Resenha - O Ickabog- J. K. Rowling



Boa tarde Leitores do Cantinho!!!

Chegou o dia!!!!!!

Como prometemos, hoje temos J.K. Rowling  no nosso Especial do Dia das Crianças: Hora de Brincar. Porque Ler é a maior diversão!, Edição 2021!!!!!

Se você ainda não está sabendo, no Dia das Crianças, houve o lançamento mundial de "Jack e o Porquinho de Natal", o novo livro da autora. Nós aqui do Cantinho estamos loucas para ler. Gente a capa ficou uma loucura! Está maravilhosa! Confiram tudo sobre o livro na Edição Especial do Plantão do Cantinho.

Mas agora vamos falar dessa grande aventura chamada: "O Ickabog"!!!!!

No site da autora o livro é descrito como "um conto de fadas caloroso, rápido e engraçado de um monstro temível, aventura emocionante e esperança contra todas as probabilidades.".

Ele acabou se tornando um grande projeto! Inicialmente, a história foi escrita para suas duas filhas mais novas. Mas com a rotina da autora, acabou esquecida no sótão. Com o inicio da pandemia, a autora teve a ideia de terminar essa história e começou a publicar alguns capítulos gratuitos online todos os dias da semana, entre maio e julho, para todas as crianças que se viram em confinamento em suas casas.  

Mas tem mais! Em cada país, o livro é ilustrado pelas crianças que venceram o Concurso de Ilustração Ickabog. Aqui vocês podem ver os vencedores de alguns países. 

O Concurso acabou, mas podemos incentivar ainda nossas crianças a desenharem e compartilhar no Twitter e Instagram com a hashtag: #TheIckabog

Eu descobri ainda que o livro foi traduzido para mais de 26 idiomas e está disponível em versão impressa, em áudio e e-book. No site da autora podemos ouvir alguns capítulos narrados por ela mesma. Confiram aqui.

Atenção pais e professores: a autora respondeu algumas perguntas sobre o livro, informando que a leitura é voltada para crianças de 7 a 12 anos e ainda nos aconselhou a lê-la em voz alta para uma melhor experiência, pois ele foi escrito com essa finalidade, para ser lido em voz alta.

Gatilho: a Duda leu o livro e pediu para avisar que o vilão do enredo irá matar alguns personagens para alcançar seus objetivos. Por isso, talvez seja aconselhável uma leitura prévia pelos pais. Pois existem crianças que são mais sensíveis do que as outras. 

Não deixem de visitar o site, pois há muitas atividades propostas para crianças.  Quem não sabe inglês, como eu (risos...), pode jogar no google tradutor. Confiram as atividades aqui.


Agora fiquem com a resenha da Duda!!!!

Livro: O Ickabog
Autora: J. K. Rowling

Editora: Rocco
O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!! 




O Ickabog!!!




Sinopse:


Com a altura de dois cavalos.

Olhos que brilham como bolas de fogo.

Garras afiadas e compridas feito navalhas.

O Ickabog está chegando…

O Ickabog está chegando... Um monstro mítico, um reino em perigo e uma aventura que irá testar a bravura de duas crianças. Descubra um conto de fadas brilhantemente original, divertido e irônico, sobre o poder da esperança e da amizade. O reino da Cornucópia já foi o mais feliz do mundo. Tinha muito ouro, um rei com os melhores bigodes que você poderia imaginar, e açougueiros, padeiros e queijeiros cujas comidas deliciosas faziam uma pessoa dançar de prazer. Tudo parecia perfeito, mas nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, era o lar do monstruoso Ickabog. Qualquer pessoa sensata sabia que o Ickabog era apenas um mito para assustar as crianças e fazê-las se comportar. Mas quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças - os melhores amigos Bert e Daisy - embarcam em uma grande aventura para desvendar a verdade, descobrir onde está o verdadeiro monstro e trazer esperança e felicidade para Cornucópia mais uma vez. Em uma bela edição, perfeita para compartilhar e presentear, O Ickabog conta com ilustrações coloridas dos 34 jovens vencedores do Concurso de Ilustração Ickabog, dos quatro cantos do Brasil.




Confiram a Resenha da Duda!!!!!!!

 RESENHA: O ICKABOG



Esse foi meu primeiro contato com a autora. Ainda não tive a oportunidade de ler Harry Potter. Estava muito ansiosa quando meu exemplar de Ickabog foi entregue. E preciso dizer que experimentei algo novo. Uma emoção diferente. Eu confesso que abri o livro com certa reverência. Esperando algo grande, mágico, especial. E J. K. Rowling não me decepcionou. 

Não há magia aqui. Não se trata desse tipo de enredo. E não estamos falando de uma saga, então não há um universo grandioso para ser desbravado. Mas a jornada do herói, presente nesse texto, ainda assim é expressiva. E emocionante. Pois a autora irá nos comover envolvendo mais de um personagem na luta contra o monstro que assombra o povo de Cornucópia. 

Ickabog é um conto de fada, e como tal, cumpre o papel de mostrar a face cruel do ser humano, com a missão de nos alertar e nos dar uma grande lição no final. Por isso não se surpreendam, por encontrar, em uma história voltada para crianças, temas e cenas difíceis.  

A autora conseguiu desenvolver um assunto complexo com uma linguagem bem acessível. E construiu um final com a simplicidade e inocência característica desse público. Que também representa um sentimento que move a vida de todos nós: a esperança. Esperança de que juntos podemos vencer esse monstro. 

Tudo começou com: era uma vez...

Um pequeno país chamado Cornucópia. Conhecido além de suas fronteiras pela comida. Cada uma de suas cidades era famosa por uma comida diferente, e cada uma delas era a melhor do mundo. O narrador irá nos mostrar como tudo nesses lugares era maravilhoso. Como a vida dos habitantes era maravilhosa. Como o rei Fred, o Intrépido era belo e amado por eles. Parecendo um lugar dos sonhos. 

Mas nem tudo o que reluz é ouro. Um pouco ao norte de Jerobão, ficava um lugar chamado Terra dos Brejos. Onde só crescia uns cogumelos insossos e borrachudos. Onde as pessoas eram esqueléticas e maltrapilhas. Foi aqui que nasceu a Lenda do Ickabog! Diziam que ele morava em um pântano escuro e perigoso demais para um ser humano entrar. Que ele comia crianças e ovelhas. E às vezes, homens e mulheres adultos que arriscavam andar à noite perto do pântano. Que Se você tentasse matar o Ickabog, ele se curava num passe de mágica, ou se dividia em dois Ickabogs; ele sabia voar, cuspir fogo, disparar veneno – os poderes do Ickabog eram tão grandes quanto a imaginação do contador da história.

Mas isso era só uma história para amedrontar as crianças e conseguir que elas obedecem aos pais. É claro que o Ickabog não existe. Será? 

Tudo irá mudar com a morte de uma costureira. A fome e a pobreza atingirão as cidades. E o monstro ganhará vida e aterrorizará o povo. Iremos conhecer os melhores amigos Daisy e Bert e sua família. E com eles vivenciar uma jornada para salvar a todos antes que seja tarde demais!

Eu comecei a me envolver com esse livro desde o prefácio. O questionamento que a autora levanta, que se traduz no argumento a partir do qual todo o enredo foi desenvolvido, me motivou no decorrer da leitura. 

“O que os monstros que conjuramos dizem a respeito de nós mesmos? O que deve acontecer para que o mal se apodere de uma pessoa, ou de um país, e o que é necessário para derrotá-lo? Por que as pessoas preferem acreditar em mentiras, mesmo com poucas provas ou na ausência completa delas?”

Vamos ver J.K. Rowling, de forma muito inteligente, transitar entre o conceito literal e o figurado da palavra monstro. Partindo da dúvida sobre a existência da figura mítica, lendária do Ickabog, nós iremos nos deparar com a realidade monstruosa que reside dentro do próprio ser humano. E concluir que o verdadeiro monstro dessas páginas, o vilão, é uma pessoa, ou mais de uma. 

Uma trama de mentiras será tecida. Os personagens serão levados a temer e a acreditar em uma verdade fabricada. Serão facilmente manipulados. Esse é um dos pontos que precisamos refletir. Como nós assumimos que algo aconteceu, sem sequer conhecer a realidade dos fatos. E como nos colocamos uns contra os outros, sem hesitar, sempre que a ilusão da segurança em que vivemos é ameaçada. Aceitar que tudo não passa de uma mentira, de que estão sendo enganados, e que são vítimas, exigiria mudanças. Para mudar precisa ter coragem, precisa lutar. 

