Resenha do Livro: A Casa dos Pesadelos de Marcos DeBrito - Faro Editorial!!!!



Boa noite Leitores do Cantinho!!!

Eu passei o ano inteiro esperando por essa data, risos.. É Halloween!!!!! A noite mais aterrorizante do ano!!!!

Por isso a Duda vai deixar vocês acordados com a resenha do livro "A Casa dos Pesadelos", do querido autor Marcos DeBrito.

Livro: A Casa dos Pesadelos
Autor: Marcos DeBrito 
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144

O Cantinho Indica: 3,5/5 




A Casa dos Pesadelos!!!

Adicione no Skoob



Sinopse:

Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar àmesma casa para visitar sua avó.Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo,que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.


Confiram a Resenha!!!!!!! 



 RESENHA: A CASA DOS PESADELOS




É noite de Halloween! Eu esperei o ano inteiro para dizer isso, risos. Adoro essa data, e vocês? Eu guardei por exatos três meses o livro “A Casa dos Pesadelos”, do elogiado autor e premiado cineasta brasileiro Marcos DeBrito. Não teria graça se eu fizesse a leitura outro dia. Eu tive que deixar na embalagem para não correr o risco de abrir antes do tempo. Então podem imaginar minha surpresa quando descobri que não é um livro de terror como eu tanto queria. Eu estava preparada para levar sustos, fechar o livro e me esconder debaixo da coberta, risos. Mas o que temos aqui é um thriller psicológico. E eu nunca, ênfase no “nunca”, poderia imaginar esse final. Reviravolta? Que nada! Está mais para uma virada de 360º graus! Vocês não fazem a menor ideia do que irão encontrar nessa casa....


Tudo começou quando ele tinha seis anos, naquele antigo casarão onde morava sua avó. Não sabemos o que o afugentou na época. Apenas que agora está de volta, dez anos depois. Dentro de um carro, com sua mãe Laura, e seu irmão caçula Bruno, estavam na estrada, refazendo o mesmo caminho, indo direto para um passado que deveria ter sido esquecido. Tiago estava agitado. Tentava se esconder atrás da música alta em seus fones de ouvido. Mas era inútil. Sentia-se amedrontado, e mesmo que ainda não estivesse preparado, precisava enfrentar o monstro de sua infância. Ele precisava saber se foi apenas um pesadelo, como todos queriam que ele acreditasse, ou se ele era real......... 

Adiou ao máximo a entrada naquela casa. Mantinha-se afastado, quieto. Observou de longe a alegria de seu irmão, e se viu nele. A primeira vez que esteve ali, tinha a idade de Bruno e também teve a mesma reação. Mas agora era tudo diferente. Por isso quando uma avó muito amorosa e receosa se aproximou, ele a rejeitou. E ela não escondeu o quanto ficou magoada. Tiago estava ansioso, sabia que logo iria anoitecer. E era nessa hora que os barulhos começavam. Que ele, o monstro, aparecia.....

Estar no mesmo lugar onde tudo aconteceu, despertou sua memória. Ele começou a lembrar. Havia uma porta proibida, o quarto de seu falecido avô. Ele tinha certeza de que sua resposta estava lá. Precisava entrar, mas sem que ninguém soubesse. Ele falhou, sua avó apareceu diante dele e me assustou completamente! Aquela não era a velhinha boazinha que amava os netos. Ela estava muito irritada, disse palavras muito duras e injustas. Transformou-se completamente. E tudo porque não queria que ele abrisse aquela porta. Não faz sentido. O que tem ali que ninguém pode ver? Tem que ser algo muito grave para justificar seu comportamento. Mas Tiago não podia desistir, precisa desobedecer sua avó, pois Bruno agora também estava ouvindo os sons do monstro se aproximando. Serão apenas ruídos de uma casa velha? Sombras que se abrigam na escuridão? 

Em A Casa dos Pesadelos, temos um argumento muito simples: o autor trabalha o próprio conceito de pesadelo. E depois cria um mistério em torno dele: o que ele viu era a figura do medo que a maioria das crianças tem na hora de dormir? Ou na verdade, era uma metáfora para um trauma que ele vivenciou na infância? Mas o diferencial do texto de Marcos DeBrito é trazer o ponto de vista de uma criança para um assunto muito sério. Ele apresenta a percepção de um garoto de seis anos, inocente e ingênuo, que não entende a realidade. E a reação dele àquilo que ele não consegue explicar: ele se comunica através de símbolos.

