Sessão Cinderela: Resenha do Filme O Touro Ferdinando!!!!!


Sessão Cinderela é uma coluna fixa do Cantinho que traz resenhas daqueles filmes que foram adaptados de livros que fizeram um grande sucesso!!! 

Quando o relógio da Blogosfera tocar 12 badaladas, como na história da Cinderela, nós teremos um encontro marcado com as melhores histórias dos estúdios cinematográficos!!!!


Estão preparados???

O ponteiro virou: meia-noite!!!!! E o filme é..........



O Touro Ferdinando: 



Animação inspirada no clássico infantil homônimo escrito por Munro Leaf, lançado pela Editora Intrínseca. Na Sala de Leitura do Cantinho vocês podem conferir a resenha do livro (resenha do livro O Touro Ferdinando).

A primeira imagem toma toda a tela: flores!!!!!! Quando a câmera se afasta, é possível ver onde estamos: uma grande fazenda. Temos alguns filhotes de touro brincando. E Ferdinando aparece espreitando por trás de uma porta. Está tentando sair sem que ninguém perceba. Por quê??? 

Ele espera o melhor momento e passa por eles tentando não derrubar o balde com água. O que ele está fazendo??? Vocês não vão adivinhar. Como se fosse a coisa mais importante para ele, ele molha uma flor e depois sente o seu perfume. Que cena mais linda!!!!! E incomum para um touro.



O que é isso??? O barulho de um caminhão se aproxima. Os filhotes correm animados para vê-lo. Ferdinando não entende. Ele não tem em seu coração o desejo de brigar. E naquele momento ele vai descobrir como é diferente. Os touros nascem para lutar nas touradas. Por isso o único sonho que cada um possui é derrotar o toureiro que eles chamam de matador e virar um campeão!!!!! 

Vamos sentir a tristeza de Ferdinando, isso não era para ele. 

Quando os touros adultos entram, seu olhar aflito corre direto para seu pai. Agora faz sentido. A Casa Del Touro não é uma fazenda qualquer. Aqui se criam touros destinados para as Touradas de Madri. E aquele homem, o matador, irá escolher um deles. Ficaremos apreensivos com Ferdinando, não queremos que seja o pai dele, mas ele é o vencedor!!!

Em uma das cenas mais tocantes, Ferdinando irá receber sua primeira lição: o pai tem o duro papel de lhe explicar que esse é o destino dos touros. Que ele precisa aceitar. É isso que touros fazem: eles lutam. Que não importa se ele tem um sonho diferente, o mundo nunca irá permitir. Esse é o lugar deles.




O olhar desolador dele acabou comigo. Preciso elogiar, as expressões de Ferdinando são muito intensas, seus sentimentos são transparentes.

E então, temos uma grande virada!!!! 

Uma tragédia acontece. A vida o coloca naquele segundo decisivo, em que tudo pode mudar. Ele só precisa ter coragem. Uma porta. É tudo que o detém. Com medo do futuro determinado para os da sua espécie, ele corre!!!!!! 

Em uma das cenas mais significativas e emocionantes, Ferdinando diz não!!!! Ele é o dono de seu destino!!!! Ele não irá abrir mão de sua felicidade para ser o que esperam dele!!!!!

Nós vamos gritar em torcida para que ele consiga: Corre Ferdinando!!!!!! 

Se ele atravessasse aquela porta iria partir para onde disseram que não existia. Para onde disseram que não era para ele. Era para os da outra espécie: os humanos.

Vamos ver que ele hesitou. Ele estava com medo. Olhou para o que deixaria para trás. Não era o que queria. Não era onde queria estar. E assim ele foi. Mas uma fuga não era aceita. Não desistiram facilmente dele. Ele teve que lutar por sua liberdade.

E do outro lado, o mundo era grande!!!!

Não havia cercas. Havia flores de todas as cores e tipos. E havia amor. Ele encontrou seu lugar: ele encontrou um lar!!!!!




Se preparem para as cenas mais fofas e amorosas que vocês já viram!!!!! 




Crítica:




O curta da Disney é fiel ao livro, é exatamente o mesmo enredo. Agora essa animação, nossa!!! É muito mais!!!!!! Não há comparação. Eu queria que ela fosse transformada em livro também.

O livro é muito curto, o texto é muito pequeno. Então, ele foi simplesmente desenvolvido. Vocês vão ver que uma nova história nasceu a partir da original. Ela ganhou personagens de verdade, com nomes, com personalidades, cada um com sua trama e seu próprio drama. E a partir deles foi possível passar uma mensagem muito maior do que Munro Leaf foi capaz. 

E o que falar de Ferdinando? Ele ganhou vida nas telas do cinema!!!! Ele vai muito além do que Munro idealizou em suas páginas. Não é mais apenas um touro simples, que prefere sentir o aroma das flores ao invés de usar os chifres. 

Ele é fofo, meigo, e tão doce!!!! E possui um grande coração!!!! E coloca todos debaixo de sua asa. Defende todo mundo, mesmo os que não gostam dele. É muito generoso. As cenas que divide com o cão Paco e sua dona Nina derretem nosso coração. E as que divide com a cabra Lupe são divertidas, mas não deixam de emocionar também. Agora ele arrasa mesmo quando contracena com o touro Valente, grande parte da profundidade dessa história se dá com a interação dos dois.

E não posso esquecer-me de contar que existe uma cena de dança épica aqui, vocês vão amar!!!! 



Há muito significados nessa animação. Existem tantas lições a serem aprendidas!!!!! 

E Ferdinando foi a razão de tudo: do começo e do fim...

Existe uma passagem de tempo muito importante, pois irá mudar todo o rumo dos acontecimentos. Agora ele era um touro adulto. E quando olharam para ele a imagem era de um animal grande, forte e assustador: Um Monstro!!!!!

Eles não o conheciam, não viram nada além de sua aparência. Não deixaram ele se explicar. O viram como algo perigoso, uma ameaça para os humanos. Ali não era o seu lugar. Prendam o monstro!!!!!

Adivinhem aonde ele foi parar???

Na fazenda onde nasceu. Ele estava de volta........

Então, é isso??? Não podemos escapar de nosso destino??? O pai dele estava certo???

Tudo estava pior. Ele não tinha escolha: precisava aprender a lutar. Pois descobriu o que acontecia com os touros que não serviam para as touradas: esse é o primeiro mistério de nossa história!!!!

Mas ele não podia.......

E pouco a pouco ele ganhou cada touro. Mostrou a cada um deles o que era amizade de verdade. Eu nunca vi um coração maior do que o de Ferdinando. Ele formou uma família com aqueles que antes o odiavam. 

Mas seu grande rival não aceitou. Estava com muita raiva. Ferdinando estava dando esperança de que poderia ser diferente, de que poderiam ser todos salvos, mas não era verdade.

A maior prova era que ele estava ali, de volta........

Ele estava sozinho, de novo!!!! 

Preparem seus corações para a grande revelação dessa história!!!!!

Quando Ferdinando descobriu o que acontecia nas touradas, ele olhou para trás e olhou para a porta. Há muita tensão aqui, o momento é muito significativo. Ele já esteve nessa posição antes. Mas sua escolha dessa vez precisa ser diferente. Não se trata só dele. 

Aqui nasce um herói!!!!!!

A emoção tomou conta da tela!!!! Estou arrepiada só de lembrar!!!! Fiquei muito nervosa, torci tanto por eles!!!! Teremos uma sequência de cenas com muita ação e lições valiosas!!!!!

Ele lutou, mas agora não foi por sua liberdade, foi por sua família!!!!

Mas heróis de verdade precisam se sacrificar........



Por isso estamos aqui, nas Touradas de Madri. 

Homem e Touro dividem a arena.

Espécie contra espécie. 

Apenas um vencedor. 

Eu fiquei envergonhada de como o homem pode ser covarde!!!!!

Para conseguir a glória deles nos desonraram: despertaram o pior de Ferdinando o transformando naquilo que queriam desde o início: um monstro!!!!!

E quando Ferdinando percebeu o que estava fazendo, ele parou e então um silêncio............

Só se ouvia o barulho de nossos corações esmagados pela dor dele!!!!!!

O que vem a seguir eu não esperava!!!!!

Vocês precisam ver, sentir, pois não há palavras suficientes para descrever!!!!

E quando você pensa que já acabou, tem mais!!!!! Muito mais!!!!!

Essa animação fala sobre o poder. O poder de ter a força e escolher não usá-la. O poder de ter coragem de lutar para ser quem você é. O poder de arriscar tudo por sua felicidade. O poder do valor que cada um de nós tem. O poder de se ter um lar. O poder da amizade. E principalmente o poder do amor!!!!

Foi ele que transformou o ódio, o medo e a intolerância. 




Livro ou Filme???


Chegou o momento polêmico que todos vocês aguardavam. Estão preparados??? 


Livro ou filme??? 

Vou contar até três e responder: 1, 2, 3 e já!!!!!!!


Filme!!!!

Eu amei o livro. Entretanto o alcance da animação é muito maior. Ela discute questões que não foram abordadas por ele.  E traz personagens que foram feitos para serem amados!!!

Recomendo os dois, pois são diferentes. E acredito que o livro vá atender melhor crianças menores. Já a animação, talvez seja compreendida por crianças com um pouco mais de idade. Mas se tivesse que escolher apenas um deles, ficaria com a animação!!!!!

Porque eu não entendo de roteiros, de construção de cenas, de fotografia, de atuação, não sou expert em cinema. Eu sou apenas uma leitora que está com o coração transbordando das lições que aprendi aqui. Tecnicamente não sei o que dizer. Mas emocionalmente, foi um dos filmes mais lindos que já vi. A última cena, em especial, significou mais do que palavras podem traduzir. 








Trailer:




Título no Brasil: o Touro Ferdinando

Título Original: Ferdinand

Direção: Carlos Saldanha

Estreia no Brasil: 11/01/2018

Fox Film do Brasil




Cabine de Imprensa Literária: Livro ou Filme???

-Resenha do Livro O Touro Ferdinando

-Crítica do Filme O Touro Ferdinando





Especial Dia das Crianças:







Edição Especial da Coluna Next Release para o Dia das Crianças:



Edição Especial da Coluna Plantão do Cantinho para o Dia das Crianças:


Coluna Resenhas:




Coluna Cabine de Imprensa Literária:




Crítica do Filme O Touro Ferdinando: Livro ou Filme? Blog Nas Tuas Páginas



20 comentários

  1. Olá minha lindona!!!

    Eu conhecia a suas resenhas de livros e essa é a primeira vez que me deparo com uma resenha sua de filme e eu estou chocada com a sua capacidade de nos instigar!!

    Amo essa animação! Chorei horrores assistindo e não sabia que ela era livro também!! Já quero! E achei incrível esse ser um exemplo no qual o filme e melhor que o livro haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lembro que fui assistir essa animação no cinema e levei a minha sobrinha hauhauha
    Me emocionei hahahahah chorei e ela ficou PQ VC TA CHORANDO TIA.
    Eu achei essa história linda demais

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Que resenha mais maravilhosa é essa????
    Eu ainda não li o livro nem assistir ao filme e você me deixou muito animada, eu já queria, mas depois de ver a sua opinião eu fiquei ainda mais interessada. COm certeza vai ser um filme que vou ver com meu filho e tenho certeza que vou ficar emocionada demais, parece mesmo que o filme acabe dando um impacto maior que o livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cila minha linda, uau, que crítica heim... Fiquei apaixonada pelo Ferdinando. Eu amo animações, algumas me fazem chorar horrores, acho que vou me emocionar com esta. Eu costumo assistir com meu filho, como ele ainda não assistiu o touro Ferdinando, eu também não. Mas não passa deste fim de semana. Que história incrível, e a maneira como tu colocou em palavras me fazia enxergar as cenas e já me deixou arrepiada.
    Parabéns!
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é tão amor. Eu vi junto com meu filho e nós dois gostamos muito. O Ferdinando é só amor, a história é cheia de lições incríveis.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que não sou muito de desenhos, mas... eu já vi tantos elogios sobre esse filme que eu fico curiosa, espero logo conseguir tempo para assistir. Adorei sua opinião sobre o filme parece ser tão lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Essa animação foi muito elogiada desde que foi lançada né? Confesso que eu não fiquei tão curiosa para assistir, apesar de gostar do gênero. Em parte, eu acho que é porque eu não conhecia o livro, então, o filme não teve tanto apelo para mim.
    De qualquer forma, fico feliz de saber que a animação conseguiu ir além do livro e abordar mais temas. Parece que, além de fofo, o longa é cheio de significado e traz mensagens muito bonitas. Que bom que você gostou tanto do filme, até mais do que do livro.
    Não planejo assistir por enquanto, mas quem sabe futuramente né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? AAAAAAAH esse filme <3 Só não vi porque ainda não tive oportunidade, mas espero mudar isso em breve. E depois da sua resenha inspiradora, fiquei mais curiosa ainda. Espero amar assim como você, e ser tocada pela história. Não tive a oportunidade de ler o livro, e espero também conseguir. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu sinceramente nao sei porque nao assisti a esse filme ainda, todo mundo que conheço amou demais, e se emocionou muito. Só pelas fotos postadas por voce dá pra ver como é um filme tocante e que sinceramente, só por falar de tourada me faria cair no choro hahaa. Já vou procurar pra assistir, com lencinho do lado.

    ResponderExcluir
  10. Olá, agora estou super com vontade de assistir ao filme pois fiquei encantada com a resenha do filme não li o livro ainda mais tenho certeza que vou gostar bastante do filme e do livro

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto muito de filmes de animação e apesar de ter ouvido falar muito desse filme, ainda não assisti.
    Vou colocar na lista, amo essas tramas com lições maravilhosas e emocionantes. Espero apreciar muito também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Minha nossa quanta coisa! Eu vejo bem poucas animações infantis hoje em dia, eu tenho tendência a gostar muito de livros infantis então eu não sei qual iria gostar mais. Porém não vou negar é realmente fofo o Ferdinando.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho adiado assistir filme por tanto tempo! Me parece tão emocionante e sei que eu, como boa chorona que sou, derramarei algumas lágrimas assistindo-o.

    ResponderExcluir
  14. Eu vi esse filme junto com minha filha e fiquei completamente apaixonada.
    Incrível que ela gostou e tal mas eu simplesmente amei.
    Não conhecia o livro mas não é a primeira vez que vejo algo assim onde o filme é melhor.
    Onde nascem os monstros o filme também é melhor...
    Já viu ?
    Esse vi o filme é li o livro.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Nossa que resenha bem descritiva e emocionante! Este filme tá há um tempão na lista de animações que eu quero ver, e ainda não tive tempo ou oportunidade. Tem uma boa lista. Sei que o filme é muito emocionante e eu sou chorona real, estou doida pra ver! Obrigada pela resenha linda!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi Cila!
    Só assisti o filme e me encantou, lendo a sua resenha me fez relembrar desse touro maravilhoso e me deu uma vontade de assistir de novo, parabéns pela resenha ficou perfeita e não faltou nada, super completa. Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Ainda nem assisti ao filme mas já estou morrendo de amores por essa premissa, pelo enredo e pelas mensagens importantes que esse filme passa. Sua resenha só fez me deixar ainda mais curiosa e ansiosa para me emocionar com essa história tão delicada. Amei muito sua resenha ♥♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Faz tempo que não assisto uma animação, sempre opto pelos maravilhosos romances, mas, quando esse filme foi lançando fiquei bem curiosa para assistir, pois pelo trailer deu para ter uma noção de quanto engraçado o enredo é, além de ter uma pegada de usar diversão para ensinar alguma lição.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi! Acredita que não faz muito tempo que descobri que esse filme é a adaptação de um livro? kkkk
    Ainda não tive a oportunidade de conferir nenhum dos dois, mas quero muito. Não existe coisa mais fofa que a Disney! Tenho certeza que vou amar!
    Parabéns pela resenha! Adorei as imagens que você escolheu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oiee Cila ^^
    Eu ando doida para ver esse filme, mas sou muito sensível e SEMPRE CHORO em animações assim...haha' então estou enrolando um pouco para vê-lo. Mas parece mesmo ser muito lindo, divertido e apaixonante! Fico feliz em saber que você adorou!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir