Resenha do Livro: Diário de Um Banana de Jeff Kinney - Editora V&R!!!!

Boa noite Leitores do Cantinho!!!!!!

É hoje!!!! É hoje!!!!

Feliz Dia das Crianças!!!!!!

E como prometido guardamos a resenha do livro "O Diário de Um Banana" para comemorar esse dia!!! 



Livro: Diário de Um Banana- Série Diário de Um Banana Livro 1
Autor: Jeff Kinney

Editora: V&R
Páginas: 224

O Cantinho Indica: 3/5 


 



Diário de Um Banana!!!!

Adicione no Skoob



Sinopse:


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no mundo do ensino fundamental, onde fracotes são obrigados a dividir os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: Só não espere que seja todo “Querido Diário” isso, “Querido Diário” aquilo. Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.


Confiram a Resenha!!!!!!! 




 RESENHA: O DIÁRIO DE UM BANANA



Considerada um Best-Seller do New York Times, a série “Diário de um Banana” se tornou um fenômeno. Milhões de crianças em todo o mundo se tornaram leitoras graças às histórias do Greg Heffley. Então vocês podem imaginar minha animação para ler essa história. Mas eu tive uma surpresa: justamente Greg. Não consegui gostar dele. 

Tudo começou no início do sexto ano. A mãe de Greg achou que seria importante que ele tivesse um diário. Mães são pessoas muito complicadas, risos. Ele deixou bem claro que queria um caderno sem a palavra “diário” escrita nele. E o que vocês acham que ele ganhou? Um diário! O que ela não entende é que ele é um menino, se os valentões da escola o encontrarem, ele estará perdido. Por isso faz questão de explicar que é apenas um livro de memórias. Ele imagina que quando for mais velho será rico e famoso, logo o livro será útil nessa hora, foi só por isso que ele aceitou, é claro! Logo não esperem nada de sentimentos por aqui, risos.

Mas por enquanto Greg é só uma criança e como ele mesmo diz, está preso no ensino fundamental. As aulas começaram e com elas os dramas da primeira semana. Você precisa ter muito cuidado onde senta, pois o professor pode surpreendê-lo com uma bomba: o lugar é fixo, ninguém pode trocá-lo até o fim do ano. O que fazer quando você acaba com o Chis Hosey na frente e o Lionel James atrás? O garoto mais popular do sexto ano é o Bryce Anderson, Greg está na 52ª ou 53º posição. O que fazer quando seu melhor amigo Rowley está no 150º lugar dessa lista? A turma foi dividida em grupos de leitura e apesar de te feito de tudo para se dar bem e ficar no grupo fácil, mas não foi o que aconteceu: está no avançado, terá que estudar mais.

Ufa! A semana acabou e hoje é sábado e tudo o que ele quer é dormir até mais tarde. Mas é claro que seu pai não vai facilitar. Em casa tem que lidar com Rodrick, seu irmão mais velho, que vive pregando peças nele e saindo ileso. Aliás, ele não é o único. Manny seu irmão mais novo é superprotegido. Seu pai está sempre no seu pé insistindo para ele fazer atividade física, praticar esportes. Ele não valoriza a habilidade de Greg para jogar videogame. Por isso ele acaba se escondendo na casa do Rowley. Entre as confusões das eleições para o governo estudantil, um dia das bruxas fracassado, uma casa assombrada que não deu certo, a equipe de luta da escola, o boicote à peça que a mãe lhe obrigou a participar, Greg cometerá um erro que afetará sua amizade. 

Jeff Kinney trouxe o diário escrito por Greg e talvez esse tenha sido o seu maior trunfo. Pois é Greg que irá dialogar com o leitor. A identificação com as situações que ele enfrenta é imediata para um garoto da idade escolar dele. E a edição do livro ajudou muito nesse aspecto, pois temos a imagem de folhas de caderno e o livro é todo ilustrado como se fosse uma história em quadrinho. 

Com um texto fácil e descontraído, tanto adultos quanto crianças irão conseguir concluí-lo em poucas horas. O enredo traz o que acontece com ele durante o ano, tanto em casa, quanto na escola. Teremos de um lado o irmão mais velho aprontando com ele, e do outro lado, ele tentando aprontar com o irmão mais novo e se dando mal. Seu relacionamento com os pais e todas as confusões em que ele se envolve. 

O problema é que Greg não é exemplo para ninguém. A forma como ele se aproveitou da inocência e da amizade de Rowley me incomodou. Mas não foi só com ele. Greg enganou o pai e teve a ousadia de enganar o pai de Rowley também. Agia sem arrependimentos e sempre tentava se dar bem nas situações e ficar impune quando descoberto. Estava muito preocupado em conseguir popularidade e em escapar dos valentões da escola e para isso, em mais de uma ocasião prejudicou seus colegas.

Por isso há uma grande expectativa no final, quando acontece algo grave. Veremos um crescente no enredo, sabemos que o comportamento dele vai levá-lo a fazer escolhas muito ruins. E então, uma grande decepção: o autor não trouxe nenhuma lição. Greg não aprendeu nada. Os conceitos de certo e errado não foram transmitidos aqui. Confesso que não esperava por isso.

Uma pena, pois o livro poderia ter sido perfeito se tivesse outra abordagem. Espero que o próximo livro da série corrija essa questão.

Beijos.

Duda.







(Resenha da Maria Eduarda)




Contato com a Editora:










Especial Dia das Crianças:









Edição Especial da Coluna Next Release para o Dia das Crianças:

Lançamento dos Livros Mary Poppins e A Volta de Mary Poppins Editora Zahar


Edição Especial da Coluna Plantão do Cantinho para O Dia das Crianças:

Lançamento do Livro Diário de Um Banana 13- Batalha Neval


Coluna Resenhas:



Resenha do Livro Diário de Um Banana Livro 1 Blog Cantinho Para Leitura

Resenha do Livro Diário de Um Banana Livro 1 Blog Nas Tuas Páginas




2 comentários

  1. Oi Duda,
    Fiquei chocada que os conceitos de certo e errado não foram passados! Ouço tantos elogios a série, então não esperava por essa... Que pena!
    E Cila... Você que é uma querida, estou torcendo e mandando boas energias para você melhorar mais e mais sempre.
    Beeeeijos no coração
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Histórias infantis são sempre uma aventura e tanta! Somos levados de volta ao tempo que nossa única preocupação era brincar e ser feliz. Diário de um Banana parece uma ótima opção para diversão, pena que não ensina aos leitores que nossas atitudes podem gerar más ou boas consequências, é importante demonstrar isso principalmente para o público alvo que está em processo de aprendizado sobre o certo e errado.
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir