Resenha- O Caso do Marquês Desaparecido: Série Enola Holmes Livro 1 - Nancy Springer


Boa Noite Leitores do Cantinho!!!!


Continuando nossas duas Semanas só de Thrillers, hoje temos uma dica incrível. A autora Nancy Springer escreveu uma série com as aventuras da irmã do Sherlock Holmes, não é o máximo??? Eu descobri que a série já tinha sido publicada no Brasil pela Editora Novo Século. 

E agora está sendo relançada pela Editora Verus. Esse primeiro livro ganhou a capa do filme que foi lançado na Netflix. Amanhã iremos falar tudo o que aconteceu na adaptação na Coluna Sessão Cinderela. Vocês não podem perder.

Fiquem agora com a resenha da Bel!!! 



Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho.

Então para vocês não perderem nada, acompanhem as postagens Setembro dos Thrillers- Edição 2019 e Setembro dos Thrillers- Edição 2020, que serão constantemente atualizadas.




Livro: O Caso do Marquês Desaparecido- Série Enola Holmes Livro 1
Autora: Nancy Springer
Editora: Verus
O Cantinho Indica: 5/5 



O Caso do Marquês Desaparecido!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:


Entre disfarces e fugas, a irmã de Sherlock Holmes vai nos mostrar que o sangue investigativo também faz parte dela. Mas será que Enola será capaz de decodificar as pistas necessárias e finalmente encontrar sua mãe? Em Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido, Enola Holmes — irmã do famoso detetive Sherlock Holmes — descobre no dia de seu aniversário de catorze anos que sua mãe desapareceu. Por conta dessa descoberta, ela embarca em uma viagem a Londres em busca de pistas que indiquem o paradeiro da mãe. Mas nada poderia preparar Enola para o que a espera na cidade grande. Ao chegar, ela se vê envolvida no sequestro de um jovem marquês. E, no meio de toda a trama, ainda é obrigada a fugir de vilões assassinos e tentar se esquivar de seus astutos irmãos mais velhos — tudo isso enquanto reúne pistas sobre o estranho desaparecimento de sua mãe.Porém, nessa busca por sua mãe, ela conta com aliado muito importante: um caderno de mensagens cifradas deixado pela mãe. Ele será seu companheiro em todas as aventuras e confusões em que a astuta Enola irá se meter. Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido deixa claro que a busca por aquilo que amamos nunca é em vão e os caminhos que devemos percorrer nessa jornada nem sempre serão suaves.



Confiram a Resenha da Bel!!!!

RESENHA: O CASO DO MARQUÊS DESAPARECIDO


Eu não sabia o que esperar desse livro e fui surpreendida de uma forma muito positiva. Primeiro, o livro é uma delicia de se ler. Segundo, ele trás personagens peculiares, que são interessantes. Terceiro, em todos os passos que Enola dá, ela analisa suas opções de acordo com o que acredita que seu irmão, o famoso detetive, irá fazer. Então apesar de ser uma história leve, voltada provavelmente para o público mais jovem, o texto é bem movimentado, engraçado a sua maneira, e cheio de deduções lógicas como era de se esperar da Família Holmes. 


Quando Enola Holmes completa 14 anos, sua mãe, Lady Eudoria Vernet, desaparece e não volta mais para a casa. Seu pai é falecido. Com isso, ela não tem outra opção a não ser chamar os irmãos mais velhos, com quem não tem contato há dez anos: Sherlock Holmes e Mycroft Holmes. Com a chegada deles, a vida com a qual Enola está acostumada fica ameaçada: há planos para que ela seja enviada para um internato, para receber uma educação apropriada para jovens damas.

Nesse momento a trama fica muito interessante. Os irmãos fazem pequenas revelações sobre a mãe dela. O que a faz questionar tudo o que sabia e pensava sobre Lay Eudoria. É doloroso ver como ela se sentia rejeitada. E sobre como ela enxergava sua própria existência. Por outro lado, Enola começa buscar pistas sobre o desaparecimento de sua mãe dentro da casa. Essa parte é muito legal! Eu fiquei animada com os criptogramas que a autora criou (no final do livro ela nos ensina a fazer). Com o que ela descobre ela toma uma decisão: irá fugir para encontrar sua mãe e para se livrar das rédeas dos irmãos, que pela lei, têm o direito de tomar decisões sobre seu futuro. Sua fuga se torna uma grande aventura. No meio do caminho ela se depara com um crime: o desaparecimento do marquês. Ela irá literalmente se meter a desvendar esse caso. E o que a princípio era uma simples investigação, de forma inesperada, irá se desdobrar para algo muito perigoso. Seguem cenas de muita ação.

Eu adorei esse livro! Gostei demais da personalidade de Enola. Ela é cheia de vida, determinada e muito inteligente. Dá vontade de partir junto com ela nessa grande aventura de encontrar sua mãe. Que com certeza é a mais enigmática do enredo. Uma mulher cheia de surpresas. Não sabemos nada sobre ela. E as pistas que nos movem em sua direção, nos deixam mais confusos ainda sobre quem ela é, para onde ela foi e por quê. E sobretudo, como fica Enola nessa equação? Como ela foi capaz de abandoná-la? Esse é o grande mistério da série. Nesse primeiro volume só foi possível começar a montar um quadro, mas estamos muito longe ainda de descobrir a verdade.

Agora o grande destaque do enredo, foi a mensagem. O que temos aqui são protagonistas femininas fortes, corajosas, desafiando o que se esperam delas, se rebelando, dizendo não! Dizendo que são mais, que são capazes, e que não cabe aos homens, ou pelo menos não deveria caber, dar ordens a elas, decidirem seus destinos. E, principalmente, ter direito legal sobre elas.

A autora deixa sua marca com um discurso de empoderamento feminino, mostrando que Enola consegue ser quem ela quer ser. Que ela tem muitos talentos. Iremos acompanhar o seu crescimento, a sua evolução durante a leitura. Ela inicia a trama se comparando a seu irmão Sherlock, e se diminuindo perante ele. Mas quando ela se joga no mundo, partindo em busca da mãe, vê o quanto foi capaz de fazer sozinha, sem a ajuda e a aprovação de seus irmãos. Percebe todo o seu potencial e reconhece suas habilidades a ponto de descobrir sua verdadeira vocação: investigadora profissional. E assim, ela vai atrás do próprio destino.

Nancy Springer provou que não se precisa de muito para nos entregar uma história que enaltece a força e a inteligência da mulher, indo de encontro ao machismo presente na época em que a trama se passa. É um verdadeiro protesto à sociedade aqui representada, que considerava as mulheres dependentes dos homens e desprovidas de qualquer intelecto, capacidade e de direitos.

Uma pena que acabou. Vou ter que aguardar ansiosa pelo lançamento dos outros livros da série.

Enquanto isso, eu estou louca para conferir a adaptação. Não saiam daí. Vou correndo ver o filme. E vou contar tudo sobre ele para vocês na Coluna Sessão Cinderela! Não percam.


(Resenha da Bel)









📌Cabine de Imprensa Literária: Livro ou Filme???


📖 Resenha do Livro O Caso do Marquês Desaparecido: Série Enola Holmes Livro 1

📺 Crítica do Filme Enola Holmes (amanhã)







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com

☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜





3 comentários

  1. Oi Bel, tudo bem?

    Eu vi o filme e ganhei o livro de presente de aniversário mas ainda não li! Eu gostei muito do filme, achei super a minha vibe, bem adolescente, que trata de assuntos importantes e também bem previsivel mas não de uma forma ruim, sabe? Uma amiga minha que leu o livro comentou que ele é bem diferente do filme e eu tô curiosa pra fazer a comparação! Eu espero que a Verus traga os outros livros da série pra cá!
    Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro na época que o filme lançou e foi uma leitura muito fofa. Concordo muito com você em relação à mensagem que a autora passou, foi o que mais gostei no livro. Acho que é um livro ótimo para o público mais jovem, pois ver uma menina tão empoderada e determinada com certeza é uma inspiração. Com relação ao filme, achei bem diferente do livro, mas sendo sincera eu achei ainda melhor. A Enola é um pouco mais madura e o filme dá uma ênfase ainda maior no feminismo e empoderamento feminino. Espero que você goste também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Ainda não vi nenhuma opinião negativa sobre esse livro. Só estou vendo elogios e adorando isso! A história não me desperta lá muita curiosidade, então é uma leitura que não farei por agora e nem sei se um dia farei, mas sei que será ótimo para introduzir ainda mais jovens na Literatura (e é muito empolgante ver uma protagonista feminina como essa).

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir