Resenha do Livro O Touro Ferdinando de Munro Leaf da Editora Intrínseca!!!!!


Nessa edição especial para o Dia das Crianças, eu escolhi um lindo clássico infantil para trazer na Coluna Cabine de Imprensa Literária!!!!

Não percam ainda essa semana tudo sobre o filme na Sessão Cinderela do Cantinho!!!!!!!


Livro: O Touro Ferdinando
Autor: Munro Leaf

Ilustração: Robert Lawson
Editora: Intrínseca
Páginas: 72

O Cantinho Indica: 5/5 Favorito!!!!


 



O Touro Ferdinando!!!!


Adicione no Skoob


Sinopse:

Um dos maiores clássicos da literatura infantil A história que deu origem ao filme da Fox, dirigido por Carlos Saldanha Com mais de 80 anos de vida, o simpático Ferdinando continua em boa forma. Sua história não envelheceu um dia sequer, ainda hoje conquistando corações e inspirando o respeito pelas diferenças. Publicado originalmente em 1938, O touro Ferdinando marcou gerações no mundo todo, tendo sido traduzido para mais de 60 idiomas. Com uma narrativa singela, uma união perfeita entre as ilustrações e o texto de humor delicado, o livro conta a história de um touro que, apesar de seu tamanho e sua força, não tem interesse em lutar nas touradas. Tudo que ele quer é cheirar as flores e ficar quietinho no seu canto, mas às vezes o mundo à nossa volta não compreende aqueles que são diferentes da maioria. Com um personagem encantador e ilustrações impecáveis, a obra traz uma mensagem universal e atemporal e certamente será amada também pelo público brasileiro.



Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: O TOURO FERDINANDO





O Cantinho Abre o Coração:


Eu amei esse livro!!!!!

O que eu posso dizer para vocês é que eu me diverti. A narrativa do autor combina delicadeza com um leve toque do velho humor simples que conquista todas as crianças. Esse é o seu diferencial.

Ele dialoga com os pequenos leitores através de um texto curto e direto e de imagens descontraídas com traços bem singelos em preto e branco. Eu não aguentei. Vocês precisam ver. O Ferdinando todo inocente entre as flores é muito fofo!!! E pelo contexto acaba sendo muito engraçado. 

Eu não sabia, mas ele é considerado um clássico infantil. Pasmem, foi lançado em 1936 e é perfeito para os pais e professores trabalharem as questões de paz e tolerância. 

A linguagem dele e as mensagens são muito fáceis, as crianças conseguirão assimilar sem dificuldades. 

E essa capa??? A edição está lindíssimaaaaaaaaaaa!!!!!!!

Uma história deliciosa que irá encantar adultos e crianças!!!




Era uma vez um touro....


Bem, vocês sabem que na Espanha temos as grandes touradas. Por isso se quisermos encontrar um touro é para lá que devemos ir, risos..

Mas não estamos procurando um touro qualquer, meninas. Não??? Claro que não!!! Nós queremos um forte e grande. O mais bravo, o mais veloz ....

Achamos!!!Lá está ele!!!!

Vocês têm razão. Como ele corre, pula, bufa e dá coices e chifradas no ar!!!!

Ele será conhecido como Ferdinando, o Feroz!!!!

Quem??? Ele??? Esse aí é só o Ferdinando.

Ei, senhor narrador, o senhor não pode invadir minha resenha. Sou eu quem está contando essa história.

Você que sabe, mas depois não diga que não avisei. Todos conhecem o Ferdinando, ele fica o dia inteiro embaixo daquele carvalho.

Fazendo o quê???

Meninas!!!

Ah, Cila, nós estamos curiosas, o deixe falar.

Não é nenhum segredo. Ele adora cheirar flores.

Flores???!!!!

Sim, o dia inteiro. Desde pequeno ele fica lá sozinho com suas flores, enquanto os outros estavam correndo e pulando e dando cabeçadas uns nos outros.

Você está enganado. Não pode ser. Olhe só para ele!!!!!

Eu estou dizendo. Não o levem para a tourada, isso vai ser um erro.

Como ele pode ter sido confundido??? O que aconteceu para agir de forma tão feroz??? Eu não vou contar, risos... Vocês vão ter que ler para descobrir!!!!

E assim, lá foi Ferdinando para as touradas de Madri!!!!!!!!



Touradas de Madri....

Nas ruas parecia festa: música e belas mulheres. 


Por todos os lados a multidão carregava faixas com o nome do Ferdinando.

Na arena tínhamos um verdadeiro espetáculo!!!!!

Homens com roupas chamativas e cheios de pompa, risos...

Primeiro entraram os bandarilheiros, com suas longas estacas. Depois, os picadores que carregavam lanças compridas. Todos queriam espetar o touro e o deixar com bastante raiva.

E depois o famoso toureiro!!!

Famoso??? Ele não passa de um exibido, isso sim!!! Com sua capa vermelha e essa espada na mão, não engana ninguém. Está morrendo de medo do touro.

De novo não....... Senhor narrador, por favor, me deixe terminar essa história.

Tudo bem, tudo bem....

Por último, ele, o feroz, Ferdinando!!!!!

Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

O que foi agora??? Por que você está rindo assim???

Lá está o seu grande e feroz touro....

Oh não!!!! 

O que foi Cila???

É um desastre!!!! Ferdinando está sentado cheirando as flores que estão no cabelo das belas moças. Ele se recusa a lutar.

Os bandarilheiros e os picadores fizeram de tudo, mas nada adiantava. O toureiro chegou a chorar de tanta raiva. 

E lá foi Ferdinando, de volta para a casa. 

E dizem que até hoje, se você for visitá-lo, ele estará sentado, embaixo do velho carvalho, cheirando flores........


O Ponto Alto do Livro:

Eu gostaria de ter lido esse livro quando era criança. A lição que ele traz é preciosa e surpreendentemente ainda necessária. 

E por isso se torna um livro para todas as idades.

Pois ele vai falar sobre ser diferente.

Ferdinando é um touro. 

E touros deveriam ser perigosos. Touros deveriam fazer você tremer de medo. 

Mas não ele.

Você pode até se assustar com sua aparência. Ferdinando era grande e forte. 

Mas ele não era bruto.

Ele não queria lutar como era esperado. 

Ferdinando só queria ficar embaixo de sua árvore preferida sentindo o perfume das flores. 
 Você pode ficar preocupado, afinal ele não faz parte do grupo. Ele ficará sozinho se continuar insistindo em ser assim, diferente dos outros.

Mas ele era feliz!!!

Ninguém entendeu. Fizeram de tudo para provocá-lo. 

E aqui entra o ponto alto dessa história: tolerância!!!!!!!

A reação dos outros personagens foi cruel. Como acontece com todos nós na escola, na faculdade, no trabalho, entre os amigos e até mesmo na família. Existe uma pressão muito grande para mudarmos. Querem nos persuadir. 

Porque eles simplesmente não conseguem aceitar. 

E vocês conseguem???

Munro Leaf emociona através da figura doce de Ferdinando. Ele foi capturado, separado de sua mãe, retirado de seu lar. Ninguém lhe perguntou se ele queria participar das touradas. Ninguém lhe deu uma escolha. Foram hostis com ele. Ele tinha todas as razões para se defender exatamente como todos queriam: lutando!!!! 

Mas brigar não é a única saída. O autor nos ensina que podemos enfrentar e resolver nossos problemas pacificamente. A flor simboliza a paz. 

Eu desejo que todos vocês joguem as estacas, as lanças e as espadas no chão. Desarmem seus corações por um mundo com mais amor!!!!!!

Essa é uma daquelas histórias que se torna inesquecível!!!!!





Troféu do Cantinho: Favorito do Ano



Aviso aos Leitores: Essa resenha foi escrita em forma de poema. Não há quotes, citações do livro, ou spoiler. Toda as palavras utilizadas são de minha autoria. Eu derramo em meus textos, o meu coração, o que eu senti ao ler o livro. É isso que encontrarão aqui, no Cantinho.




Contato com a Editora:







Especial Dia das Crianças:







Edição Especial da Coluna Next Release para o Dia das Crianças:




Edição Especial da Coluna Plantão do Cantinho para o Dia das Crianças:





Coluna Cabine de Imprensa Literária:



Critica do Filme O Touro Ferdinando: Livro ou Filme? Blog Cantinho Para Leitura

Crítica do Filme O Touro Ferdinando: Livro ou Filme? Blog Nas Tuas Páginas


36 comentários

  1. Oi Cila, tudo bem?
    Que amor de resenha! Muito fofa. Fiquei com vontade de ler o livro, mesmo sendo voltado a crianças. E, claro, quero ver o filme também!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Ah, que história mais fofa! Confesso que não sabia que era um clássico infantil, que legal! Uma trama atemporal que atravessa gerações e mostra de forma muito sensível a importância do respeito às diferenças. Adorei saber mais sobre a história do touro Ferdinando ⚘

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser descrito como um clássico, devo confessar que nunca tive o prazer de conhecer essa obra e penso que tenho perdido uma história maravilhosa que instrui a todos nós, pequenos ou grandes, a importância sobre respeitarmos o jeito e o espaço de cada um. É disso que precisamos.
    Vou aceitar a sugestão.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cila!
    Que bom saber que o livro segue o mesmo ritmo e continua encantando como o filme. Eu não sabia que existia essa obra, mas já fiquei interessada. Só não curti muito a capa haha
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai, sua linda?
    Eu estou bem curiosa para assistir ao filme e não fazia ideia de que havia um livro também, claro que agora eu quero muito ler o livro antes de ver o filme. E tem mais, vou ler junto com o meu filho porque ele já é um pequeno leitor e depois nós vamos juntos ver o filme.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cila, como vai?
    Eu ainda não li o livro e confesso que por mais linda e fofa que a história seja, não sei se leria neste momento. Mas com certeza o filme já está na lista. Adoro essas adaptações.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. É tão bom ter histórias para crianças que agregam tanto. Não conheço muito sobre esse livro, nem o filme que saiu acho que ano passado, eu não assisti ainda. Mas com certeza quero conhecer essa história.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que história linda do livro muito bacana poder conhecer o livro, o livro encanta não só as crianças mais também os adultos, realmente a capa do livro está linda demais gostei muito da sua indicação de livro fiquei bastante curiosa pelo livro bjs.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha e achei a história muito fofa! Sou apaixonada por filmes de criança. Mas deixa eu te contar: faz pouco tempo que eu descobri que existia o livro, acredita? Hahaha que perdida, né? Mas quero conferir os dois o quanto antes. Minha prima é apaixonada e vive falando sobre, estou morrendo de curiosidade!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal a forma que encontrou para fazer a resenha. Eu não li o livro e nem mesmo assisti a animação ainda. Confesso que vou consertar esse erro nesse fim de semana, quero muito assistir a animação. O livro realmente está lindo. A mensagem que o livro nos traz é urgente nesses tempos que vivemos. Escolha maravilhosa para este post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cila,
    Adorei a ideia da coluna e o nome.
    Quero muito assistir o filme e ler também.
    A edição realmente parece estar linda *.* e trás ótimas mensagens.
    Sinto que mesmo sendo véia, vou me identificar com alguns pontos. Ninguém merece essa pressão pra mudar e acontece em qualquer ambiente e idade.

    até mais,
    Nana e Leticia - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Ah, já ouvi falar tão bem desse livro que estou pensando seriamente em lê-lo. Rs
    Queria ter lido livros na infância, infelizmente o hábito só apareceu quando tinha uns 10 anos.
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha, todos os pontos que você falou e aprofundou.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto.
    Não sabia que existia filme desse livro, vou anotar ambos na minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Cila.
    Estava com saudades das suas resenhas tão lindas. Eu não sabia que tinha livro, só tomei conhecimento da história por causa do filme. E é engraçado pensar em um touro que gosta de cheirar flores hehe. Vou anotar aqui porque adoro esses clássico infantis.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Gente, que livro mais fofo! Eu adoro ler livros infantis, e ainda tem meu irmão que está se tornando um leitor ávido, então com certeza vou comprar esse livro para lermos juntos. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  15. Vergonha de não conhecer esse clássico hahahha Na verdade eu nem sabia que era livro. Pra mim só existia o filme
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  16. Essa resenha me deixou super interessado em ler a obra agora. Fiquei curioso em saber da trama na íntegra. Quero comprar esse livro, até salvei a foto.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Cila!

    Eu já assisti o filme do Ferdinando e gostei bastante. O livro deve ser muito fofo e envolvente, e sua resenha como sempre está maravilhosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Cila!
    Como sempre, suas resenhas são as melhores. Super divertidas, animadas e que conversam com a gente. Eu não assisti ao filme e nem sabia que tinha um livro, mas gostei muito da dica, parece ser algo fofo e cheio de reflexões. Quero ver se pelo menos assisto ao filme ;)
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Cila tudo bem? Eu assisti o filme ele é muito carismático e apesar de ser um touro ele é bem pacífico e nada violento, meu deu saudades de assistir de novo adoro e ele é um clássico mesmo, parabéns pela resenha muito bem explicada e detalhada, bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Cila.
    Esse livro é super fofinho mesmo!
    Tem uma mensagem linda! Não vejo a hora de assistir a adaptação.
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é tão lindo que quando fui comprar para os meus sobrinhos, tive que pegar um pra mim tbm hahahahahah
    A editora caprichou nessa edição <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Mesmo não tendo crianças perto de mim sou dessas que le livros infantis, para mim mesma hahahah. Este parece ser bem emocionante daqueles que com certeza eu não iria esquecer.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Que resenha mais fofa! Eu tô pra ver o filme tem um tempão, principalmente por conta das indicações a premios que o mesmo recebeu, e eu nem fazia ideia que tinha livro, muito bacana!

    ResponderExcluir
  24. Oi Cila, tudo bem?
    Eu não li o livro, mas vi o filme e achei tão fofo! Acho a prática das Touradas de Madri meio cruel, mas gostei da forma como a animação abordou, e a mensagem de amizade, amor e união que ela passou! É uma animação linda mesmo! ♥

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Página
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi amore, tudo bem?
    Passando pra agradecer sua visita e desejar uma ótima semana. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  26. Oi, Cila!
    Já ouvi falar da história, mas ainda não tinha lido. Suspeitava que fosse um clássico infantil, já vi outra adaptação além dessa que lançaram há pouco tempo. Tem livros que a gente lamenta não ter lido antes, sei que também será um deles na minha lista.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  27. Oi, Cila

    Adorei a estrutura da resenha!! Eu nem sabia que tinha o livro, só conhecia o filme. E vejam só, ele foi lançado na década de 30! :o
    Achei muito interessante o fato dele adorar cheirar flores, logo um touro, né?
    Não é um livro que eu leria, mas acho que meus sobrinhos adorariam!

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  28. Ferdinando Super Adoro este desenho infantil, ele é um touro com temperamento calmo, mas o enredo complexo traz cituaçoes para o bem e para o mal,ótima resenha.

    ResponderExcluir
  29. Só pela sua resenha já vi que tenho sim que ler pois a desenvoltura dos textos aqui citados me interessou bastante.
    Amo as tuas resenhas.

    ResponderExcluir
  30. Oi Cila.

    Que resenha mais fofa que você trouxe para internet. Eu amei porque estou com muita vontade de assistir o filme, mas ainda não tive a chance e sua opinião sobre o livro aumentou minha curiosidade. Pode ter certeza essa dica vai deixar minha horas de leitura mais leves. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Não vi o filme e nem li o livro, mas acho que devem ser encantadores.
    Fiquei com mais vontade de ler o livro.
    Beijoss!

    Faz uma visita! Sempre retribuo!
    Borboletra

    ResponderExcluir
  32. Olá.

    Gostei da resenha. Ainda não vi o filme e confesso que até ver sua resenha eu não sabia que tinha um livro. Fico feliz em saber que o livro te conquistou e que é capaz de conquistar muitas crianças. O mundo precisa de livros assim!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  33. Linda a tua resenha!!!
    Apesar do título não me soar estranho, confesso que nunca li o livro e tampouco vi o filme. Mas adorei a dica!
    Já sei que livro dar de presente pros pequenos no Natal.

    ResponderExcluir
  34. Uau, que capa mágica! Não sabia q tinha o livro, o filme é encantador! Amei a resenha, quero ler logo.

    ResponderExcluir
  35. Olá, estou querendo muito assistir ao filme mais sempre vou adiando e nunca assisto e esse post me deu o impulso que eu precisava para assistir ao filme

    ResponderExcluir
  36. Oi Cila, como está?
    Só pela sinopse do livro, eu já o quero AGORA na minha casa! Mais um para a lista de leitura e mais um filme para ver esse ano já que não vi tantos filmes quanto deveria, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Tua resenha ficou maravilhosa! Parabéns de coração.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir