[Especial Um Autor]: Susanne Strasser

 

Boa Tarde Leitores do Cantinho!!!


Especial Um Autor é uma coluna fixa do Cantinho, que irá prestigiar aqueles autores que nos conquistaram durante o ano, que nos impactaram de alguma forma e por isso fomos atrás de todos os seus livros publicados no Brasil.


Como estamos no Especial Férias, escolhemos para as crianças um verdadeiro fenômeno!!! Susanne Strasser, autora e ilustradora, está encantando todo mundo com o seu trabalho maravilhoso!!!


Por isso vamos fazer muito barulho para Susanne Strasser!!!!!


 


Com Vocês:

Susanne Strasser!!!



Site / Facebook /



📌 Biografia:

Susanne Strasser nasceu em 1976, na cidade de Erding, Alemanha. Estudou comunicação e design em Londres e Munique e tem hoje reconhecimento internacional por seu trabalho – ela já foi destaque na Bienal de Ilustrações de Bratislava e tem um livro adaptado para o cinema (Das Märchen von der Prinzessin, 2013). Atualmente, Susanne vive em Munique com o marido e os dois filhos.



📌 Prêmios:

Seu trabalho recebeu prêmios internacionais e foi exibido na prestigiada Bienal de Ilustração de Bratislava. Seu livro "Das Märchen von der Prinzessin, die unbedingt in einem Märchen vorkommen wollte", sobre uma princesa que queria aparecer em um conto de fadas, foi filmado para o cinema em 2013. Ela desenvolveu uma série de livros ilustrados de papelão de sucesso para Peter Hammer Verlag , que receberam o “Prix P'tits Mômes” e o segundo lugar no “Troisdorf Picture Book Prize” em 2019.

E tem muito mais!!! Confiram a lista completa de prêmios e seleções no site da autora.





Qual é o Seu Segredo???




O Blog da Letrinhas (da Editora Companhia das Letrinhas) dedicou uma matéria para tentar explicar o segredo da autora ser tão querida pelos pequenos e pelos adultos também!!!
 
Segundo eles, podemos listar pelo menos 6 motivos: 


1) Contos Acumulativos:

"A ideia é simples: a estrutura textual se repete e é retomada, sempre trazendo mais um elemento para a ação central da narrativa. Em Bem lá no alto, por exemplo, o urso quer o bolo, mas o bolo está bem lá no alto e o urso está bem lá embaixo. Chega o porquinho e pula nas costas do urso, mas o bolo está bem lá no alto e o porquinho e o urso estão bem lá embaixo. Cada hora chega mais um bichinho nessa “torre” que tenta alcançar o bolo e, no fim, o texto cita todos eles."

2) Humor:

"Os livros da autora têm esse humor infantil um tanto pastelão que as crianças adoram, com a torre de bichos que cai, o carrinho da raposa que tromba com a árvore e todo mundo pulando da cama na hora de dormir. São cenas com as quais os pequenos se identificam com facilidade, porque fazem parte das suas brincadeiras, e acabam replicando em novas brincadeiras inspiradas pelos livros.
Traz também a representação de alguns momentos de famílias que têm crianças, com muita bagunça, muita gente e muitas falas repetidas que fazem até os adultos se identificarem e se divertirem."

 
3) Animais:

"Os quatro livros de Susane Strasser são habitados por uma fauna rica e muito diversa, que reúne urso-polar, flamingo, cobra, cachorro, foca, lagarta, coelho, baleia, raposa, galinha, sapo, todos em ambientes inusitados, como a cama ou a banheira – como só a imaginação de uma criança consegue costurar tão bem. Os pequenos adoram, e as expressões dos bichinhos também são irresistíveis, sempre fofas e engraçadas!"

4) A criança:

"Para completar a turma que vai se aglomerando ao longo das histórias, sempre chega a criança num momento crucial: para levar o bolo bem lá pra baixo, onde os animais esperam; para terminar de lotar a banheira da baleia com seu brinquedo; para entrar na carona da raposa com seu skate. Ela sempre aparece no final e sempre tem a mesma carinha, o que garante uma bem-vinda e esperada repetição também entre os livros."

5) Onomatopeias:

"Os bebês e as crianças bem pequenas amam descobrir e imitar os sons que fazem parte de seu mundo, e aqui não faltam esses barulhinhos que, além de uma riqueza para a aquisição da linguagem, diversão garantida! E não são os sons que os bichos emitem, mas aqueles produzidos pelo bater de asas da galinha (flop-flop!), pelo pulo do sapo (póim!), pela foca quando anda pelo quarto (schlept, schlapt!) ou pelo carro da raposa (ta-tap, te-tep!), que integram a própria construção da narrativa. "

6) Detalhes:

"O passarinho que vai se aproximando devagarinho pelo fio e pega a cereja do bolo, as maçãs que os bichinhos que vão de carona com a raposa ganham quando a cobra se junta à turma (numa referência à cobra e à maçã da Criação), o patinho de borracha que acompanha a baleia no banho... Susanne Strasser finaliza suas histórias encantadoras com essas surpresinhas que as crianças curtem muito procurar e encontrar repetidas vezes!"


Não deixem de visitar o blog e conferir a matéria completa!!!



Seus Livros:

Esses são apenas os publicados no Brasil pela Editora Companhia das Letrinhas. No site da autora eu encontrei o total de 25 livros ilustrados. Não deixem de conferir por lá também!!!



  








Ilustrações:






















Créditos:




Matérias: 







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:



euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com



☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog /Twitter / Instagram do Blog Cantinho Para Leitura / Instagram do Cantinho Para Leitura Kids / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura





Nenhum comentário

Postar um comentário