[Vencedor do Goodreads] Resenha- Recursão- Blake Crouch

Boa noite Leitores do Cantinho!!!!

O Vencedor do Goodreads é uma coluna fixa do Cantinho para vocês conhecerem alguns livros vencedores do Prêmio Goodreads Choise Awards. Como o resultado é liberado apenas em dezembro, as resenhas serão postadas sempre no ano seguinte. Excepcionalmente esse ano, iremos conhecer alguns vencedores da edição de 2018 e também de 2019. Mas atenção! Decidimos que continuações de séries não serão escolhidos.

Hoje vamos indicar o vencedor de 2019, na categoria de Best Science Fiction (Melhor Ficção Científica): o livro Recursão de Blake Crouch!!!

Além disso, foi um dos livros mais favoritados e recomendados por blogueiros, youtubers e leitores.

Considerado um dos nomes mais importantes da ficção científica contemporânea, autor de diversos best-sellers internacionais, sua trilogia Wayward virou uma série exibida pela FOX, fez o maior sucesso com o livro Matéria Escura, e agora Recursão teve os direitos de adaptação adquiridos pela Netflix. 

Vocês não podem perder a resenha da Bel!!!!

Aviso:

📌Ano passado o blog estava em pausa. Mas para poder divulgar a lista dos favoritos de 2019, excepcionalmente, as resenhas serão postadas agora. E para deixar tudo organizado, eu separei em dois arquivos direitinho. Vencedor do Goodreads - Edição 2019 e Vencedor do Goodreads - Edição 2020.




Livro: Recursão
Autor: Blake Crouch 
Editora: Intrínseca
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!! 




Recursão!!!



Adicione no Skoob


Sinopse:

Em novo livro, autor do best-seller Matéria escura investiga o poder da memória em trama que costura ficção científica, ação e mistério. E se um dia memórias vívidas de coisas que nunca aconteceram se infiltrassem em sua mente, pintando em tons de cinza todas as suas certezas? É dessa premissa que Blake Crouch parte em Recursão, uma obra tão impactante que teve os direitos de adaptação audiovisual adquiridos pela Netflix, que produzirá um filme e uma série baseados no livro, ambos a cargo de Shonda Rhimes. Barry Sutton é policial em Nova York e convive com a tristeza da morte da filha. Ao ser acionado para intervir em uma tentativa de suicídio, ele se depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram. A neurocientista Helena Smith está desenvolvendo uma tecnologia para a cura do Alzheimer. Inesperadamente, um dos homens mais ricos do mundo se oferece para financiar sua pesquisa. Helena vê surgir a chance de propiciar um grande bem para a humanidade. No entanto, não poderia estar mais enganada... A tecnologia que deveria salvar vidas acelera a marcha galopante do caos, gerando uma guerra pelo poder e criando recursos que começam a esfacelar a realidade. O tempo não é mais como o conhecemos, e Barry e Helena terão de se unir se quiserem sobreviver — e salvar a todos nós. Um dos nomes mais importantes da ficção científica contemporânea, Blake Crouch constrói uma jornada desnorteante, com personagens complexos, que nos fazem refletir sobre nossa identidade. Uma trama intrincada, ágil e emocionante, que mostra que, quando nada é mais importante do que a memória, perdê-la significa perder a si mesmo.



Confiram a Resenha da Bel!!!!


RESENHA: RECURSÃO




Tenham um pouco de paciência comigo, pois eu sou novata nesse universo de ficção científica. Meu deslumbramento com essa obra, pode não corresponder às expectativas de vocês, fãs do gênero, que já tiveram contato com muita coisa do meio. Mas ainda assim acredito que irão concordar comigo: o tema abordado pelo autor nunca ficará ultrapassado e nem perderá o seu brilho. Eu estou falando do conceito de realidade. E o que torna esse enredo incrível e original foi a exploração desse conceito partindo do que nós sabemos sobre nossas memórias, e sobre a importância delas para compor nossa trajetória de vida, bem como nos reconhecer enquanto indivíduos através delas.

E o fascinante é que para trabalhar com as lembranças das pessoas, a história irá atravessar os limites de tempo e espaço. E levantar discussões sobre a percepção humana da realidade em oposição à realidade tal como ela é de fato. Eu nunca li nada parecido! Achei fantástico!

No livro temos duas tramas se desenrolando simultaneamente. A questão é que elas ocorrem em tempos diferentes. O que me levou de cara a desconfiar que o presente pudesse ser consequência do que estava sendo feito no passado. Mas no final eu descobri que era muito mais complexo do que causa e consequência. Eu não tinha a menor ideia de aonde o autor iria chegar.