Tiago nunca mais foi o mesmo. Desde aquele episódio, lembranças confusas lhe perturbam. Um terror tomou conta de todos os seus pensamentos. Ele vive dominado pelo medo. Tornou-se um adolescente rebelde, indiferente. Está retraído, isolado. Não tem aptidão social. Houve uma quebra em sua conexão com as pessoas. Qualquer um pode enxergar que esse é o seu mecanismo de defesa. Esse é o alarme disparando para lhe alertar que tem algo errado com ele. E a resposta está nessa casa. 

Para aumentar o suspense, cada vez que Tiago fica mais perto de encontrar a criatura responsável por seus pesadelos, o autor interrompe a história e nos leva para o passado, revelando aos poucos o que aconteceu 10 anos atrás. E assim ele cria uma expectativa para o momento derradeiro em que o passado irá colidir com o presente e a verdade será descoberta. Enquanto isso, Tiago ainda terá que encarar os segredos de sua família enterrados naquele quarto. Qual é a relação entre eles? 

Vocês não irão acreditar! Eu fiquei chocada! Nada me preparou para esse final. Tudo fez sentido. A forma como o enredo foi construído foi incrível e a atmosfera do cenário combinou com a mente de uma criança apavorada. 

Mas não é um livro perfeito. O autor teve uma ideia criativa, eu nunca vi um assunto como esse ser abordado dessa forma. O problema é que senti certo distanciamento da história. A linguagem direta e um pouco rebuscada, pode ter contribuído para essa sensação, pois acabou conferindo a narrativa um leve toque de formalismo. E foi muito difícil aceitar a personagem de Laura, mãe do Tiago. Seus diálogos não estão bem trabalhados, trazendo às vezes atitudes incoerentes. Ela poderia ter sido melhor desenvolvida. 

É a primeira vez que compro um livro dessa editora e fiquei impressionada com o capricho da edição. Existe um estímulo muito forte provocado pelas cores para entrarmos no clima da história. O passado é representado por folhas laranja. E o presente, por folhas amareladas. Já as folhas pretas, representam o medo dele. Inclusive, as ilustrações foram feitas justamente nelas, e que imagens!!! E a capa? Eu amei! Dá gosto de ter um livro assim em minha estante.

A Casa dos Pesadelos não é um livro de terror. Você não vai ficar assustada, com medo de dormir. É uma leitura rápida, que surpreende com um final completamente inesperado e impactante e mesmo com as ressalvas, demonstra o potencial que esse autor tem. Estou muito animada para ler agora “O Escravo de Capela”, outra obra do Marcos que foi muito elogiada. 

Beijos.

Duda.

(Resenha da Maria Eduarda)




Contato com a Editora:







26 comentários

  1. Já fui conquistasdo por todos esses segredos que rondam a história, amo suspenses e quando fico sabendo de um corro adquirir. Não achei tão assustador então vou confiar nas suas derradeiras palavras e embarcar nessa aventura.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros, não curto muito terror, mas esse livro parece muito interessante!
    Muito obrigada pelo post, viu?
    Adorei mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Depois que assisti Condado Macabro, adaptação do livro do autor eu morro de vontade de conhecer a escrita dele. Ainda que tenha uma linguagem m pouco rebuscada, coisa que não curto, eu apostaria na leitura pelo final que mencionou e para descobrir os segredos da família do Tiago. Quando ler O escravo de capela nos conte o que achou, vou adorar conferir.

    Beijos.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que a capa já dá um medo, mais que ótimo que o livro não é de terror, a história é surpreendente, vai conquistar os leitores, é um livro que vai prender o leitor, fiquei interessada pelo livro ótima sugestão de livro bjs.

    ResponderExcluir
  5. Pensei que fosse de terror.Que bom que é uma leitura surpreendente como vc bem resenhou. Essa dinamica que o autor faz na leitura é muito boa pois nos deixa na expectativa e assim a gente devora a leitura né?

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Espero que sim!

    Eu ainda não conhecia esse livro, mas a premissa dele é bem bacana, acho que poderia gostar dessa leitura, tenho lido muito do gênero ultimamente. Já vou colocar aqui na listinha para 2019.

    Eu adorei seu blog, ganhou uma seguidora.

    bjs <3

    www.alimentopraalma.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!Apesar do título A Casa dos Pesadelos,percebi através de sua resenha,que é uma história incrível e não assustadora,fiquei curiosa para ver ler esta aventura.
    Obrigada pela indicação!Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Eu gosto muito da escrita do autor, e esse livro é um belo thriller psicológico, o final me deixou de boca aberta. Agora se você quer ler algo de terror dele pode ir sem medo (ou melhor com bastante medo) no O Escravo de Capela, os outros dois livros do Marcos eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero muito também. A Faro tem diagramações incríveis, uma das minhas ilustrações favoritas da editora são dos livro do Marcus Barcelos (de terror também). E eles estão com um novo lançamento chamado O Amor nas Quatro Estações que está incrível. Adorei a resenha, parabéns pela sinceridade.

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Minha mãe leu esse livro e amou, então creio que eu vá gostar também. Pela sinopse o livro parece ser bem assustador, mas ainda bem que não é tanto, assim consigo ler tranquilinha, hahaha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cila!

    Eu também adoro Halloween, fico o ano todo esperando esse mês chegar pra ler bastante do gênero. Eu já tinha esse livro marcado no Skoob, mas sua resenha me despertou mais ainda a curiosidade com a historia. Quero muito saber o que de tão assustador aconteceu na casa pra traumatizá-lo desse jeito! A Faro Editorial capricha bastante mesmo em seus livros, super te indico a leitura de outras obras publicadas por eles! Resenha maravilhosa como sempre <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Adorei saber suas impressões sobre a leitura, pois as vezes livros ou mesmo filmes de terror são fáceis de deduzir o que acontece, adorei o enredo, e por você ter se surpreendido com a leitura já é um ponto positivo para eu ler, parabéns pela resenha fiquei curiosa para saber o que vai acontecer e sobre o final também, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  12. É um história curta, mas gostei da capa e fiquei curiosa para saber o que há nessa casa. Achei interessante a sua opinião sobre os diálogos e outros pontos negativos. Que bom que você ficou impressionada com a edição do livro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá.

    Uau, sua resenha me conquistou do começo ao fim. O fato do autor deixar abordar tudo no ponto de vista de uma criança foi onde me conquistou ainda mais. Já estou correndo para adicionar no skoob.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  14. Caraca, que super livro, achei genial essa parte de explorar o sonho da criança, o universo dela para trazer algo que passa um suspense, mesmo não sendo Terror, talvez possa assustar alguns

    ResponderExcluir
  15. oie como vai?
    eu quero muitooo ler esse livro, to desejando ele desde anúncio da editora mas infelizmente ainda nao tive chance de ler a obra sabe. Mas adoro livro de horror, mesmo sendo uma mega medrosa kkk.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Não é o tipo de livro que eu leio porém ouvi falar muito bem da escrita do autor. leio terror e suspense sem problemas, então a parte do 'medinho' seria de boa para mim.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Oi Duda! compartilhamos das mesmas impressões. Também considero que o autor fugiu um pouco da premissa, talvez a pressa para o desfecho fez com que a obra se perdesse; desprendendo o leitor.
    As edições da Faro, principalmente para suspenses, são incriveis.
    Beijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Não sei se é bem o meu tipo de leitura, mas parece que vale a pena tentar, hehehehe! Fiquei com vontade!

    ResponderExcluir
  19. Olá Maria, não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários parece ser uma leitura bem bacana, apesar dessa linguagem formal que o autor usou, adorei saber que a edição esta toda caprichada *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é fantástico, DeBrito mandou bem na história, ele possui um enredo arrepiante e ao mesmo tempo curioso. Eu adorei e recomendo para todos!!!

    ResponderExcluir
  21. Quero ler para ontem... Não conhecia o livro mas me conquistou desde o primeiro parágrafo da sua resenha. Uma história cheia de medos e suspanse. Amo, amo, amo....

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Ah adorei a sua resenha. Gostei de você ter ressaltado o que não é um livro de leitor, o que me fez olhá-lo com outras perspectivas. Gosto de finais que surpreende, e pela sua reação vejo que foi ótimo. Adorei e com certeza dica anotada <3 Siiim, também acho a capa bem linda! Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oiiii, tô super curiosa para ler esse livro, adoro triler psicológico e esse parece ser dos bons... Sua resenha está deliciosa de ser lida. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  24. Fiquei super curiosa pra ler esse livro adoro uma história de terror/suspense! Ótima resenha bjoos

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia nem a editora nem o livro mas...Deus!!! Que suspense é esse? Fiquei bastante curiosa para o ler!

    www.aalfacinha.com

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Eu amo os livros dessa editora, são lindos e muito caprichados. Como já li várias resenhas desse livro, sabia que não era um terror, e é justamente por isso que fiquei empolgada para fazer essa leitura, adoro thrillers.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir