Bom dia Leitores do Cantinho!!!
Eu fiquei impressionada!!!
E a autora? Ela é a fundadora do Projeto Kelly Yang (kellyyang.edu.hk), um programa líder de redação e debate para crianças na Ásia. Como professora de redação por 13 anos, Kelly ajudou milhares de crianças a encontrar sua voz e se tornarem melhores escritores e oradores mais poderosos. Ela inclusive faz visitas às escolas.
Livro: Front Desk
Autora: Kelly Yang
Editora: Knights Of (ainda não publicado no Brasil)
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!
Sinopse:
Mia Tang tem muitos segredos. Número um: ela mora em um motel, não em uma casa grande. Todos os dias, enquanto seus pais imigrantes limpam os quartos, Mia, de 10 anos, gerencia a recepção do Calivista Motel e atende seus hóspedes. Número dois: seus pais escondem imigrantes. E se o maldoso dono do motel, Sr. Yao, descobrir que eles estão permitindo que eles fiquem nos quartos vazios de graça, os Tangs estarão condenados. Número três: ela quer ser escritora. Mas como ela pode, quando sua mãe acha que ela deve se limitar a matemática porque o inglês não é sua primeira língua? Será preciso toda a coragem, bondade e trabalho árduo de Mia para passar este ano. Será que ela conseguirá manter seu emprego, ajudar os imigrantes e convidados, escapar do Sr. Yao e realizar seus sonhos?
Oi gente! Meu nome é Marina. Eu concluí meu curso de inglês faz algum tempo. E descobri que existem vários livros em inglês gratuitos no Kindle Unlimited. Vou tentar trazer alguns deles para vocês aqui no Cantinho.
Mas para hoje eu trouxe uma indicação do meu colega. Ele não quis me contar nada, apenas disse: Leia!!
E eu li.
E uau! Quando vi a capa pensei que seria uma história fofa e divertida para crianças. Que ledo engano. Esse é um livro incrível, que faz a diferença e merece ser conhecido por todos.
Ele fala sobre exclusão. Sobre racismo. Sobre xenofobia. Sobre preconceito. E sobre bullying na escola. Depois, trabalha a superação de cada uma dessas lutas, nos dando grandes lições de inclusão, união, amor, amizade, família e esperança.
Mia e seus pais são chineses. Eles foram para os EUA viver um sonho dourado. Acreditaram nas promessas de um país livre e justo, que ofereceria melhores oportunidades de trabalho. Dois anos depois, encontramos nossos personagens vivendo abaixo da linha da pobreza. Sem um teto para morar e sem dinheiro para comer. Como um milagre, surge uma oportunidade deles administrarem um pequeno hotel na Califórnia. A moradia estava incluída sem custos, e ganhariam muito bem. Finalmente, tudo daria certo. Mas eles foram enganados pelo proprietário senhor Yao. Sem terem para onde ir, aceitarão um trabalho pesado a troco de quase nada. E se submeterão as injustiças do senhor Yao.
Foi comovente ver Mia ajudando os pais na recepção do hotel. Ver o relacionamento dela com os hóspedes semanais. Ver as dificuldades que ela precisou enfrentar na escola. Da mesma forma, foi comovente descobrir o sofrimento de todos os imigrantes que seus pais esconderam nos quartos vazios. Eles estavam sendo explorados e vivendo em condições desumanas.
As cenas com os pais são lindas. As lições a serem aprendidas nesse livro são lindas. Eu me apaixonei por eles e sofri com eles.
Confesso que por um momento cheguei a pensar que a solução para um dos problemas foi muito pueril. Impossível de acontecer. Até que fiquei sem fala quando li a nota deixada ao final pela autora. Foi real. Aconteceu. Além disso, essa história foi baseada na vida da autora e de seus pais. E de vários imigrantes chineses dos anos 90 nos EUA.
Não vejo a hora de ler o próximos livros de Mia e sua família. Na Amazon encontrei mais dois volumes, acredito que deva ser uma trilogia.
É isso. Espero que um dia alguma editora publique aqui no Brasil, para que mais pessoas possam se emocionar e crescer com a história de Mia e de seus pais.
Atenção: A Marina não é especialista na língua inglesa, ela leu um exemplar em inglês sozinha, apenas com a ajuda do dicionário. A resenha foi feita de acordo com o que ela entendeu, por isso pede desculpas na eventualidade de ter feito alguma interpretação equivocada.
💌 Contato:
Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:
☕️ Você já segue o Cantinho?
Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.
A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜
Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura
Olá,
ResponderExcluirApesar dos dramas parece ser um livro bem divertido! Pela capa do livro eu não leria (achei meio infantil e não dá pra entender muito do que é), porém pela sua resenha a história parece sim bem interessante.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia o livro ainda, mas parece ser uma leitura cativante. Gostei de saber que, apesar de ser destinado a um público mais jovem, o livro tem uma premissa muito interessante e a autora traz assuntos tão importantes. Adorei a resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura.
Beijos
Olá, tudo bem? Adorei a dica, e realmente no meu caso, preciso que alguma editora traga para que possa ler. Posso ver que a história trabalha várias vertentes importantes, e mais ainda, deve trazer ótimas lições de vida. Com certeza dica anotada, e espero que faça barulho suficiente para alguma editora comprar e traduzir. Amei a postagem!
ResponderExcluirBeijos
Que leitura mais amor, adorei a capa e premissa fiquei super curiosa para ler também. Espero que venha logo para o Brasil.
ResponderExcluir