Ela também nos desperta para a questão política desse país. Sobre o papel desse rei e a forma como ele governa. Sobre como ele era manejado e sobre como a influência exercida sobre ele alterou o rumo do futuro deles várias vezes. Seu texto ainda nos convida a discutir a desigualdade social. Há um contraste muito grande entre a prosperidade, beleza e felicidade das cidades de um lado, em relação à pobreza do povo do brejo marginalizado do outro lado. 

Vocês irão perceber que havia potencial até para um segundo livro se a autora quisesse desenvolver com mais profundidade a mitologia do Ickabog e a jornada dos personagens. 

Mas fiquei satisfeita com a mensagem e com a sensação de como seria bom se a nossa história pudesse terminar assim também. Se os problemas que enfrentamos no mundo pudessem ser resolvidos dessa forma. Na verdade, se pararmos para pensar, até podem. Mas no patamar que atingimos, é muito difícil. Podemos pelo menos tentar, em nossas vidas particulares. Já seria um grande e significativo passo.

Eu adorei conhecer a escrita da autora e farei de tudo para trazer para vocês o lançamento “Jack e o Porquinho de Natal”. Estou com a impressão que será uma história muito especial.


(Resenha da Maria Eduarda)








Confiram: 








💌 Contato:

Participem!!! Enviem indicações de livros que vocês querem ver nos nossos Projetos. E nos contem suas leituras preferidas. Para falar com o Cantinho, comente nas postagens, mande uma mensagem em nossas redes sociais ou envie um e-mail para:

euqueroumcantinhodaleitura@gmail.com


☕️ Você já segue o Cantinho?

Todo o conteúdo do blog é feito com muito carinho, dedicação e amor para vocês. Indiquem o Cantinho para os amigos e familiares que gostam de livros, compartilhem as postagens e não se esqueçam de seguir nossas redes sociais.

A participação de cada um de vocês é muito importante para manter os projetos e trazer mais histórias. Obrigada! 💜


Blog / Facebook / Twitter / Instagram / Facebook do Duelo Literário do Cantinho para Leitura



9 comentários

  1. Que livro fantástico, achei legal que o livro é ilustrado pelas crianças que venceram o concurso, temos que sempre incentivar as crianças a lerem, gostei muito da resenha, bons livros são sempre bem vindos, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adorei a sugestão 🙂 ainda não conhecia, gosto muito do trabalho da autora. A temática é bem interessante

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia a autora e este livro mas me parece ser uma leitura cativante. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Cila,
    Dei uma olhada nos desenhos feitos pelos vencedores do concurso; achei muito interessante esse projeto da autora. Já quero ler O Ickabog para minha neta e vou aguardar o próximo lançamento.
    PS: Obrigada pelo gatilho da Duda, vou ler antes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Achei incrível essa proposta da autora. Quem a conheceu por Harry Potter com certeza estava com as expectativas bem altas. Estou com o livro aqui em casa mas ainda não iniciei a leitura. Mesmo assim fiquei impressionada com a edição que trabalho incrível da Rocco. Os desenhos das crianças dão um toque especial à obra. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Que legal incentivando as crianças, achei o livro bem fofo para presentear!

    ResponderExcluir
  7. Parece mesmo ser um livro muito interessante. Acompanhei o trabalho dela JK nos livros do Harry Potter quando estava adolescente.

    ResponderExcluir
  8. Oie lindas! Que bacana esse novo projego da J.K...nao estava sabendo. Gostei muito da resenha da Duda. Acredito que seja um conto de fadas que irá despertar vários questionamentos e reflexões nas mentes dos pequenos.

    Quero muito ler, verei se encaixo na minha lista. Ansiosa para a resenha do livro de Natal.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫🌟

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Ainda não estava sabendo sobre esse lançamanto da J. K Rowling, mas parece ser uma história bacana para crianças dentro da faixa etária indicada. Confesso que não tenho vontade de ler por agora, mas talvez isso mude, pois curto obras que mostram esse lado cruel do ser humano. Adorei demais seu post e sua opinião!

    Beijos!

    ResponderExcluir