Estamos em novembro de 2018. O investigador Barry Sutton, da Divisão Central de Roubos, da Polícia de Nova York é chamado para atender uma ocorrência de tentativa de suicídio. Ele era o policial que estava mais próximo do local. E o que iremos ver nas páginas que se seguem, me deixou chocada! Que início! Ann Voss Peters tem SFM- Síndrome da Falsa Memória. Ela está infectada, e a proximidade pode fazer com que ele também seja contaminado. Mas ele precisa impedí-la, irá correr o risco. Essa síndrome engana a sua mente criando memórias de uma vida que você nunca teve. O problema é que as lembranças falsas são mais reais do que as lembranças de sua vida real, tornando a realidade um lugar insuportável. Como se a realidade fosse uma prisão, como se tivessem roubado a vida falsa e trancado você nessa verdadeira que você não reconhece. O problema, é que você acredita nas lembranças falsas, mesmo sabendo que elas são falsas. E você quer de alguma forma, viver nelas. Você não aguenta viver na realidade. É no meio dessa trama desesperadora, Ann dá uma informação, que me deixou com a pulga atrás da orelha. Na sequência, Barry se verá envolvido na investigação dessa doença que tomará proporções gigantescas. O caos se instaurará na cidade.

Estamos em outubro de 2007. A neurocientista Helena Smith tem um sonho: curar sua mãe que tem Alzheimer. Mas ela precisa de financiamento para sua pesquisa. Milagrosamente, surgirá um benfeitor muito misterioso lhe oferecendo dinheiro ilimitado, estrutura e uma equipe. Como não desconfiar? Mas sua mãe piorava a cada dia, em breve, ela perderia por completo sua memória. Impossível não se comover e parar para refletir sobre os efeitos dessa doença. No momento em que você perde suas memórias, o que acontece? Você ainda está vivo, mas quem você se torna? Como vislumbrar uma existência com a perda de identidade? O que é necessário para obter a cura? Como podemos impedir o progresso dessa doença antes que ela destrua de forma irreversível toda uma vida? Aqui a ética da ciência será questionada, bem como os limites que você está disposto a ultrapassar para conseguir o que quer, não importando as consequências.

Até que finalmente iremos descobrir os desdobramentos da pesquisa no presente, onde Barry e Helena irão se encontrar.

Existem muitos mistérios, muito suspense, cenas eletrizantes com muita ação, discussões para refletir, romance, um texto inteligente que me prendeu pelos personagens, pelos diálogos, pelos sentimentos e pelos dilemas. Eu também fiquei curiosa em um momento, em que determinado evento é repetido por muitas vezes. Essa parte pode não agradar a todos, pois a repetição pode ser vista como algo cansativo. Mas nessa hora eu lembrei um pouco daqueles filmes Efeito Borboleta e Premonição. E pensei sobre o Destino. Sobre como há situações que não podem ser alteradas, por mais que as circunstâncias sejam diferentes. Gostei muito do final também.

Virei fã do autor e coloquei seu outro livro Matéria Escura na minha lista. Já li alguns comentários de que é melhor do que esse. Adorei o livro, favorito com certeza e recomendo muito.



(Resenha da Bel)





Troféu do Cantinho: Favorito do Ano







💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com

☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜




4 comentários

  1. Oi Bel!!

    Desse autor eu só li Matéria Escura e eu gostei demais do livro. Demorei um pouco pra entrar na trama porque num é um genero que eu tô acostumada a ler e tal, mas foi uma leitura muito boa e que me deixou bem satisfeita!
    Vi bastante gente falando de recursão e e só elogios né, já quero ler! Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel.

    Eu tenho muita vontade de conhecer a escrita do autor porque li várias resenhas elogiando. Agora sua opinião conseguiu despertar ainda mais a minha curiosidade. Principalmente por que contém mistérios, suspense que eu adoro e cenas eletrizantes. Com certeza quero lê-lo.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Nossa, eu vejo muita gente favoritando esse livro e falando muito bem dele, dizendo até que é o melhor do autor entre os dois já publicados por aqui. Eu não sou uma leitora de ficção científica, muito por ficar perdida entre os termos e temas, mas esse é um dos livros que tenho vontade de ler, ainda mais depois dessa resenha tão empolgante. Provavelmente não será ainda esse ano, mas fica para o próximo!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ah eu gostei muito deste livro. Gostei tanto de Barry quanto de Helena, claramente os dois melhoram muito durante o livro e foi legal acompanhar os dois tentando resolver todo o caos, cada um do seu jeito. Eu também super recomendo.

    ResponderExcluir