Resenha: Um Estudo em Vermelho- Arthur Conan Doyle

 

Boa Noite Leitores do Cantinho!!!!

Inicia-se hoje duas  Semanas só de Thrillers!!!😱😱😱

E é claro que na inauguração o Cantinho trouxe um convidado de honra para vocês. Um dos detetives mais famosos da Literatura: Sherlock Holmes!!!

Vocês sabiam que Holmes já foi identificado como uma das três personalidades mais conhecidas do mundo ocidental, ao lado de Mickey Mouse e do Papai Noel??? Não é o máximo???!!!!

Então não percam a resenha da Bel e nos acompanhem durante a semana para conhecer novas dicas cheias de suspense e mistério!!!!



Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Setembro dos Thrillers- Edição 2019 e Setembro dos Thrillers- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.

📌 Essa primeira dica é de uma leitura concluída e resenhada em 2019, que está sendo publicada agora em 2020.


Livro: Um Estudo em Vermelho
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Zahar
O Cantinho Indica: 4/5 



Um Estudo em Vermelho!!!


Adicione no Skoob



Sinopse:


Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato...Essa Edição Bolso de Luxo traz texto integral e cerca de 30 ilustrações originais.


Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!


 RESENHA: UM ESTUDO EM VERMELHO



Esqueçam tudo o que vocês conhecem sobre literatura policial. Nada se aplica à figura de Sherlock Holmes! Ele é um dos melhores personagens que já existiu. Sua caracterização é única. Por isso eu acho que ele sempre irá sobreviver a qualquer tempo ou espaço. Tanto, que acredito que suas histórias sejam procuradas, não pelo enredo, mas por ele. Eu quero ler Sherlock Holmes! Eu quero ouvir a célebre frase: “Elementar, meu caro Watson”. E vocês? É quase como se eles fossem reais. Vocês já tiveram essa impressão? Parece que estamos falando de pessoas que existiram no passado. Surreal, risos...

Já vi aquele filme antigo “O Enigma da Pirâmide” e também aqueles protagonizados por Robert Downey Jr e adorei todos, mas eu queria ter o gostinho de conhecer o original. E foi com essa expectativa e com essa pressão, que abri o primeiro livro em que Sherlock Holmes aparece: “Um Estudo em Vermelho”. A história é narrada pelo Watson. Logo descobrimos que ele é médico e estava voltando da guerra. Procurava por um companheiro que pudesse dividir um apartamento. Um conhecido em comum lhe apresenta ninguém menos do que Holmes. E de cara já diz que ele é uma pessoa diferente, com hábitos e um comportamento que ninguém entende. Mas existe uma sintonia muito grande entre os dois, e uma curiosidade por parte de Watson. E eles acabam morando sabe onde? No famoso endereço: número 221B da Baker Street, em Londres. Não é empolgante?

Logo Watson descobre que Holmes se interessa muito por uma ciência ligada a crimes. Mesmo assim, não consegue adivinhar sua profissão, até que o próprio lhe revela que é uma espécie de detetive consultor. Aqui entra o bom humor da história. Quem poderia imaginar que a prestigiada Scotland Yard não consegue resolver os casos e precisa de quem? De Holmes! Vamos ter uma verdadeira disputa de vaidades entre os detetives Lestrade e Gregson. Holmes se acha superior aos dois e o tempo todo os provoca. Aliás, ele acredita que não existe ninguém como ele. Modéstia é uma palavra que não existe em seu dicionário, risos. E foi justamente em um desses pedidos de ajuda (como quem não quer nada, claro, já que nunca iriam admitir que estavam sem saber o que fazer), que Holmes carrega Watson com ele, pela primeira vez, para investigar um assassinato!

Nessa hora vamos ver a magia acontecer. Sherlock Holmes entra em ação e o show é só dele. Seu dom é simplesmente impressionante. De uma forma muito peculiar, utiliza sua capacidade dedutiva e seu raciocínio lógico apurado, e resolve tudo. Assim, como se fosse simples demais, chega a ser uma perda de tempo de tão entediante, risos. Watson a principio fica descrente. Pois só temos um corpo em uma casa, que foi encontrada com a porta aberta. Não há nenhuma evidência de nada. Mas Holmes enxerga detalhes e anomalias quando ninguém o faz. E antes que você pisque já sabe quem foi, o motivo e como ele fez isso. E por fim o prende! Eu fiquei lá com cara de taxo, risos. 

Só tem um problema: do nada, sem nenhum aviso, o enredo é interrompido e uma nova história, completamente distinta, começa. Eu confesso que fiquei perdida, e fui olhar no final para entender o que estava acontecendo. Na verdade, essa quebra abrupta da narrativa, foi para contar a trama do assassino e o que o levou a cometer o crime. Quebrou completamente o clima e o meu envolvimento com a leitura. Espero que nos outros volumes, o autor não utilize dessa mesma estratégia. Só por isso não ganhou a nota máxima.

Enfim, Sherlock Holmes era tudo o que eu esperava. Impossível não adorar suas idiossincrasias. E sua parceria com Watson ficou perfeita, a personalidade de um, equilibra a do outro, por assim dizer. Mas aviso aos fãs de literatura de suspense: não há pistas para o leitor criar suas próprias teorias. Holmes sabe de tudo e depois explica. É diferente do que estamos acostumados. 


(Resenha da Bel)






💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜






3 comentários

  1. Oi Cila!

    Eu tenho três livros de Sherlock Holmes aqui em casa e este é um deles. Eu ganhei um box com os três livros e não li porque depois descobri que não é texto integral. Vou ter que adquirir uma edição digna para ler, você conseguiu desperta minha curiosidade e é um clássico que vale a pena ter na estante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oláá! Tudo bem?
    Então, como leitora e fã assídua de Sherlock Holmes, infelizmente devo dizer que essa quebra se dá em todas as histórias mais longas, como O vale do Medo, O Signo dos Quatro e O cão de Baskerville (mas acho que nesse é no começo...). Já nas histórias mais curtas, que você encontrará em Aventuras/Memórias/Histórias/O último adeus de Sherlock Holmes, será algo bem resumido.
    E nossa, adorei ler uma resenha de uma pessoa que também é fã! Adoro Sherlock Holmes, ele é muito atemporal. Recomendo a série Sherlock, que mostra o detetive como se fosse nos tempos atuais. Simplesmente perfeito!
    bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Entendo essa coisa de você achar a quebra no ritmo, mas acho que é uma coisa meio que da época, outros livros de outros autores dessa época são assim também. Já que você está embarcado no mundo de sherlock Holmes (aliás o Estudo em vermelho é bom mas os outros são bem melhores) já deixo aqui meu favorito como indicação para você ler que é O Cão dos Baskerville, espero que goste dos outros.

    ResponderExcluir