, meio e fim. Seu texto é muito direto, voltado apenas para resolver os casos. Por isso, pelo menos nesse primeiro livro, não iremos ver o desenvolvimento dos personagens. Não sabemos qual é a história deles e de seus familiares. 

O que nós temos é confusão, perigo e aventura! 

Vocês também irão descobrir que a Dona Leocádia está sempre envolvida. Ela vive gritando com eles a seguinte frase: “pestes, pulgas, pirralhos!”. Mas a turminha não se deixa abater. Tom acha tudo muito suspeito. Suspeitíssíssimo! 

E assim, com o grito de guerra deles: “essa é mais uma missão para os incríveis, os imbatíveis, os insuperáveis… detetives do Prédio Azul!”, eles vão seguindo as pistas até encontrar o verdadeiro culpado de cada situação. Pasmem! Tudo começa e termina com quem? Dona Leocádia! Sim, mais uma vez ela. Sempre ela. 

No final, como um bônus, a turminha desconfia que a Dona Leocádia é uma bruxa. Será? A dúvida fica no ar, risos. Nessa hora eu me lembrei da famosa personagem do Chaves “A Bruxa do 71”.

Esse livro tem um texto fácil e simples, e curto, eu li rapidinho. É ótimo para descontrair. Eu gostei muito e não vejo a hora de ler os próximos!


Beijos.

Duda.









(Resenha da Maria Eduarda)




Confiram: 












💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:


euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura




9 comentários

  1. Que maravilha a dica do livro, adoro um mistério, o livro tem uma história bastante fluída, ótimo para as crianças lerem, é uma boa sugestão de livro pra elas lerem, já vou indicar pro meu sobrinho ler bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito desse tipo de leitura para distrair,são personagens leves , com mistérios, um pouquinho de suspense, amo.Para quem é fã do Bob Sponja rs... Mas sério assisti na tv e achei o máximo, o livro ,pela sua resenha,não decepciona.Dona leocádia é um figura viu, acho que ela é meio bruxa e meio mala rs.bjus.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Que legal 👏 eu adorei, eu sempre assisto D.P.A com meus sobrinhos

    ResponderExcluir
  4. Quem não conheceu uma dona Locacia na infância kkk a história é bem envolvente com uma fluência agradável.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Gente como assim não sabia que era um livro? Lembro de ter visto divulgação do programa na TV mas não cheguei a assistir. Amo demais histórias que envolvem crianças e/ou adolescentes que se envolvem em mistérios. As vezes parece bem mais divertido do que uma série ou filme com adultos. Além do mistério tem toda aquela atmosfera de aventura, amizade e nostalgia. Amei a dica! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Gente como assim não sabia que era um livro? Lembro de ter visto divulgação do programa na TV mas não cheguei a assistir. Amo demais histórias que envolvem crianças e/ou adolescentes que se envolvem em mistérios. As vezes parece bem mais divertido do que uma série ou filme com adultos. Além do mistério tem toda aquela atmosfera de aventura, amizade e nostalgia. Amei a dica! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Acredita que nunca vi DPA? Acho que ia adorar os livros, pois sou apaixonada por obras de thriller, suspense e mistério. O fato da autora não perder o fôlego da narrativa é outro ponto que considero bem positivo. Já anotei a dica aqui, acho que vou adorar ler com minha sobrinha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Deve ser um ótimo livro, se todas as escolas estão sendo adotadas, a leitura deve ser muito boa para as crianças. O Dia das Crianças no Japão é um pouco diferente do Brasil. É muito emocionante, eles fazem um altar armado com bonecos de guerreiros samurais, são peças mais antigas da tradição, as crianças viram atores nesta data.

    ResponderExcluir
  9. Livros que incentivam a curiosidade da conclusão do texto e faz com que possar se ler mais rapidez e degustação. Achei bem interessante esta pontuação que fez sobre o envolvimento das confusões "...O que nós temos é confusão, perigo e aventura! Vocês também irão descobrir que a Dona Leocádia está sempre envolvida." Sempre tem um perrsonagem deste na vida real também.

    ResponderExcluir