[Vencedor do Goodreads] Resenha- O Ódio que Você Semeia- Angie Thomas



Boa noite Leitores do Cantinho!!!! 

Está na hora de romper o silêncio mais uma vez. 

Hoje eu trago para vocês o segundo livro do Projeto Fale.

Como estamos no mês de novembro, o tema escolhido foi Racismo.

Hoje é uma data muito importante. O dia 20/11 foi escolhido como  o Dia da Consciência Negra.  O mundo inteiro está parando para ouvir e para falar sobre as questões sociais, econômicas, políticas e culturais dos negros.

E um dos temas que precisamos enfrentar é a prática do crime de racismo.  Por isso escolhemos um livro para indicar para vocês, que contribuiu, no campo da ficção, para alertar sobre essa realidade alarmante, desumana, cruel e inaceitável.

O Ódio que Você Semeia, da autora Angie Thomas, fez muito barulho. Sua repercussão foi tamanha, que ele venceu o Prêmio Goodreads Choise Awards no ano de 2017 em duas categorias: Young Adult Fiction (Ficção para Jovens Adultos) e Debut Goodreads Author (Autor de Estreia no Goodreads). E venceu também no ano de 2018 na categoria Best of the Best (Melhor dos Melhores).

Além disso, foi um dos livros mais favoritados e recomendados por blogueiros, youtubers e leitores nos anos de 2018 e 2019 aqui no Brasil.

Foi também o primeiro a vencer o Walter Dean Meyers Grant, em 2015, na categoria We Need Diverse Books. Chegou ao primeiro lugar da lista do New York Times na semana do seu lançamento, alcançando o título de best-seller.

E tem mais. Ganhou uma adaptação para o cinema no final de 2018.


Então vocês não podem perder a resenha da Bel!!!! E amanhã, ela vai contar sua impressão sobre o filme na Coluna Sessão Cinderela.


Avisos:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho. Vencedor do Goodreads - Edição 2019 e Vencedor do Goodreads - Edição 2020.

📌 Essa dica é de uma leitura concluída e resenhada em 2019, que está sendo publicada agora em 2020.



Livro: O Ódio que Você Semeia
Autora: Angie Thomas 
Editora: Galera
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!! 




O Ódio que Você Semeia!!!


Adicione no Skoob


Sinopse:


1º lugar na lista do New York Times. Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro contra o racismo em tempos tão cruéis e extremos Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial.Não faça movimentos bruscos.Deixe sempre as mãos à mostra.Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente.Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início.Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.



Confiram a Resenha da Bel!!!!!!!

 RESENHA: O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA



Enxugando as lágrimas de emoção, ao fechar o livro, pensei: quem sou eu para fazer essa resenha? Uma garota com a cor da pele branca. O que eu posso ter a dizer? Eu não entendo! Essa foi a resposta que Starr, nossa protagonista, deu ao namorado, Chris. Ele é rico, mora em um lugar privilegiado e tem a cor da pele branca. Mas fofo do jeito que ele é, (amei Chris e sou só corações para ele) a resposta só poderia ser uma: que ela poderia ajudá-lo a compreender. 

Humildemente acredito que essa é a proposta de Angie Thomas para todos nós: fazer-nos entender. Por isso não posso contar nada. Cada leitor precisa ouvir da voz dos nossos personagens. Pois eles representam milhares de vozes no mundo inteiro. As que foram perdidas covardemente, com muita injustiça, e as que ainda estão de pé, lutando com dignidade. 

E eles têm muito a nos dizer. Já está mais do que na hora de pararmos para ouvir e mudar com o que aprendermos. Mas uma mudança boa. Real. Por isso queria que esse livro fizesse parte do currículo de todas as escolas. Pois precisamos plantar as sementes certas. Essa é uma das mensagens mais poderosas desse enredo. Como o próprio título alerta, nós estamos semeando ódio. Nós, todos nós. Chega! 
E o pior. A verdade que mais dói: o livro é tão atual que assusta. 

