[Vencedor do Goodreads] Resenha- O Intituto- Stephen King


Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

O Vencedor do Goodreads é uma coluna fixa do Cantinho para vocês conhecerem alguns livros vencedores do Prêmio Goodreads Choise Awards. Como o resultado é liberado apenas em dezembro, as resenhas serão postadas sempre no ano seguinte. Excepcionalmente esse ano, iremos conhecer alguns vencedores da edição de 2018 e também de 2019. Mas atenção! Decidimos que continuações de séries não serão escolhidos.

Como estamos no Especial de Halloween: Medo do Escuro, hoje vamos indicar o vencedor de 2019, na categoria de Horror: o livro O Instituto de Stephen King!!!

Continuem acompanhando o especial nessas duas semanas tenebrosas, com histórias horripilantes de arrepiar o cabelo e tremer as pernas!!!



Avisos:
📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens do Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição 2019 e Especial de Halloween: Medo do Escuro- Edição de 2020, que serão constantemente atualizadas.




Livro: O Instituto
Autor:  Sthepen King 
Editora: Suma
O Cantinho Indica: 3,5/5 





O Instituto!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


O novo livro de Stephen King, o Mestre do Terror, traz uma história inesquecível sobre um grupo de crianças com talentos especiais que precisam se unir para derrubar um grande mal. No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos. Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto. Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.

Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!


RESENHA: O INSTITUTO

 




Em “o Instituto” eu diria que King trabalha mais com um suspense paranormal. Existe horror no que essa organização está fazendo com as crianças. Mas nada que vá fazer você ter medo. Eu não vi terror nesse enredo. Mas em compensação, foram muitas páginas de tensão e ação ao se aproximar do desfecho.

O início é muito curioso. Uma série de circunstancias e seus respectivos desdobramentos levarão o personagem Tim Jamieson até uma cidade pequena chamada DuPray. O que a princípio seria apenas uma passagem, se torna uma possibilidade de fincar raízes. Ele foi convidado a pedir demissão da Polícia de Sarasota (existe uma história por trás dessa demissão). Agora vamos ver esse homem procurando um rumo para sua vida. Ele tinha um plano o aguardando em Nova York. Mas de forma inusitada, aceitou o emprego de vigia noturno do Departamento do Xerife do Condado de Fairlee. Racionalmente, não fazia sentido ele permanecer ali. Sua escolha poderia parecer até absurda, tendo em vista às condições as quais estava se submetendo. Por isso fiquei com a pulga atrás da orelha. Havia algo no ar. E a narrativa que segue dos dias em que ele passa na cidade, sua ambientação, sua rotina, só confirmaram essa minha desconfiança. O autor não poderia estar falando sobre o nada. Fiquei com a impressão de que ele estava preparando o terreno para alguma coisa. Mas o quê?

Nesse momento passamos para a trama de Luke, uma criança gênio. Sua capacidade intelectual era tão avançada que aos 12 anos se preparava para cursar duas universidades ao mesmo tempo. Estava tudo certo até que misteriosamente ele é sequestrado. Ao despertar, ele se encontra em uma espécie de réplica do seu quarto. Algo muito macabro. Mas ele sabia que não era o seu quarto. Aquela não era a sua casa. Ao perambular pelo lugar encontra outras crianças como ele. Eram todas excepcionais para a idade que tinham. Mas logo ele irá descobrir que aquele é o Instituto. E eles são cobaias de experimentos. Alguns eram telepáticos e outros telecinéticos. Mas eram apenas habilidades brutas. Suas manifestações eram muito sutis. Eles não tinham poder real. E começam as perguntas: quem são essas pessoas? Como descobriram que eles possuíam esse “poder” paranormal? Como eles os encontraram e os tiraram de suas casas? Onde estão seus pais? O que eles querem? Para que servem esses testes?

Para piorar a situação deles, temos duas frentes acontecendo dentro do Instituto: as experiências feitas na parte da frente e as experiências feitas na parte de trás. Eles estão todos agora na parte da frente e não sabem o que acontecerá quando forem transferidos para a parte de trás. Pois nenhuma criança voltou de lá. Onde elas estão?

Havia um discurso que eles sempre repetiam: que tudo iria ficar bem. E uma promessa de que se eles se comportassem iriam voltar para casa no final. Mas Luke sabia que precisava encontrar uma forma de sair dali. E rápido, antes que fosse levado lá para trás.

É inegável o talento de King para contar uma história. Eu me rendi à forma como ele conduziu os acontecimentos. Não conseguia parar de ler, apesar de ser uma leitura com muitas páginas. E me peguei torcendo muito por eles e ficando triste também. Pois para conseguir resultados, esses monstros não tinham limites. As crianças sofreram violência física, psicológica, humilhação e até tortura. Eles não se importavam com a idade deles e muito menos com suas vidas.

Mas eu tive problemas no começo com alguns diálogos. Assim que o cenário mudou para as cenas no Instituto, eu senti uma diferença na narrativa. As falas tanto das crianças quando dos adultos, que trabalhavam no Instituto, não me soaram naturais. Não sei se mais alguém teve essa sensação. Só que eu acabei me acostumando ao longo da leitura.

E mais ou menos um pouco antes de chegar à metade do livro, eu descobri como a vida do personagem Tim, aquele do início do livro, tinha um propósito: seu caminho irá se cruzar com o de Luke. A partir desse momento, o enredo sofre uma guinada, e começa uma caçada. O que está sendo feito na parte de trás é revelado. Mas isso não é muito. Quem é o Instituto? Quem está por trás dele? Qual é o seu objetivo? O autor ainda não contou. Mas ele irá elevar o nível de tensão. A história será dividida entre o que se passa fora do Instituto e o que se passa dentro. E King irá transitar de um lado para o outro, sempre quando as coisas esquentarem, o que me deixou ansiosa.

Agora vamos conversar sobre o final, e o que veio depois do final?

Pois é. Não fez sentido para mim. Essas pessoas eram perigosas, cruéis. E agiam como profissionais. Não deixavam vestígios. Elas estavam preparadas, possuíam um esquema. E o que estava sendo feito dentro do Instituto era monstruoso. E o que se seguiu não correspondeu com essa caracterização, ao que era esperado desse tipo de gente. De repente, parecia que eram amadores. E que a organização não tinha nenhuma força. Eu esperava mais do embate, algo mais elaborado. Ao meu entender, aqui cabia outro fim.

E o que foi feito das crianças? O autor teve coragem. Aqui sim, embora acredite que ninguém irá gostar, achei que se encaixou perfeitamente para um livro com esse tema.

Peço desculpas pelo tamanho da resenha. Mas esse é um livro grande. E saibam que eu não disse quase nada. Essa foi uma boa leitura. Gostei muito, apenas trago essas duas ressalvas.





(Resenha da Bel)





💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜

4 comentários

  1. Olá! A leitura desse livro lá no blog foi de uma das colaboradoras! rsrs Eu gostei da resenha, mesmo longa. Nunca li nada do King, mas já me recomendaram muito! Não sei se esse é o melhor para eu começar, mas achei bem interessante!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Bel, eu sou do time comédias romanticas e tals, não tenho tanta vontade assim de ler algo do KIng, mas sei que ele é incrivel pelas resenhas que vejo.
    Gostei da sua resenha, muito legal saber do envolvimento que teve com a obra mesmo com as ressalvas.Acho que os pontos positivos se superaram, né?

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Se fosse um tempo atrás eu concordaria com essa sua frustração com o final, mas depois de ler tantos livros do King percebi que este é o estilo de final dele. E isso quando tem final, tem alguns livros que não fazem sentido então desde quando meio que aceitei isso apreciei melhor os livros dele. Porque não exijo mais dos finais dos livros dele hahaha. Vai com esse pensamento que dá certo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca li nada do King e, por enquanto, não bateu a curiosidade de ler hahaha. Eu não sou muito fã de terror e por isso nunca me interessei muito pelas obras dele. Mas para quem curte, parece que a escrita dele é incrível. Uma pena que com esse livro você tenha tido algumas ressalvas, mas amei a sinceridade da sua resenha e a forma como explicou o que não gostou. E que bom que apesar dessas ressalvas, foi uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir