Feliz Dia das Crianças Leitores do Cantinho!!!
Começa agora o Especial do Dia das Crianças: Hora de Brincar. Porque Ler é a maior Diversão! Edição 2021.
Durante duas semanas teremos dicas de livros voltados para os pequenos leitores.
E vamos iniciar logo com muito barulho!!!
Livro: Os Detetives do Prédio Azul: Primeiros Casos- Série Os Detetives do Prédio Azul Livro 1
Autora: Flávia Lins e Silva
Editora: Pequena Zahar
O Cantinho Indica: 5/5
Sinopse:
São muitas as aventuras de Capim, Mila e Tom no Prédio Azul onde vivem e se tornam amigos e companheiros inseparáveis. Escrito a partir do sucesso da série homônima exibida no canal infantil Gloob, da qual a autora também é roteirista, os protagonistas sonham em ser detetives e descobrir os segredos de uma grande inimiga que é a dona Leocádia. Muita aventura, muito humor, com uma linguagem ágil, Capim, Mila e Tom tem tudo para se tornar cúmplices e companheiros fiéis dos leitores. Esse livro, que integra o catálogo da Pequena Zahar, é o primeiro de uma nova série de Flávia Lins e Silva, autora também da série Diário de Pilar, entre outros livros de sucesso.
Quem me acompanha aqui no Cantinho para Leitura, já sabe que sou fã de thriller, suspense e mistério. Quando eu descobri que essa série era de detetives mirins fiquei muito empolgada. E por incrível que pareça, eu me surpreendi gostando da história por outro motivo. O cenário e os personagens são muito reais. Eu tive uma experiência na infância muito parecida. Onde eu morava também havia uma Dona Leocádia que não gostava de crianças e sempre implicava com a gente e dizia coisas cruéis e criava confusões por tudo. Por isso achei muito inteligente a autora criar todo um enredo de ficção em torno desse personagem tão palpável. E no fim das contas, não importa a sua idade. Se você não é daqueles com muita sorte, provavelmente possui um vizinho como a Dona Leocádia também!
Tudo começou com a chegada de Cícero Capim e seu pai Severino no Prédio Azul. Um prédio velho e malcuidado. Eles precisavam urgente de um lugar para morar e de dinheiro. Por isso seu pai precisou aceitar esse emprego de porteiro. E logo no primeiro dia viram que não seria nada fácil ficar ali.
O primeiro contato com a dona do prédio e também síndica não poderia ter sido pior. Dona Leocádia já chegou gritando e causando a maior confusão com duas crianças: Tom e Mila. E acabou sobrando para Capim e Severino. Como ela detesta crianças, exigiu que Capim ficasse bem longe dela e já deixou claro que pode demitir seu pai a qualquer tempo por nada.
Tom e Mila se solidarizam e logo fazem amizade com Capim convidando-o para fazer parte do Clube Secreto e ser o novo Detetive do Prédio Azu! Vocês podem pensar que é só diversão e brincadeira. Mas quando se trata de Dona Leocádia, sempre há um mistério acontecendo. E eles sempre levam a culpa. E ela sempre confisca os pertences deles. E claro, não perde a oportunidade de ameaçar expulsar todos eles!
Mas juntos eles seguirão as pistas e resolverão todos os casos!
Vocês irão perceber, assim que abrirem o livro, que ele se destaca por apresentar um ritmo muito ágil, mantido até o final. A autora não perde o fôlego em nenhum momento. O enredo é dividido em quatro capítulos e em cada um deles, temos um mistério para ser resolvido com início, meio e fim. Seu texto é muito direto, voltado apenas para resolver os casos. Por isso, pelo menos nesse primeiro livro, não iremos ver o desenvolvimento dos personagens. Não sabemos qual é a história deles e de seus familiares.
O que nós temos é confusão, perigo e aventura!
Vocês também irão descobrir que a Dona Leocádia está sempre envolvida. Ela vive gritando com eles a seguinte frase: “pestes, pulgas, pirralhos!”. Mas a turminha não se deixa abater. Tom acha tudo muito suspeito. Suspeitíssíssimo!
E assim, com o grito de guerra deles: “essa é mais uma missão para os incríveis, os imbatíveis, os insuperáveis… detetives do Prédio Azul!”, eles vão seguindo as pistas até encontrar o verdadeiro culpado de cada situação. Pasmem! Tudo começa e termina com quem? Dona Leocádia! Sim, mais uma vez ela. Sempre ela.
No final, como um bônus, a turminha desconfia que a Dona Leocádia é uma bruxa. Será? A dúvida fica no ar, risos. Nessa hora eu me lembrei da famosa personagem do Chaves “A Bruxa do 71”.
Esse livro tem um texto fácil e simples, e curto, eu li rapidinho. É ótimo para descontrair. Eu gostei muito e não vejo a hora de ler os próximos!
Duda.
💌 Contato:
Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:
☕️ Você já segue o Cantinho?
Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.
A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜
Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura
Que maravilha a dica do livro, adoro um mistério, o livro tem uma história bastante fluída, ótimo para as crianças lerem, é uma boa sugestão de livro pra elas lerem, já vou indicar pro meu sobrinho ler bjs.
ResponderExcluirEu gosto muito desse tipo de leitura para distrair,são personagens leves , com mistérios, um pouquinho de suspense, amo.Para quem é fã do Bob Sponja rs... Mas sério assisti na tv e achei o máximo, o livro ,pela sua resenha,não decepciona.Dona leocádia é um figura viu, acho que ela é meio bruxa e meio mala rs.bjus.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirQue legal 👏 eu adorei, eu sempre assisto D.P.A com meus sobrinhos
Quem não conheceu uma dona Locacia na infância kkk a história é bem envolvente com uma fluência agradável.
ResponderExcluirOie, tudo bem? Gente como assim não sabia que era um livro? Lembro de ter visto divulgação do programa na TV mas não cheguei a assistir. Amo demais histórias que envolvem crianças e/ou adolescentes que se envolvem em mistérios. As vezes parece bem mais divertido do que uma série ou filme com adultos. Além do mistério tem toda aquela atmosfera de aventura, amizade e nostalgia. Amei a dica! Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOie, tudo bem? Gente como assim não sabia que era um livro? Lembro de ter visto divulgação do programa na TV mas não cheguei a assistir. Amo demais histórias que envolvem crianças e/ou adolescentes que se envolvem em mistérios. As vezes parece bem mais divertido do que uma série ou filme com adultos. Além do mistério tem toda aquela atmosfera de aventura, amizade e nostalgia. Amei a dica! Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAcredita que nunca vi DPA? Acho que ia adorar os livros, pois sou apaixonada por obras de thriller, suspense e mistério. O fato da autora não perder o fôlego da narrativa é outro ponto que considero bem positivo. Já anotei a dica aqui, acho que vou adorar ler com minha sobrinha.
Beijos!
Deve ser um ótimo livro, se todas as escolas estão sendo adotadas, a leitura deve ser muito boa para as crianças. O Dia das Crianças no Japão é um pouco diferente do Brasil. É muito emocionante, eles fazem um altar armado com bonecos de guerreiros samurais, são peças mais antigas da tradição, as crianças viram atores nesta data.
ResponderExcluirLivros que incentivam a curiosidade da conclusão do texto e faz com que possar se ler mais rapidez e degustação. Achei bem interessante esta pontuação que fez sobre o envolvimento das confusões "...O que nós temos é confusão, perigo e aventura! Vocês também irão descobrir que a Dona Leocádia está sempre envolvida." Sempre tem um perrsonagem deste na vida real também.
ResponderExcluir