Na história a personagem vive dividida entre dois mundos: o da escola no subúrbio, com pessoas de classe rica. E o do gueto, onde nasceu e ainda mora com a família. Onde está a minoria pobre e oprimida. Mas é tão complexo, que quando ela está em casa, o mundo dela ganha outras linhas: as gangues. Há muita coisa acontecendo. Há alguns núcleos diferentes, onde encontramos cada personagem com um drama, tendo que enfrentar questões muito difíceis. Mas há uma trama central que une todo mundo. Enquanto estamos envolvidos nos problemas de cada um deles, torcendo por eles, sofrendo com eles, há alguma coisa crescendo, crescendo e de repente ela explode! Não há mais lados, os mundos se misturam. 

Como termina? Com uma lição de força, coragem e principalmente de amor. A autora semeia a mensagem de amor e esperança.

Só quero fazer um destaque: o nome da personagem é Starr. Mas todos os nomes presentes no texto, com exceção dos vilões, é claro, brilharam. E como brilharam. Que família! O pai, a mãe, o tio, a avó, o irmão mais velho, a própria Starr, até o irmão mais novo. Os vizinhos, os amigos, o namorado dela. Não dá, teria que realmente citar o nome de todos. A autora definitivamente brilhou na construção de cada um deles. Cada um deles foi um tapa bem dado. 

Esse foi o melhor livro que li esse ano e um dos melhores da minha vida. Não vou esquecer.  Vou correndo agora ver o filme. E vou contar tudo sobre ele para vocês na Coluna Sessão Cinderela! Não percam.

Gostaria que vocês levassem com vocês, para reflexão, as palavras de Angie Thomas nos agradecimentos:

“E a todos os adolescentes de Georgetown e de todos os “The Gardens” do mundo: suas vozes importam, seus sonhos importam, suas vidas importam. Sejam rosas que crescem no concreto.”


(Resenha da Bel)




Troféu do Cantinho: Favorito do Ano






📌Cabine de Imprensa Literária: Livro ou Filme???

📖 Resenha do Livro O Ódio que Você Semeia

📺 Crítica do Filme O Ódio que Você Semeia (amanhã)







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com

☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜



6 comentários

  1. Oi Bel, tudo bem?

    Nossa eu li esse livro logo quando lançou porque a proposta me deixou super curiosa e virei fã da Angie! Eu adorei a forma como ela conseguiu abordar algo tão pesado, tão destruidor, num YA. Eu chorei muito nesse livro, mas é aquele ditado né "o choro da branquitude é livre" HAHAHAHAHAHAHAHA
    Li esse ano o livro novo dela, e també é uma história que mexeu muito comigo, muito linda mesmo!
    Adorei seu post!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é tudo <3 sou super fã da autora e esse livro é um dos meus favoritos da vida. Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel!
    Sua resenha me tocou tão fundo que estou curiosa para ler esse enredo só pelas suas palavras deu para perceber o quão profundo é e como foi bem elaborada e reflexiva. Estou louca para conferir e saber mais da trama. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada, amei a arte do seu blog, me apaixonei!!! Agora sobre o livro, tenho vontade de ler ele, mas por saber que toca em um assunto necessário, mas ao mesmo tempo que poder pesado em alguns pontos, estou adiando a leitura dele. Mas do ano que vem acho que ele não passa!

    ResponderExcluir
  5. Desejo demais ler essa obra, pois na época em que foi lançado, me lembro das resenhas incríveis que foram surgindo e aguçando minha curiosidade. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Li esse livro ano retrasado e ele mexeu demais comigo. É um livro que, como você disse, ensina muito, passa uma mensagem muito valiosa. É impossível não se emocionar com a lição que Anggie Thomas nos passa através de Starr e as realidades que ela vive. Acho que esta deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas ♥
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir